70 Anos da Petrobras celebrados com exposição interativa no Congresso Nacional

Exposição  destaca o papel dos Técnicos Industriais na evolução do setor de petróleo


A Petrobras, uma das maiores empresas brasileiras e uma das líderes globais na indústria de petróleo, lançou uma exposição interativa no Salão Negro do Congresso Nacional em Brasília para celebrar seus 70 anos de existência. A exposição, intitulada "O Brasil é a nossa energia", está aberta ao público gratuitamente e ficará disponível até o dia 29 de outubro.

A mostra é uma homenagem à história e ao legado da Petrobras, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do setor de petróleo no Brasil e continua a ser uma força motriz na busca por novas tecnologias e práticas sustentáveis na indústria de energia.


O evento de abertura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, diretores executivos, o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), HE Haitham al-Ghais, e vice-presidentes da Câmara e do Senado, Marcos Pereira e Veneziano Vital.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destacou a importância da exposição para a sociedade brasileira, afirmando: "A Petrobras é dos brasileiros, nada mais justo que a população faça parte desta festa pelos 70 anos de história e conheça a revolução tecnológica que a empresa já realizou, nossos projetos ambientais, culturais e sociais, além de estar mais próxima do futuro que estamos construindo para a transição energética".

Logo na entrada televisores antigos contam a história do surgimento da Petrobrás



A exposição "O Brasil é a nossa energia" oferece aos visitantes uma jornada interativa através das oito salas temáticas, que abrangem desde os primórdios da Petrobras até as perspectivas para a transição energética. Uma das salas de destaque é "Embarque com a Petrobras", onde os visitantes podem experimentar a plataforma P-71 com óculos de realidade aumentada. A P-71 está localizada no Campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, e tem um papel crucial na produção de petróleo, com previsão de alcançar 150 mil barris por dia.


Além de celebrar o passado e o presente da Petrobras, a exposição destaca a importância dos técnicos industriais que contribuem para o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao petróleo. Vale ressaltar que os Técnicos Industriais em Petróleo são profissionais regulamentados por lei federal e, desde 2018, possuem conselho de classe próprio que fiscaliza e cuida de suas atribuições.


A exposição "O Brasil é a nossa energia" estará aberta aos visitantes até o dia 29 de outubro, das 9h às 17h, e no dia de encerramento, 29 de outubro, até às 12h. A mostra é inclusiva, com piso tátil e rampas de acesso, garantindo que pessoas de todas as idades e habilidades possam desfrutar dessa celebração única.

A exposição oferece uma oportunidade única para que o público conheça de perto a história, os avanços tecnológicos e o compromisso da Petrobras com um futuro mais sustentável e inovador na indústria de energia.

Necessidade do Registro Profissional para Técnicos da Petrobras


A Petrobras e diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) discutiram recentemente em audiência a efetivação do registro profissional e a regularidade cadastral dos técnicos industriais que atuam na modalidade de Petróleo e Gás.

Na foto a diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e gerências executivas de Relacionamento Externo e de Recursos Humanos da Petrobras. Foto: CFT / Divulgação

O debate girou em torno da Resolução nº138, uma normativa que esclarece a legislação e define as atribuições desses profissionais, em vigor desde 2021. O CFT enfatizou a importância da fiscalização do exercício legal da profissão para valorizar os técnicos industriais e proteger a sociedade. 

Essa audiência destaca a necessidade de regulamentação e registro profissional para garantir a qualidade e segurança dos serviços prestados por técnicos da Petrobras, um tema igualmente relevante para a indústria de energia.

SERVIÇO:

Exposição "O Brasil é a nossa energia", da Petrobras
Data: de 18 a 29 de outubro
Horário: das 9h às 17h. No dia 29/10, até às 12h
Local: Salão Negro, do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900
Classificação etária: livre
Entrada: gratuita

Edição Emerson Tormann com informações da Petrobrás
Fotos: Emerson Tormann - Atualidade Política

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list