Carros elétricos: com dobro de vendas, veículos eletrificados ganham força no mercado brasileiro

Ford

Primeiro mustang 100% elétrico no mundo chega ao Brasil sendo o mais forte e rápido da categoria

A quantidade de carros elétricos no Brasil aumentou quatro vezes mais do que no ano passado, de acordo com uma pesquisa da NeoCharge, empresa especializada em infraestrutura para veículos elétricos sustentáveis, que utilizou dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). E segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o interesse pelo processo de eletrificação está crescendo, com quase o dobro de vendas de veículos desse tipo em 2022, totalizando 126 mil unidades movidas a energia elétrica vendidas no último ano.

O Mustang Mach-E, o primeiro veículo 100% elétrico da Ford no Brasil e o primeiro Mustang 100% elétrico do mundo, chega ao país em outubro. O Mustang Mach-E é um novo crossover que incorpora todo o legado e carisma da marca Mustang, com design inovador, desempenho excepcional, versatilidade e tecnologia avançada, proporcionando uma experiência diferenciada no segmento de veículos esportivos premium. 

“O Mustang Mach-E é o carro elétrico com o maior torque, aceleração e autonomia da categoria e oferece uma praticidade incomparável no uso diário. Além de um espaço confortável para passageiros e bagagens, ele apresenta recursos de conectividade e serviços personalizados que proporcionam o máximo de conveniência para os clientes”, conta o gerente comercial da Ford Slaviero - a concessionária mais tradicional da marca em Curitiba -, Rogério Novaki.

Desde seu lançamento global em 2021, o modelo foi introduzido em aproximadamente 40 países, recebendo mais de 25 prêmios e conquistando o segundo lugar em vendas de veículos elétricos nos  Estados Unidos. “O Mustang Mach-E é um produto único no mercado atual, oferecendo uma experiência excepcional ao consumidor, juntamente com versatilidade e desempenho impressionantes”, afirma o diretor de Marketing da Ford América do Sul, Marcel Bueno. Ele reforça que o veículo representa um marco significativo na eletrificação da linha, sendo um carro esportivo com espaço para a família e o único modelo elétrico que ostenta o nome Mustang.

Novo ícone

O Mustang Mach-E estará disponível na versão exclusiva GT Performance AWD Extended Range, que é a linha de topo. Ele é equipado com dois motores elétricos, oferecendo uma potência de 487 cv, torque de 87,7 kgfm e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. A bateria, com capacidade de 91 kWh, garante uma autonomia de 379 km de acordo com o padrão do Inmetro ou 541 km pelo método WLTP.

O design do Mustang Mach-E mantém os elementos clássicos do Mustang, como o  nariz de tubarão, o capô longo, a coluna C rápida e as lanternas de três barras, em um  formato de crossover. O interior apresenta um acabamento elegante e minimalista, incluindo teto solar, sistema multimídia SYNC 4A com tela de 15,5 polegadas, painel de instrumentos de 10,2 polegadas, sistema de som da B&O premium e carregador por indução. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos, funções de aquecimento e memória para o motorista. Além disso, as portas não têm maçanetas convencionais, sendo abertas por meio de um novo sistema de travamento eletrônico, que pode ser controlado por botão, código ou até mesmo pelo aplicativo FordPass no celular.

Fazendo jus à linhagem, o esportivo apresenta uma dirigibilidade empolgante e segura, garantida pelos amortecedores MagneRide, pelos freios Brembo de alta performance, pelos três modos de condução e pelas rodas de 20 polegadas equipadas com pneus 245/45 R20 de baixa resistência à rolagem. 

A bateria pode ser carregada em casa, com o carregador Wallbox portátil de 7 kW; os carregadores públicos utilizam o plugue Tipo 2, que é o mais comum. A Ford estabeleceu uma parceria com a EZVolt, maior rede privada de eletropostos do Brasil, que conta com mais de 800 pontos de recarga distribuídos em 15 estados. Além disso, a empresa oferece aos clientes a oportunidade de realizar recargas gratuitas por 12 meses ou até atingirem 950 kW de energia. 

Além de proporcionar conforto aos passageiros, o Mustang Mach-E tem o maior espaço para bagagem em sua categoria. O porta-malas traseiro comporta 402 litros e apresenta um sistema de abertura hands free, enquanto o frunk, um compartimento de 139,5 litros sob o capô, oferece praticidade adicional para o uso diário.

crossover  está equipado com faróis full-LED, assistente de estacionamento automático, câmera 360°, freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado dual-zone, com saída de ar para a segunda fileira de assentos. Entre seus itens de segurança, destacam-se  nove airbags, detecção, manutenção e centralização em faixa com alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo com stop and go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas e reconhecimento de sinais de velocidade.

Design emblemático

O Mustang Mach-E é o primeiro modelo totalmente novo derivado do famoso pony-car. Ele foi projetado desde o início para ser um crossover elétrico, mantendo os traços essenciais que definem a personalidade do Mustang.

A grade dianteira com relevos internos em duas camadas é exclusiva da versão GT. O teto pintado em tom escuro contribui para realçar o perfil dinâmico da coluna C. As laterais sem maçanetas criam um visual fluido, enquanto as rodas de 20 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero 245/45R20 acentuam o seu porte e equilíbrio.

O Mustang Mach-E mede 4.743 mm de comprimento, 2.097 mm de largura com os retrovisores e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos de 2.984 mm – 264 mm maior que a do Mustang Mach 1 – torna a cabine mais espaçosa.

Sob o capô, há um compartimento extra de 139,5 litros para bagagem, apelidado de “frunk” (front trunk). Muito útil para transportar itens como mochilas e compras, ele é vedado e possui um dreno que facilita a limpeza. Junto com o porta-malas traseiro, de 402 litros, eles somam o maior espaço para carga da categoria, com 541,5 litros.

Performance surpreendente

A dinâmica veicular excepcional é uma característica do Mustang Mach-E que vem de família. A distribuição praticamente igual de peso entre a frente e a traseira é um dos fatores que contribuem para isso. Junto com a aerodinâmica apurada (Cx de 0,292), a bateria instalada no assoalho contribui para reduzir o centro de gravidade do veículo e proporcionar uma impressionante estabilidade em curvas. O conjunto de suspensão é independente, do tipo MacPherson na dianteira e multilink na traseira, com amortecedores adaptativos MagneRide para oferecer a melhor resposta em diferentes situações de rodagem.

É possível alterar o comportamento do Mustang Mach-E usando os três modos de condução: Engage, Whisper e Unbridle. O Engage é destinado ao uso diário, com direção e amortecimento ativo adaptados para uma condução normal. A iluminação é exibida em cor azul e o painel mostra o medidor de carga da bateria. O modo Whisper é ideal para uma condução mais tranquila e em condições climáticas adversas, como em pistas escorregadias. Ele reduz a resposta do acelerador e ajusta a direção e o amortecimento ativo para proporcionar maior conforto. A iluminação é ajustada em um tom azul suave. Já no modo Unbridle, a condução é mais esportiva, ajustando a aceleração, direção e amortecimento ativo para alcançar o máximo desempenho. O som interior aumenta, a luz ambiente e o painel de instrumentos adotam a cor laranja, com um gráfico de aceleração. Esse modo oferece uma configuração extra, Unbridle Extended, com otimização da bateria.

O Mustang Mach-E também dispõe do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo e proporciona uma experiência de direção nova e intuitiva. A engenharia brasileira participou tanto da fase de desenvolvimento como dos testes e da validação final do veículo para atender todas as exigências do nosso mercado.

Tecnologias de segurança e conforto

O Mustang Mach-E traz um novo conceito de abertura eletrônica das portas, dispensando  as maçanetas convencionais. As portas dianteiras podem ser destravadas por meio de um botão na coluna quando a chave está próxima, inserindo um código no teclado da coluna ou usando o aplicativo FordPass no celular. Um discreto puxador próximo à base do vidro facilita seu manuseio. Já nas portas traseiras, basta um toque na moldura para acionar a abertura automática.

O interior do veículo é minimalista e tecnológico, com materiais de qualidade e acabamento requintado. A central multimídia SYNC 4A, equipada com tela de 15,5 polegadas, apresenta uma interface totalmente nova, com um sistema inteligente que aprende as preferências e os hábitos do usuário. Além disso, o botão multifuncional central é uma novidade que simplifica os comandos.

Além de conexão com o Apple CarPlay e o Android Auto, a SYNC 4A possui GPS integrado, perfis personalizáveis e seis entradas USB (tipo A e C). Ela também exibe informações de carregamento em tempo real e funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2 polegadas, que oferece  três modos de customização da tela e destaca a autonomia da bateria. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer, é de altíssima qualidade.

Os bancos foram projetados pela Ford Performance e possuem excelente ergonomia. Eles são revestidos com material premium ecológico chamado ActiveX, e incluem ajuste elétrico em oito posições, além de aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante, com o logotipo do cavalo estampado no centro, também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.

Existem três memórias disponíveis para salvar os ajustes do banco do motorista e dos retrovisores, que também possuem a função de rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da marca. Além de aumentar a sensação de amplitude na cabine, ele tem um revestimento especial térmico refletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta.

A lista de equipamentos de segurança do Mustang Mach-E inclui nove airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.

A sua bateria de alta tensão é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta por 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além das barras transversais internas, possui uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos, e seus conectores são certificados contra a entrada de água.

O Mustang Mach-E também é dotado de uma exclusiva arquitetura elétrica em rede que permite aprimorar o veículo ao longo do tempo, com atualizações over-the-air de seus módulos de segurança e desempenho. 

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem