HCN apresenta projeto de Transformação Digital no 2º Encontro Renaveh-GO

Representantes da unidade do governo de Goiás compartilham experiências e avanços sobre transformação digital em evento estadual

Fhadya Costa Lima, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Sérgio Vasquez, diretor de Tecnologia e Informação (Divulgaçâo/IMED)

Durante o 2º Encontro Estadual da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh-GO), que ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro em Goiânia, representantes do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás, marcaram presença destaque ao apresentar o trabalho "A Transformação Digital ao Acesso aos Dados". Fhadya Costa Lima, enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HCN, e Sérgio Vasquez, diretor de Tecnologia e Informação do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização social responsável pela administração do hospital, compartilharam suas experiências e avanços na aplicação da tecnologia para aprimorar a gestão de dados hospitalares.

No evento, Sérgio Vasquez abordou a transformação digital no acesso aos dados, destacando desafios conhecidos, como falta de interatividade, custos elevados de implantação e a necessidade de engajar equipes. Ele delineou os passos essenciais no processo, desde a extração e transformação de carga até a criação de dashboards, BI e alertas por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA).

Agentes inteligentes, baseados em IA, analisam milhares de dados diariamente, contribuindo para a eficiência operacional. Notificações de IA sobre taxa de ocupação, classificação de risco e outros aspectos ocorrem 24 horas por dia, sem interrupção, resultando em melhorias na qualidade e velocidade do atendimento”, explica o diretor.

Fhadya Costa Lima apresentou como o Business Intelligence (BI) funciona no HCN, salientando a importância da plataforma na análise de dados epidemiológicos em tempo real. “Com simples cliques, é possível acessar uma variedade de informações, como índices, especialidades, e dados por período, mês, dia e setor. A visibilidade proporcionada pela plataforma permite uma abordagem eficaz na análise epidemiológica”, afirma a enfermeira.

Renaveh

O Renaveh, composto pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) vinculados ao Ministério da Saúde, integra a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O objetivo central da Renaveh é detectar, monitorar e responder imediatamente a potenciais Emergências de Saúde Pública (ESP) no âmbito hospitalar, sendo os NHE importantes sentinelas nesse processo.

Além do HCN ser destaque no Renaveh-GO, o IMED também foi mencionado no 1º Workshop Goiano de Inovação Tecnológica em Saúde Pública pela Superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Luislena Luna Esmeraldo. Ela enfatizou a importância do evento em prol da inovação tecnológica na saúde pública, realizado no dia 17 de novembro também em Goiânia, e destacou o trabalho de gamificação na assistência à saúde da criança para diminuir a ansiedade antes de um processo cirúrgico.


Assessoria de Comunicação IMED

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list