GovBR


Dicas fáceis e baratas para deixar a casa fresquinha no verão

Uso de cortinas em tecidos claros e leves ajuda a manter um ambiente mais fresco Crédito: Envato/ Divulgação Soluções rápidas e acessíveis p...

Uso de cortinas em tecidos claros e leves ajuda a manter um ambiente mais fresco
Crédito: Envato/ Divulgação

Soluções rápidas e acessíveis podem ajudar a tornar o ambiente mais agradável para a época mais quente do ano

Para o início oficial do verão, no dia 21 de dezembro, ainda faltam muitos dias, mas as altas temperaturas nas últimas semanas em diversas regiões do estado indicam mais uma temporada muito quente. Seja em casa ou no trabalho, há várias medidas que podem ser adotadas para que o ambiente fique agradável e mais fresco. E o melhor, sem grandes investimentos de tempo ou dinheiro. Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii, lista algumas soluções rápidas, baratas e acessíveis para deixar a casa mais fresquinha.

Cortinas

Nas paredes e fachadas nas quais o sol incide mais forte – como nas faces leste e oeste –, a dica é filtrar a irradiação com cortinas de tecidos leves ou tela solar, que, geralmente, é feita de material sintético, porém, com “furinhos”. Esse detalhe permite que o ar circule no ambiente, ao mesmo tempo em que funciona como barreira aos raios solares. “Já em fachadas de vidro voltadas para o lado que recebe sol diretamente, vale apostar em películas que filtrem os raios solares e refletem parte do calor. Nesse caso, haverá alteração visual na fachada, por isso, a importância do acompanhamento de um profissional”, diz a arquiteta, lembrando que, em alguns condomínios, ainda é preciso consultar o regimento interno para essa alteração.

Ainda com relação às cortinas, Cristina sugere que se dê preferência aos tecidos leves, naturais e de cores claras. “Além da função de filtros solares, essas cortinas passam a sensação de ambiente mais arejado e fresco. Contudo, isso também vale para sofás, tapetes, almofadas e demais elementos com superfícies estofadas.” Os tecidos naturais como algodão, sarja e linho são sempre recomendados em locais mais quentes, além de serem mais agradáveis ao toque e muito mais frescos e aconchegantes que os tecidos sintéticos. “É bom sempre investir em cores mais frias e tons claros, como branco, cinza claro, azul, verde. Já nas cores mais quentes é importante dosar com mais delicadeza, com cores como o alaranjado e amarelo”, pontua a arquiteta.

Plantas naturais

As plantas naturais também têm papel fundamental para deixar um ambiente fresquinho. Seja dentro ou fora de casa, as plantas ajudam a renovar o ar, a manter a umidade, além de serem bonitas e perfumadas. “Nas varandas, a dica é investir em vasos de diferentes alturas, preferencialmente feitos em cerâmica, que mantêm por mais tempo a umidade da terra, ajudam a filtrar o sol e levam frescor para dentro de qualquer lugar.” O perfume das plantas pode ser realçado por aromatizadores. No verão, a orientação é usar aromas mais leves e cítricos.

Decoração fresquinha

Na decoração, nem sempre é fácil mudar a cor de um sofá, por exemplo. No entanto, as almofadas, roupas de cama e objetos podem e devem ser trocados conforme a época do ano para proporcionarem um ambiente mais adequado à temperatura atual. “As mantas de tricô e pelegos dão lugar ao algodão, com estampas floridas e suaves. Com criatividade, é possível transformar a casa de acordo com a temporada sem gastar muito”, exemplifica a arquiteta. Nesse sentido, quando possível, a recomendação é também substituir ou retirar os tapetes do ambiente para deixar o piso mais arejado. “Seja porcelanato, vinílico ou laminado de madeira, pode-se colocar tapetes menores, de tecidos mais finos e naturais para que o ambiente fique mais aconchegante.”

Detalhes

De acordo com a profissional, com a alteração de apenas alguns detalhes, é possível compor um ambiente mais leve. “Simples e acessível é usar o que já temos, com pequenas adequações e soluções criativas, como decorar paredes e mesas com leques que, além de bonitos, também são funcionais.” Quem está disposto a investir um pouco, pode escolher alguns objetos com design, material e cores mais suaves, como vidro ou, ainda, mudar as paredes com pintura nova ou colocar algum revestimento frio, como pastilha de porcelana, cerâmica e porcelanato. “Outro detalhe é que a iluminação também pode colaborar com a temperatura do ambiente. Para isso, o melhor é usar ao máximo a luz natural e, quando se fizer necessária a luz elétrica, o ideal é usar lâmpadas frias de LED e de cores neutras”, sugere.

Ventilação

Na ausência de ar refrigerado ou ventiladores para climatizar o ambiente, a sugestão é que cômodos estejam bem arejados com ventilação natural. Para isso, a dica é deixar portas e janelas abertas para que o ar circule livremente. Deixar espaços livres e desobstruídos são essenciais para que uma simples brisa de fim de tarde leve embora o ar pesado e traga renovação e frescor para dentro de casa. “Para isso é importante que todas as portas e janelas que dão acesso ao exterior sejam ao menos parcialmente abertas, principalmente as que possuem a face voltada para norte e sul, onde a incidência de sol é mínima”, alerta a arquiteta.

Hábitos

Além de objetos e decoração, alguns hábitos contribuem muito para uma casa mais agradável nos dias quentes, mantendo-a sempre limpa e perfumada. “É muito prazeroso poder andar descalço em casa nos dias mais quentes.” Na cozinha, também podemos nos preparar deixando à disposição água gelada, saborizada com pedaços de frutas e ervas, dar preferência aos alimentos mais leves e de cocção rápida, já que um fogão ou forno usado por muito tempo é fonte de calor e pode deixar os ambientes desconfortáveis. “E quem dispõe de áreas abertas, deve aproveitar esses espaços de varandas, terraços e jardins porque eles são aliados do bem-estar em dias quentes”, conclui Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

 

Sobre a Yticon Construção e Incorporação

A Yticon é uma construtora e incorporadora que atua há mais de dez anos nas cidades de Londrina, Maringá e Cambé, no Paraná, e Presidente Prudente, em São Paulo. A empresa do Grupo A.Yoshii desenvolve empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização, especialmente para quem quer conquistar o primeiro imóvel. A Yticon já construiu mais de 5 mil unidades, todas entregues rigorosamente no prazo, somando mais de 500 mil m² de área construída. Mais informações: www.yticon.com.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.


 

COMENTÁRIOS





Neoenergia
Nome

# Na Hora do Brasil,319,1 ano,1,1000° Altas,1,61 99807-2015 Zap da Redação,1948,Abad,1,Ação social,3,Acidentes,1,Acolhimento,4,Adolescentes,1,Aedes aegypti,1,agro,1,alimentação saudável,4,Aline Sleutjes,2,Alta,2,Altas,115,Ambulatório,3,Amor além do vidro,1,Amor cantado,10,Aniversário,2,Aparecida de Goiânia,1,Aprovação,1,Aprovado,1,Asas,1,asperbras,6,Asperbras.,1,Assessoria de imprensa,1,Assessoria e Comunicação,1,Assistência social,2,atacadistas,1,atacarejo,1,Atendimento,2,Atendimentos,4,Automobilismo,1,Automóveis,2,Battle of Sotiras,1,Bebê,1,beleza,1,bichinhos de estimação,1,Blockchain,1,bonolat,2,bonolat enriquecido,1,bonolat zero lactose,1,brasi,1,brasil,522,Brasil Certo,50,Brasilia,50,Brasília,872,brb,2,Brigada de incêndio,1,cachorro,1,cadeirantes,1,Caesb,1,Caiado,1,Caipirinha,1,caldeira,1,calor,1,câncer,2,capacitação,1,capadr,1,caravana do leite,1,Carnaval com sabor e saúde,1,Carolina Pepitone,2,carreira,1,casa nova,1,Casamento,1,Ceia de Natal,3,Ceilândia,1,Certificado,1,chikungunya,1,Chocolate da Chef,100,chuva,1,Cidades,685,Cinema,2,cirurgia,2,Cirurgias,2,CLDF,2,combate ao câncer de próstata,1,comida na mesa,1,compras de mercado,2,Comunicação,1,Condomínios,166,congresso,1,Consultoria,1,Contratação,1,CoronaVac,1,coronavírus,102,corrupção,1,Covid-19,3,covid19,5,CPI dos Bingos,1,CRE,1,Creche,1,Creche Pingo de Ouro,1,Crescimento profissional,1,Crianças,1,Cuidar e Amparar,1,culinária saudável,2,Cultura,18,Cyro de Melo,6,Delegado Cristiomário,1,Delmasso,4,dengue,1,Deputada,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Deputado Castelo Branco,1,Detran-DF,114,Dezembro Laranja,1,Dia da Cachaça,1,Dia da Cerveja,1,Dia do Café,1,Dia do Hambúrguer,1,Dia do Queijo,1,Dia dos Namorados,1,Dia Mundia da Osteoporose,1,Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez,1,Dicas,144,Disciplina para vencer,1,distribuidores,1,Distrito Federal,585,Diversão na pandemia,1,Doação,1,Doação de Sangue,1,Doença,1,Down,1,Ecco,2,Ecco 18 anos,1,Economia,281,Educação,333,Eleições 2022,1,empreendedorismo,6,Empregos,2,Empregos no DF,4,Enfermagem,1,Equipe multidisciplinar,1,Espirito Santo,100,Esportes,3,estética,1,Eventos,210,executivo,1,Família,3,Farmácia,1,Festa,1,FESTA JUNINA,1,Festas,1,Festival de Fraldas,1,Filme,1,Fisioterapia,1,Flávia Arruda,1,Fonoaudiologia,1,fort atacadista,18,Fórum Mulheres na Política,1,Fred Mayrink,1,frutas,1,Game,1,gato,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,Glaustin da Fokus,2,Goias,50,Goiás,94,Gratidão,1,Gravações,1,greenplac,2,Gripe,2,grupo asperbras,1,Grupo Pereira,1,Guiga Peixoto,1,Hanseníase,1,HCN,6,HEF,4,HEL,25,HESLMB,8,Hetrin,4,Hospitais,4,Hospital,3,Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos,1,Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano,1,HRL,31,HUTRIN,1,Ibaneis,1,IMED,80,Importância,1,Inauguração,2,INCA,1,inclusão,1,Internacional,1,Izalci,1,Janeiro Branco,1,Janeiro Roxo,1,Jataí,1,JBS,1,Jornalismo,1,Jornalista Paulo Melo,552,josé maurício caldeira,4,josé roberto colnaghi,2,Jovens,3,Juventude,2,kit escolar,1,lanche em casa,1,ldo,1,Leandro Baccari,1,lei de diretrizes orçamentárias,1,leite bonolat,1,Leitos,1,lide talks,1,liquidações,1,lista de compras,1,Luziânia,17,Marketing,1,mdf greenplac,1,Medicação,1,Medicamentos,1,mercado de trabalho,4,mercado para deficientes,1,Mercado Pet,1,Mês da Mulher,1,Minas Gerais,50,Ministério da Infraestrutura,1,modernos,1,mulher empreendedora,2,multiplan,2,Mundo,264,Na Hora,392,Na Hora do Brasil,2710,Natal,3,Natal em família,1,natal milionário,1,Naura Schneider,1,Negócios,54,news,659,noticias,1314,notícias,1094,Novembro Azul,2,novos produtos bonolat,1,Ômicron,2,OMS,1,ONA,1,Opiniao,110,OPINIÃO,216,oportunidade,150,ossos,1,Outubro Rosa,2,pacientes,1,Painel,1,pandemia,11,Papai Noel,1,Páscoa,1,PCD,1,Pedido de casamento,1,Perfil,1,pets em casa,1,Pfizer,1,Playtoearn,1,Política,13,Portal Na Hora do Brasil,773,preço baixo,1,Prêmio,1,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Prevenção,1,Processo seletivo,1,Profissionais,2,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoção de verão,1,promoções,2,Psicologia,1,Psiquiatria,1,Recorde,3,Recuperação,1,Reencontro,1,Rio de Janeiro,50,Robério Negreiros,2,São Luís,1,São Luís de Montes Belos,1,São Luís de Montes Belos atendimento médico,1,São Paulo,50,Saúde,147,Segurança,11,Segurança do Paciente,1,Sesc,1,Setembro Amarelo,2,shoppings centers,1,Silvania Dal Bosco,2,sleutjes,1,Solidariedade,1,solteirice,1,Soraya Thronicke,1,Sorteio,2,sorteio de brindes,1,sorteio de carros,3,sorteio de prêmios,2,sucos refrescantes,1,sudoeste goiano,1,superação,1,Tarcísio de Freitas,1,Tecnologia,5,Terceira Idade,1,token,1,Trabalho,3,trabalho para deficientes,1,Triagem,1,Troco Solidário,1,Uniformização,1,UPA,1,Uruaçu,5,UTI,2,Vacinas,3,Vagas,2,vagas abertas,1,Vagas em Brasília,1,valorização pessoal,1,Vander Aloísio Giordano,2,vander giordano,1,Vanderlan,2,Vencer na adversidade,1,Verão,1,vida em equilíbrio,1,vida saudável,2,Vidro,1,violência sexual,1,Visitas,1,Vitamina D,1,www.nahoradobrasil.com.br,931,zika,1,
ltr
item
Na Hora do Brasil: Dicas fáceis e baratas para deixar a casa fresquinha no verão
Dicas fáceis e baratas para deixar a casa fresquinha no verão
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEihwCs5EXpqg3HPq3qLHrI3gTeB360FPH6sJxbONNuMkZ_70sXNt30L5qUEqnXAJpwE0W-Z25xEgOuhNFHYMEvigWuAbJ17gYuBsZpQ_xnenAkKmtRT4iVGQFmsLFl9jnj5mlYQC-fPfH2a1CUtz4gTw6Q10qfIk-UFIn_meCU14jK5mwhhAmPZ2QHCfw=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEihwCs5EXpqg3HPq3qLHrI3gTeB360FPH6sJxbONNuMkZ_70sXNt30L5qUEqnXAJpwE0W-Z25xEgOuhNFHYMEvigWuAbJ17gYuBsZpQ_xnenAkKmtRT4iVGQFmsLFl9jnj5mlYQC-fPfH2a1CUtz4gTw6Q10qfIk-UFIn_meCU14jK5mwhhAmPZ2QHCfw=s72-c
Na Hora do Brasil
https://www.nahoradobrasil.com.br/2021/12/dicas-faceis-e-baratas-para-deixar-casa.html
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/2021/12/dicas-faceis-e-baratas-para-deixar-casa.html
true
7395722977831339503
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo