Te desejo coragem







*Henrique Bosco

Já parou para pensar no que realmente significa coragem? Acredito que seja uma mistura de esforço com autenticidade, entusiasmo, um ato vulnerável que diz muito sobre a pessoa que o faz. Ter coragem é agir apesar do medo, é buscar o novo, sem saber o caminho. Acho pouco provável que seja só um ato grandioso ou um super marco em nossa vida, acredito que na verdade faz mais parte do nosso dia a dia do que imaginamos.

A coragem é o que nos tira da cama, da zona de conforto e ao contrário do que muitos pensam, o medo não é o seu oposto. Ele é uma balança que nos ajuda a planejar, nos ajuda a ser mais racional.

Em muitos anos como mentor de carreira sempre escutei do medo das pessoas sobre a mudança. Uma nova área, uma promoção, mudar de cidade, um novo estudo… O medo do desconhecido, um possível fracasso são falas mais do que normais. No entanto, é a coragem que nos impulsiona a dar o primeiro passo, a buscar conhecimento, a se preparar para os desafios e arriscar.

O medo, quando bem compreendido, é um aliado. Não paralisa, nos orienta a sermos mais cuidadosos e estratégicos. O segredo é não deixar que controle nossas decisões.

Imagine a boa oportunidade de compra de um imóvel, ao considerá-lo como um investimento financeiro arriscado, o medo de perder dinheiro não deve nos afastar da oportunidade, mas sim, nos motivar a pesquisar mais, a entender os riscos e a encontrar maneiras de superá-lo.

Coragem é acordar diariamente e passar pelos pequenos e grandes desafios da vida. É ir lá e fazer, mesmo em um mundo que muitas vezes tenta nos colocar em uma caixinha padrão. É buscar a felicidade, a liberdade, algo novo, é sair da inércia, é se abdicar de algo priorizando o que está por vir.

Este texto é para te fazer pensar em dar o primeiro passo, vai, sério, é com você que estou falando. Sabe aquilo que você tanto quer? Pode ser seu, você só tem que começar, mesmo sem saber para onde ir, mesmo sem saber o que te espera, para todo mundo é assim. Não existe uma fórmula mágica, o que vai contar é a sua atitude.

Entre nós, da próxima vez que sentir medo, lembre-se: ele não é um inimigo, é um conselheiro que, ao lado da coragem, pode te levar mais longe do que você jamais imaginou.

Afinal, como dizia Nelson Mandela sobre a coragem, "não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele.” O corajoso não é quem não sente medo, mas quem controla esse medo." Que todos nós possamos ser corajosos para realizar nossos sonhos! Vai Lá e Faz! É um dos melhores desejos que posso te dar de presente.

Henrique Bosco, empresário, mentor de carreira e palestrante

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem