
28 de janeiro é o Dia Internacional da Proteção de Dados, descubra o que o Serpro faz para ser o guardião dos dados públicos do Brasil e dos brasileiros
Desde quando nasce e ganha seu CPF, o brasileiro já pode          contar com a expertise do Serpro em segurança e proteção de          dados. A empresa está junto do cidadão na direção de um veículo,          com a Carteira Digital de Trânsito; na hora do relacionamento          digital com o governo, com o Gov.br; e até na hora de pagar ou          receber a restituição de impostos. Sua renda, identidade e          registros biométricos: tudo está muito bem guardado e protegido          pelo Serpro para que seu uso seja sempre para o benefício do          cidadão e a eficiência do Estado.
        Essa é a razão de existência da estatal, propósito que ganhou          contornos ainda mais bem definidos após a promulgação da Lei          Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD, em 2018. Desde          então, e exatamente por ser uma empresa de dados por excelência,          a maior organização de TI pública do mundo, o Serpro se tornou          uma das referências no tema, auxiliando empresas e órgãos          públicos na adequação aos princípios da lei e no fomento a uma          cultura capaz de prover segurança e privacidade ao salto          tecnológico do país no século XXI.
        "O Serpro tem papel preponderante dentro da administração          pública federal na prestação de serviços de tecnologia e          desenvolvimento de sistemas e soluções inovadoras para atender o          Estado. Nossa missão, quando pensamos em adequação à LGPD, é          pensar que os dados pessoais que mantemos são dos cidadãos          brasileiros e precisamos que eles tenham confiança de que sua          privacidade será protegida", destaca Alexandre Maimoni, diretor          Jurídico, de Gestão e Riscos e também Encarregado de Dados (DPO)          do Serpro.
        Projetos de destaque
        Nos últimos anos, a empresa implementou várias iniciativas          para fortalecer a proteção de dados dentro e fora da          organização. O Programa de Governança em Privacidade e Proteção          de Dados Pessoais do Serpro, baseado na norma ISO ABNT 27701, é          uma conquista significativa, estabelecendo um Sistema de Gestão          de Privacidade das informações e implementando as melhores          práticas em diferentes contextos de tratamento de dados          pessoais.
        "Some-se a isso o trabalho com gestão de riscos e          conformidade; nossa evolução na gestão de incidentes de          segurança com dados pessoais, a partir de exercícios e          simulações; e a garantia à transparência e o atendimento aos          direitos dos titulares, e fica mais do que clara a razão de          termos conquistado importantes certificações baseadas na norma          ISO 27701", acrescenta Glaucio Monteiro Rosa, gerente de          Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do Serpro.
        Educação e Conscientização
        Um aspecto vital da estratégia do Serpro é a educação          contínua e a conscientização sobre privacidade e proteção de          dados. Isso é realizado por meio de cursos, webinars, workshops,          eventos de gamificação e iniciativas como o Prêmio Serpro e a          Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados . Tais esforços          não apenas reforçam a cultura interna de privacidade, mas também          engajam o público externo.
        Privacidade por Desenho
        Outro ponto relevante desse trabalho, foi o lançamento do          Guia de Desenvolvimento Confiável, que integra requisitos de 'Privacy            by Design' no processo de desenvolvimento da empresa.          Privacy by Design é um conceito que enfatiza a incorporação da          privacidade desde a concepção inicial de sistemas e processos,          enfoque proativo que não só fortalece a confiança dos usuários,          mas também assegura a conformidade com regulamentos rigorosos,          como a LGPD. "Para nós, a privacidade é uma peça central, não          uma reflexão tardia no nosso processo de desenvolvimento",          pontua Glaucio.
        O que vem pela frente
        Olhando para o futuro, o Serpro está empenhado em não apenas          manter, mas ampliar seu já elevado padrão de maturidade em          termos de adequação à privacidade e proteção de dados. Essa          jornada contínua envolve reforçar a cultura organizacional de          privacidade, garantir a conformidade dos clientes e assegurar          total transparência com os cidadãos brasileiros, que são os          verdadeiros proprietários desses dados.
        Um ponto focal dessas projeções é a abordagem da estatal em          relação às soluções baseadas em inteligência artificial.          Reconhecendo o potencial transformador, mas também os desafios          éticos da IA, o Serpro está criando normativos específicos e          adaptando o atual Guia de Desenvolvimento Confiável para          assegurar o tratamento ético e responsável dos dados dos          cidadãos nesta nova era tecnológica.
        "Além disso, em sintonia com nossos objetivos de inclusão          digital, estamos dedicados a disseminar práticas de privacidade          e proteção de dados entre os adolescentes, preparando as          gerações futuras para um mundo digital seguro e consciente. Um          bom exemplo disso é o jogo SerDigi , que foi lançado no ano          passado e que promete ser plataforma para muita diversão e          conhecimento nos próximos anos. Todas essas iniciativas são          fundamentais para a estratégia do Serpro em 2024, refletindo          nosso compromisso com a inovação responsável e a proteção da          privacidade em todas as frentes", analisa Glaucio Monteiro.
        Liderança
        A posição do Serpro como uma das poucas organizações públicas          com nível aprimorado de adequação à LGPD , conforme avaliação do          Tribunal de Contas da União, é um testemunho da liderança e          comprometimento da empresa com a proteção de dados.
        Para se manter sempre nessa posição de destaque, explica          Gláucio, a empresa está sempre avaliando a eficácia de suas          ações de adequação à LGPD por meio de levantamentos internos.          Estas avaliações permitem a identificação de lacunas que podem          ser transformadas em ações para contínua evolução do nível de          maturidade da empresa no tema.
        "O uso correto e legitimo dos dados pessoais a nós confiados          se reflete diretamente em formas de tratamento mais seguras e          que respeitam os direitos e garantias dos cidadãos brasileiros.          Também implica em maior transparência para o cidadão, que passa          ater acesso às informações do que de fato é realizado e de que          forma seus dados pessoais são tratados", ressalta Catharine          Luna, superintendente de Privacidade e Proteção de Dados          Pessoais do Serpro.
        Dia Internacional de Proteção de Dados
        O Dia Internacional da Proteção de Dados, celebrado          anualmente em 28 de janeiro, é um marco na conscientização sobre          a importância da privacidade e proteção de dados pessoais. Foi          escolhido para comemorar a assinatura da Convenção 108 do          Conselho da Europa para a Proteção das Pessoas Singulares, em          1981, o primeiro tratado internacional legalmente vinculativo          sobre privacidade e proteção de dados.
        Desde 2021, o Brasil tem participado ativamente do debate em          torno da Convenção 108, representado pela Autoridade Nacional de          Proteção de Dados (ANPD). Neste mesmo ano, o país também          oficializou o 28 de janeiro como Dia Internacional da Proteção          de Dados. A data é uma oportunidade para indivíduos, empresas e          governos refletirem sobre a importância do tema para a          sociedade.
      

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