Com gestão inovadora, Lissauer encerra primeiro semestre de 2022 com saldo positivo de ações na Alego



Marcada por grandes realizações, gestão do presidente Lissauer Vieira tem viabilizado conquistas históricas para o Legislativo goiano. Entrega da nova sede, modernização das atividades legislativas e ampliação do Programa Alego Ativa estão entre os principais destaques dos primeiros seis meses deste ano

Fotos: Denise Xaviel.

Com feitos históricos e reconhecida entre os parlamentares, servidores e toda a sociedade goiana, a gestão do presidente Lissauer Vieira (PSD) à frente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tem sido marcada por ações inovadoras que ficarão como legado para a memória do Poder Legislativo. Entre as principais conquistas de sua administração neste primeiro semestre de 2022, está a conclusão do Palácio Maguito Vilela, a efetivação das emendas impositivas, a modernização das atividades legislativas com a implantação do "Alego Digital", além da ampliação do Programa Alego Ativa que contabilizou mais de 32 mil atendimentos em quatro edições realizadas neste ano.

Pautado pelo compromisso público e, acima de tudo, pelo diálogo e transparência, o chefe do Parlamento goiano destacou que todos os resultados positivos obtidos em sua gestão são frutos de sua atuação republicana, das boas parcerias com todos os segmentos da sociedade e, sobretudo, da coragem e determinação, características próprias de seu perfil. "Se não fosse as parcerias importantes que estabelecemos, o constante diálogo, não só com os parlamentares, mas com todos os órgãos e entidades e, principalmente, a coragem de superar os desafios, nós não teríamos alcançado todos esses resultados, que não é só nosso, mas de toda a população do estado de Goiás", afirmou Lissauer.

Nova Sede
Considerada uma das principais conquistas da gestão do presidente Lissauer Vieira, a conclusão da nova sede da Alego já faz parte do legado do Legislativo goiano que, pela primeira vez na história, tem a sua sede própria. Entregue oficialmente no último mês de abril após 20 anos de sua idealização e com mais de 44 mil m², o Palácio Maguito Vilela é uma das maiores obras públicas de todo o País. Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a construção seguiu em ritmo intenso e foi concluída dentro do mais alto padrão de qualidade cumprindo, assim, um dos compromissos firmados pelo presidente Lissauer que era de entregar a nova sede ainda dentro de sua administração.

Erguido de forma totalmente sustentável, o novo prédio possui em toda a sua estrutura diferenciais de destaque. Entre eles, estão o processo de captação de água gerada pelo sistema de ar-condicionado e da chuva; área permeável e 20 caixas de recarga; uso de ventilação e iluminação natural em áreas comuns, implantação de 362 placas fotovoltaicas e suporte para a coleta seletiva e separação de resíduos. Além disso, o Palácio Maguito Vilela ainda conta com o "Bosque da Alego", inaugurado recentemente com o plantio de mudas nativas do bioma Cerrado.

Outra marca de destaque da nova sede do Parlamento goiano é a placa em homenagem a todos os operários que trabalharam na construção do prédio. Idealizado pelo presidente Lissauer, a iniciativa é uma forma de reconhecer e agradecer o empenho e a dedicação de cada trabalhador na edificação do Palácio Maguito Vilela. "Fizemos questão de colocar essa placa no hall de entrada da Alego com o nome de cada operário, que com chuva ou sol, esteve aqui contribuindo para a edificação dessa obra grandiosa. Agora, o nome de cada um deles está escrito na história do Poder Legislativo de Goiás", ressaltou.

Emendas impositivas
Considerado pelos parlamentares da 19ª Legislatura como um dos principais êxitos da administração de Lissauer Vieira, a garantia do pagamento das emendas impositivas tem viabilizado benefícios e melhorias para os 246 municípios goianos. Ao todo, mais de R$ 410 milhões foram repassados para as prefeituras goianas através das emendas, avaliada pelo presidente da Alego como uma "conquista suprapartidária" que tem transformado a realidade das cidades e a vida dos 7 milhões e duzentos mil goianos.

"A garantia do pagamento das emendas impositivas foi uma conquista de todos nós, mas, principalmente, de todos os goianos. O "faz de contas" que a Assembleia vivia antes não existe mais e isso porque entramos em um consenso suprapartidário, ou seja, todos os deputados, independente da sigla política, são contemplados e, claro, quem ganha é a sociedade que tem sido beneficiada em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura", salientou Lissauer.

Alego Digital
Reafirmando seu compromisso com a inovação e a eficiência na prestação de serviços ao público, o presidente Lissauer junto à Mesa Diretora e com os esforços de vários departamentos da Casa de Leis, lançou recentemente o "Alego Digital". A iniciativa visa eliminar, por completo, o uso do papel nas dependências da nova sede, além de proporcionar mais modernidade e celeridade aos processos administrativos e legislativos que são tramitados no Parlamento goiano.

Segundo o assessor técnico da presidência e coordenador do programa, Leonardo Rassi, o lançamento da iniciativa representa uma "nova era" para o Legislativo estadual. "É uma virada digital completa. Uma mudança de paradigma. A perspectiva é ter um Parlamento 100% digital", sublinhou.

Rassi enumerou ainda outros três pontos positivos do programa. O primeiro diz respeito à economia e à sustentabilidade que serão geradas ao longo do processo. O segundo, ao impacto a ser gerado na vida dos cidadãos, em razão da celeridade nos trâmites processuais. E por fim, o impacto na cultura organizacional, a partir da mudança de hábitos fortemente arraigados.

Modernização da TV Alego
Investimentos significativos na TV Alego é outra ação de grande notoriedade da gestão de Lissauer Vieira neste primeiro semestre. Aquisição de equipamentos 4k, novas ilhas de edição, câmeras robóticas, sistema tricaster, rádio para podcast e um estúdio totalmente digital, são algumas das transformações realizadas no departamento. Ao todo, foram investidos R$ 8 milhões, provenientes de recursos próprios do Poder Legislativo. Segundo Lissauer, medidas que trarão mais qualidade nas transmissões, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento da transparência dos atos da Casa de Leis.

"Um dos pilares da nossa gestão é a transparência. Vejo que precisamos ser claros com os nossos atos, aproximando, assim, toda a sociedade goiana do Poder Legislativo. Sem dúvidas, todos esses investimentos trarão maior economia para a Casa de Leis, uma vez, que são equipamentos totalmente modernos, além de contribuir também de forma significativa para a qualidade das transmissões e de toda a programação da TV Alego", explicou o parlamentar.

Alego Ativa
Idealizado e executado pela atual Mesa Diretora, o Programa Alego Ativa é, sem dúvidas, um dos principais marcos da gestão de Lissauer Vieira. Com 16 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 100 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional, ofertados com o apoio de instituições públicas e privadas. Somente no primeiro semestre deste ano, mais de 32 mil pessoas foram atendidas em quatro municípios goianos: Goianésia, Nova Gama, Rio Verde e Itapaci.

Para o líder do Poder Legislativo, os números de atendimentos realizados comprovam a relevância do programa. "Desde que iniciamos esse grandioso projeto, temos percebido de perto os resultados positivos na vida da população dos quatro cantos de Goiás, sobretudo, de quem mais precisa. Nessas 16 edições já realizadas e com mais de 40 parceiros, contabilizamos milhares de atendimentos que vão desde a área de saúde até a oferta de serviços jurídicos e todos eles gratuitos. Sem dúvidas, um legado que vamos deixar para o Legislativo estadual", analisou Lissauer.

Sobre as edições realizadas no primeiro semestre de 2022, o presidente da Alego destacou o cumprimento do que foi planejado e a convicção de continuidade da iniciativa. "Estamos encerrando este primeiro semestre de 2022 com a sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, com a missão e a certeza de que vamos avançar ainda mais nesse programa, que já se tornou referência para todo o País e que hoje é uma das grandes marcas da nossa gestão. Vejo que estamos no caminho certo", concluiu Lissauer Vieira.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem