SIC realiza Minera GO para discutir Plano Estadual de Recursos Minerais

Mineração à céu aberto. Foto: Saulo Cruz/MME
Mineração à céu aberto. Foto: Saulo Cruz/MME

Desenvolvimento Sustentável na Mira: Goiás Fortalece sua Posição como Polo Minerador


Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) promove, nos dias 12 e 13/12, o evento Minera GO, que marca uma nova etapa para o setor da mineração no estado. Com o tema "Construindo a Política Mineral Goiana", o encontro será realizado na sede da Assembleia Legislativa (Alego), em Goiânia.

Minera GO

Realizado em parceria com a Comissão de Minas e Energia do poder Legislativo, o Minera GO reunirá autoridades, setor produtivo, academia e sociedade. O evento contará com uma extensa programação para apresentação dos resultados da construção primeira etapa do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO), além da exposição de estandes dos parceiros que trabalharam, apoiaram e estão construindo o plano em parceria com o Governo de Goiás.

"Para a construção participativa do Plano Estadual de Recursos Minerais, viajamos o estado de Goiás, conversamos com quase 2 mil pessoas. O Minera GO vem como celebração desta trajetória. Importante destacar que teremos representantes de grandes mineradoras e também de microempresários do setor mineral. O projeto é uma politica mineral com foco no setor como um todo, onde foram incluídos os micro, pequenos e médios mineradores", destaca a coordenadora do projeto, Lívia Parreira.

Plano Estadual de Recursos Minerais

O Plano Estadual de Recursos Minerais – PERM 2022/2042 (PERM-GO) foi criado pelo Governo de Goiás em consonância com outros projetos, como o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP).

O objetivo é o desenvolvimento sustentável do setor de mineração, em busca de mitigar os impactos causados pela atividade econômica em solo goiano.

O plano é desenvolvido em parceria conjunta com as universidades federais de Goiás (UFG) e de Catalão (UFCAT), em apoio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Também fazEM parte o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Mineração em Goiás

Atualmente, Goiás é um dos principais estados mineradores do Brasil e se destaca na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. Tanto em termos de economia como números de produção, mineração é o terceiro segmento mais importante no estado, ficando atrás apenas de grãos e da carne.

"A mineração corresponde a cerca de 30% de todo o PIB estadual e a aproximadamente 20% do total das exportações estaduais. Com o encerramento da primeira etapa do PERM, a expectativa é aumentar ainda mais os rendimentos do setor, de forma completamente sustentável, trazendo mais desenvolvimento e renda para Goiás", enfatiza o titular da SIC, Joel Sant'Anna Braga Filho.

Este encontro representa uma oportunidade ímpar para os especialistas da indústria mineral se envolverem diretamente na construção da política mineral do estado, discutindo as inovações, desafios e estratégias para o setor. Além disso, a presença de representantes de grandes mineradoras e microempresários proporcionará um ambiente propício para networking e negócios. 

Consideramos o Minera GO como uma plataforma essencial para o aprendizado, troca de experiências e, acima de tudo, para fortalecer a presença dos profissionais técnicos industriais no cenário minerador goiano. 

Não perca a chance de contribuir para o desenvolvimento sustentável da mineração em Goiás e elevar sua expertise profissional. Junte-se a nós neste evento que promete ser enriquecedor e repleto de oportunidades para todos os participantes.


Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list