Biologia: quais os temas mais abordados no Enem nos últimos cinco anos?

  

Freepik


Conhecendo os assuntos que mais caem na prova ajuda a concentrar os esforços nos tópicos que têm mais chances de aparecer no exame

 

Impactos ambientais, cromossomos, botânica, evolução, entre outros. Para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esses são assuntos comuns. Afinal, eles fazem parte da Matriz de Referência do exame, documento que contém todos os conteúdos que podem vir a ser cobrados na prova. Mas quais desses assuntos são mais frequentes nas edições do Enem? Em quais deles investir mais tempo de estudo? O time de formação do Sistema Positivo de Ensino preparou um levantamento, com base nas provas dos últimos cinco anos, para descobrir quais são os conteúdos mais cobrados em Biologia.

Como explica a assessora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, conhecer os temas que mais caem na prova não garante a nota máxima, mas ajuda a concentrar os esforços nos tópicos que têm mais chances de aparecer no dia do exame. “O ideal é estudar tudo o que está na Matriz de Referência, mas, principalmente na reta final de preparação, é preciso saber o que priorizar nas revisões. Por isso é tão importante saber o que costuma ser cobrado”, afirma.

Nos últimos cinco anos, a prova de Biologia trouxe como temáticas principais os seguintes assuntos:

Ecologia - a ecologia estuda a relação dos seres vivos entre si e com o meio em que estão inseridos. Com as mudanças climáticas em alta nos noticiários, é aqui que podem vir perguntas sobre esse tipo de assunto. Além disso, as consequências da ação antrópica sobre o ambiente.

Genética - como se transmitem as características de uma geração para a outra e qual o papel dos genes nesse processo. Nas questões do Enem são frequentes perguntas a respeito de probabilidade e tipo de anomalia ou herança genética.

Evolução - os seres vivos estão em constante evolução e adaptação para sobreviverem em diferentes contextos. Boa parte das questões de Biologia do Enem tem se debruçado sobre esse tipo de conhecimento.

Fisiologia e citologia- trata-se da compreensão de como funcionam os sistemas celulares e orgânicos, bem como as funções mecânicas, bioquímicas e físicas dos seres vivos. Nos itens do Enem essa temática é abordada de maneira contextualizada e por meio de exemplos concretos que podem ser analisados pela interpretação de dados de gráficos e tabelas, por exemplo.

Programas de saúde - a pandemia de covid-19, por exemplo, poderia aparecer entre os temas dessa área. Outros aspectos recorrentes são doenças causadas por parasitas ou transmitas por vetores diversos como insetos. É importante compreender o ciclo biológico dos diversos tipos de vírus, protozoários e vermes para entender os mecanismos de profilaxia e combate as doenças.

Diferente do que pode acontecer em outras provas, o Enem costuma seguir um padrão bem delimitado na forma como os conteúdos e perguntas são expostos aos candidatos. Samantha lembra, por exemplo, que o exame tem como uma de suas características, historicamente, debater desafios importantes da sociedade brasileira. “É natural que, em uma prova como o Enem, que está sempre falando sobre as possíveis soluções para problemas sociais, econômicos, políticos e culturais do Brasil, apareçam questões sobre saúde pública. Por isso, é fundamental que os estudantes se preparem para essa prova estabelecendo relações entre o conteúdo e a sua aplicabilidade no contexto sociocultural”, finaliza.

________________________

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list