Outubro rosa: CIEE/PR realiza ações em alerta ao câncer de mama

O debate sobre os tipos de câncer em mulheres e homens foi tema da palestra ministrada pelo médico Lísias Tomé, em Cascavel
Crédito: Divulgação

Cerca de 60 jovens aprendizes participaram de palestra sobre a doença nas mamas e próstata

Em apoio ao movimento da prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, representado pelo Outubro Rosa, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) promoveu ações em todo o estado, visando debater o tema. Segundo dados do Sistema de Informações do Câncer (Siscan), o Paraná registrou 191.029 exames de mamografia entre janeiro e julho deste ano, um resultado que alerta para a necessidade de ampliar o debate e o incentivo à prevenção da doença. 

Nesse sentido, as unidades do CIEE/PR promoveram eventos que abordaram não apenas o câncer de mama, mas também outras questões relacionadas à saúde da mulher. “É importante  cada vez mais sensibilizar as mulheres sobre essa realidade. A repetição do tema tem como propósito efetivamente reduzir o número de casos graves e incentivar o monitoramento contínuo da saúde”, destaca a gerente de Gente e Gestão do CIEE/PR, Patricia Franco Zemuner.

Cascavel seguiu a programação com uma palestra realizada pelo médico Lísias Tomé sobre detalhes da doença nas mamas e próstata, para cerca de 60 jovens aprendizes. Em Maringá, em parceria da Secretaria da Mulher de Maringá e o  Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), o CIEE/PR arrecadou absorventes desde o final de setembro, com o intuito de distribuí-los gratuitamente para mulheres em situação de vulnerabilidade social, como aquelas em situação de abrigo, vítimas de violência doméstica, adolescentes em situação de rua e privadas de liberdade. 

Já em Mandaguari, o CIEE/PR também participou da arrecadação de caixas de leite destinadas a pacientes em tratamento do câncer, além de promover palestras sobre a prevenção da patologia. Em Curitiba, o debate “Conscientização sobre o câncer de mama” foi conduzido pela enfermeira Luana Soares Germano e direcionado às colaboradoras da empresa. O evento foi transmitido simultaneamente para todas as unidades do estado. 

Sobre o CIEE/PR

Há 56 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 29 mil estagiários e 6 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de cinco décadas de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Últimas

5/recent/post-list