Canaletas e borrachas sem manutenção podem danificar sistema de levantamento dos vidros do veículo


Vidros rangendo quando acionados ou exigindo mais esforço do sistema de levantamento, seja ele elétrico ou manual, podem sinalizar ressecamento e desgaste das borrachas e do setor flocado das canaletas e pestanas. Com o passar do tempo, se não solucionados, levam à diminuição da vida útil da máquina do vidro, exigindo seu reparo ou substituição. Uma forma de evitar este contratempo é efetuar a lubrificação periódica das canaletas e borrachas, utilizando produtos adequados.

O Grupo Universal Automotive Systems recomenda o uso de silicone spray para a lubrificação, pois o produto protege e mantém a integridade e as características, aumentando a vida útil do produto e de todos os componentes que trabalham no conjunto com o passar do tempo. “É muito comum que a lubrificação das borrachas, canaletas e pestanas seja feita com grafite ou outros componentes inadequados, o que soluciona o problema momentaneamente, mas danifica as borrachas em médio prazo. O silicone em spray não ataca a estrutura destas peças, além de ser fácil de aplicar com o tubo prolongador atingindo os locais de difícil acesso”, alerta Felipe Ferrari, do Grupo Universal Automotive Systems.

O ressecamento dos trilhos e vedação dos vidros pode sobrecarregar o sistema de levantamento, seja ele manual ou elétrico, diminuindo a sua vida útil. Uma maneira do proprietário do veículo identificar a necessidade de lubrificação é por meio de ruídos ou a percepção de um esforço maior do sistema quando o vidro é acionado. Em caso de dúvidas, é recomendada a avaliação de um reparador ou profissional.

“Veículos que circulam em regiões muito úmidas, como cidades litorâneas, ou muito secas, com presença de poeira excessiva, devem ficar mais atentos. Estas condições exigem lubrificação com maior frequência. A periodicidade desse serviço pode variar, exigindo a atenção do motorista”, acrescenta Ferrari.

Cuidados na aplicação

Mesmo utilizando o material apropriado, como o silicone spray, a aplicação exige atenção aos detalhes. Um exemplo é o cuidado para que o produto não fique em excesso e possa secar totalmente antes do uso. O acúmulo de silicone na borracha dificulta a sua secagem, grudando poeira e sujeira.

Se aplicado de maneira correta, o produto funciona também como um protetor das borrachas, contribuindo para o aumento da sua durabilidade. A validade longa do silicone em spray, além da sua versatilidade, justifica o investimento no produto.

No caso das borrachas, pestanas e canaletas já terem atingido o limite de sua vida útil, com desgastes na estrutura, é de suma importância substituí-las, para manter a integridade do conjunto da máquina do vidro. A marca Uniflex, do Grupo Universal, dispõe da linha mais completa do mercado para esse segmento. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem