HEF realiza projetos de educação continuada com profissionais da UTI

 

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) mantém dois projetos de educação continuada com profissionais das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – Terça Assistencial e Quarta Intensiva – cujo objetivo é proporcionar conhecimento aos profissionais e aumentar a segurança do paciente. Os treinamentos acontecem semanalmente há dois meses na própria UTI do hospital, mas também são transmitidos virtualmente pelo Google Meet.

A iniciativa partiu do coordenador da UTI, Dr. Oliver Vilanova, com o apoio da coordenação de enfermagem e da equipe técnica do hospital. De acordo com o Dr. Oliver, as ações desenvolvidas são voltadas para UTI por ser o ambiente que recebe os pacientes em situações mais críticas e também para uniformizar o tratamento da equipe médica.

“Tentamos teorizar e trazer na prática os ensinamentos, pois difundir conhecimento e conversar sobre eles no próprio ambiente de trabalho torna o aprendizado mais fácil e gradual”, explicou.

As aulas que acontecem na Terça-feira Assistencial têm como foco tratar de assuntos relacionados à assistência do paciente. Os treinamentos estão sendo apresentados inicialmente pelo próprio coordenador da UTI e pela coordenadora de enfermagem Bruna Soares, mas é previsto que toda a equipe médica participe da dinâmica. Dentre os assuntos tratados, já foram pautadas as metas internacionais de segurança do paciente, medidas de prevenção de lesão e protocolo de analgesia e sedação, por exemplo.

A Quarta-feira Intensiva é uma sequência do que acontece no dia anterior, mas com o foco voltado aos diagnósticos mais comuns da terapia intensiva, o cuidado com a terapêutica do paciente e o tratamento. As aulas são administradas pelo Dr. Oliver e outros médicos da equipe.

“Temos que trazer o que é mais atual e o que tem na literatura para prática, aliando as duas”, reforçou Oliver.

Necessidade

Os projetos surgiram a partir da necessidade dos colaboradores em ter uma educação continuada, atualizando assim os profissionais quanto às transformações técnico-científicas nas questões relacionadas aos tratamentos realizados nas Unidades de Terapia Intensiva. Além de promover capacitação e qualificação profissional, os treinamentos possibilitam o desenvolvimento dos colaboradores como equipe.

Segundo a coordenadora de enfermagem, Bruna Soares, as ações geram um engajamento efetivo de toda a equipe multiprofissional, que estão sempre atrás de conhecimento e colocando em prática os ensinamentos concedidos nos dois dias.

“O projeto surgiu com a necessidade dos nossos colaboradores em ter uma educação permanente e continuada para oferecer uma assistência segura e livre de danos aos nossos pacientes. Mesmo com pouco tempo do início dos treinamentos, já percebemos resultados na assistência do paciente e na participação dos profissionais”.

A técnica em enfermagem, Dayane Dourado, declarou que os projetos estão sendo de extrema importância para os profissionais da saúde que participam da capacitação. “Os ensinamentos estão agregando muito na nossa vida, estamos cada dia aprendendo coisas novas e nos aprofundando mais. As aulas são muito completas e eficientes, mas eu costumo pesquisar além do que é ensinado para crescer cada dia mais como profissional”.

Musicoterapia

O Hospital Estadual de Formosa vem trabalhando para ser um hospital de referência. Além desses projetos de ensino, a unidade também oferece a técnica de musicoterapia nas UTIs, que foi implementada com objetivo de efetivar a humanização no cuidado com o paciente. A técnica mistura arte e saúde, que pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais, além de aliviar sintomas como dor e ansiedade.

Também de iniciativa do Dr. Oliver Vilanova, a musicoterapia visa melhorar a qualidade de vida dos internados e facilitar nas questões de relacionamento entre os pacientes e os profissionais da saúde. O projeto ganhou vida graças à disponibilidade do técnico de enfermagem, Braiam Cardoso, responsável pelo som instrumental, e da assistente administrativa e cantora Luiza Bastos Khalil. Os resultados vêm sendo observado a cada sessão e os colaboradores felicitam a oportunidade em poder contribuir com um tratamento mais humanizado.

Sobre o HEF

O HEF foi estadualizado em abril de 2020. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) assumiu a gestão em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19. As obras estão em andamento e, durante o processo de regionalização, a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem