Cresce 15,4% o financiamentos de veículos


  Mês de maio registrou o maior número deste ano e em comparação com o mesmo período do ano passado 


Em maio deste ano as vendas financiadas de veículos novos e usados cresceram 15,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Neste mês foram quase 600 mil automóveis vendidos em todo o país.  Segundo dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), esse número também é maior do que o registrado em abril de 2024, em que houve uma queda de 5,6%. Para os cinco primeiros meses do ano, essa é a maior marca desde 2011. 


O mercado de financiamento de veículos no Brasil está em ascensão em 2024, somente em janeiro e fevereiro o número já havia aumentado para 28,8% em relação ao bimestre de 2023. Isto mostra um aumento significativo das vendas de veículos novos e principalmente entre usados. Mais de  4,8 milhões de carros usados foram vendidos em todo o Brasil, de acordo com o relatório da Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto). 


"As taxas de financiamento que baixaram com a redução da taxa básica de juros facilitam ainda mais a compra. Isso foi um fator determinante para esse aumento", ressalta João Paulo Matos, empresário e sócio da Brazilian Car. 


Essa tendência de crescimento no financiamento de veículos pode ser atribuída a diversos fatores: as facilidades oferecidas pelas instituições financeiras, programas governamentais e incentivos fiscais específicos ajudaram nesse crescimento expressivo, especialmente após a sanção do Marco Legal das Garantias (Lei 14.711/2023). 


A presença de condições mais favoráveis faz com que o financiamento seja uma opção viável e financeiramente vantajosa. “Ofertas personalizadas, prazos flexíveis e processos simplificados tornam o financiamento mais acessível e conveniente, atraindo uma parcela maior de consumidores interessados em adquirir veículos”, afirma João Paulo. 


A expectativa é que o mercado continue aquecido. Os setores esperam o aumento de 12% na comercialização de automóveis para o ano de 2024. Esse crescimento promissor alimenta a expectativa de um cenário positivo e dinâmico para a indústria automotiva nos próximos meses do ano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem