Disney Magic Run 2024: evento reúne 6 mil participantes inscritos e movimenta economia da capital paranaense

Lening Abdala

Corredores competiram em duas categorias: corrida de 5 km e caminhada de 2,5 km

No domingo, 4 de agosto, Curitiba recebeu 6 mil atletas — 40% de fora da cidade —, incluindo participantes de 190 municípios, 22 estados e 2 países para a corrida mais encantadora do país, a Disney Magic Run. A largada da corrida ocorreu pontualmente às 7h30 e cruzou os arredores do campus Ecoville da Universidade Positivo. A área de mais de 400 mil metros quadrados da instituição de ensino contou com diversas ativações dos patrocinadores, proporcionando uma interação única entre atletas, famílias, fãs da Disney e as marcas durante os dois dias de evento. 

Entre os destaques estavam brinquedos, como o surf da Moana, trampolins, atração de foto memória, diversos espaços instagramáveis com personagens da Disney e várias formas de engajamento com o público, incluindo programações de palco, meet and greet com Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta, além da loja oficial da marca. Os participantes também contaram com uma infraestrutura completa, que incluiu áreas de hidratação e massagem, fraldário, guarda-volumes, vestiários, áreas para carrinhos de bebê e espaços família e pet-friendly.

Com ingressos esgotados, a Disney Magic Run recebeu 6 mil participantes, incluindo homens, mulheres, crianças e bebês, além de milhares de espectadores, totalizando mais de 10 mil pessoas durante o fim de semana. A organização também fez parceria com a ONG Pernas Solidárias e adicionou a categoria PcD ao evento. O perfil dos participantes foi diversificado: 67% são mulheres e 33% são homens. A faixa etária predominante dos atletas foi de 25 a 44 anos, com o participante mais jovem tendo 2 anos e o mais velho, 94 anos . O público infantil correspondeu a 13% dos inscritos. 

“A Disney Magic Run foi um sucesso absoluto, demonstrando o quanto a iniciativa foi aguardada pelos curitibanos e que a Air Promo acertou em trazer essa experiência única para a cidade. O fenômeno do “maraturismo” - maratonistas e turistas - vêm se fortalecendo no Brasil nos últimos anos. O crescimento das provas de corrida de rua impulsiona o turismo e faz com que as pessoas unam duas paixões: a corrida e a vontade de viajar, seja para destinos nacionais ou até mesmo internacionais. Curitiba  tem um grande potencial turístico e provamos que é capaz de promover provas locais e nacionais”, celebra o diretor da empresa de eventos, Rafael Maia. Os participantes das categorias PcD, corrida masculina e feminina receberam troféus e tiveram a oportunidade de subir ao palco do evento e tirar fotos com os personagens da Disney. 

Corrida de rua e o impulso econômico em Curitiba

A grandiosidade da corrida é proporcional ao impacto econômico que ela gera. O diretor da Global Vita Sports, Arthur "Tuca" Trauczynski calcula que o evento esportivo teve um impacto econômico de R$ 12 milhões ao estado do Paraná. O cálculo levou em conta os gastos dos turistas, como inscrição para a prova, hospedagem, transporte, alimentação, lazer e compra de produtos licenciados, entre outros itens. A corrida movimentou significativamente o turismo na capital, atraindo turistas e impactando diversos setores da economia. "Toda a cadeia produtiva foi beneficiada com atividades relacionadas a transportes, hospedagem, bares e restaurantes, além dos atrativos turísticos e do setor de entretenimento", ressalta. 

O evento ocasionou uma forte ocupação hoteleira e vibrou a cidade, trazendo turistas, movimentando bares, restaurantes, pontos turísticos e centros comerciais. A corrida também gerou mais de 830 empregos formais e informais, tanto permanentes quanto  temporários. “Curitiba se solidifica cada vez mais na agenda nacional de grandes eventos, o que impacta diretamente a economia da cidade. Esperávamos uma grande movimentação econômica e a continuidade desse impacto positivo. A Disney Magic Run trouxe visibilidade nacional e internacional para o Paraná, atraindo muita gente e impulsionando diversos setores”, complementa o superintendente de rede da Caixa Econômica Federal, Gilberto Onofre da Luz.

A corrida mais mágica do Brasil foi também a mais sustentável, com a compensação da emissão do carbono feita com o plantio de árvores junto a uma empresa certificada. O evento também conquistou a Certificação Aterro Zero junto à KWM, garantindo que todos os resíduos gerados fossem encaminhados para reciclagem ou coprocessamento, sem que qualquer resíduo fosse destinado  a aterros.

Vitrine para marcas

A Disney Magic Run também foi palco para grandes marcas, como a Caixa Econômica Federal, Universidade Positivo, Arlequim, e contou com o apoio do Colégio Positivo, ParkShoppingBarigüi, Vitao Alimentos, Viaje Paraná e Grupo RIC. Todas as empresas presentes tiveram a oportunidade de proporcionar experiências para as famílias que participaram do evento. 

Um nascimento: Disney Magic Run também trouxe emoções para quem trabalhou no evento

O time de operações viveu um momento especialmente mágico durante o evento. Um dos sócios do projeto e diretor operacional da corrida, Raul Trauczynski, estava presente com sua esposa, grávida de 40 semanas, que planejava participar da caminhada. No momento da largada, a bolsa dela rompeu. Todo o time imediatamente se mobilizou para encontrar alternativas de transporte, garantindo que o casal  pudesse chegar ao hospital para o parto. “Felizmente, o nascimento ocorreu sem problemas e, além de termos vivido um evento inesquecível, celebramos a chegada da minha sobrinha, Victória, encerrando um dia memorável para todos que participaram”, finaliza Tuca. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem