Carteirinha do Sesc-DF: saúde, educação e cultura acessíveis a todos

Com mais de 400 mil credenciais ativas, o serviço pode ser adquirido nas unidades da entidade ou pela internet, via site ou aplicativo



Manifestação de apreço. Esse é um dos singelos significados da palavra dedicação – segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa -, que resume de forma assertiva o rol de vantagens que o Serviço Social do Comércio (Sesc) oferece não apenas aos comerciários, mas à população em geral. A partir do credenciamento na entidade, as pessoas têm à disposição diferentes serviços em áreas como saúde, cultura, esporte e lazer.

O credenciamento nada mais é do que portar a carteirinha do Sesc. Com o documento em mãos, é possível, por exemplo, ter atendimento médico – que vai de exame a consultas -, fazer academia, aprender a nadar ou a jogar tênis e ir a clubes. E o melhor: tudo isso a valores acessíveis. A credencial pode ser adquirida em qualquer uma das oito unidades do Sesc em Brasília (DF) ou pela internet, via site ou aplicativo.

Entre os 400 mil credenciamentos ativos está o da dona de casa Fernanda Aparecida, beneficiária das vantagens da carteirinha há aproximadamente 20 anos. Durante esse período, já usufruiu de atendimento médico em áreas como odontologia, oftalmologia, e exames como o de mamografia. Segundo ela, o mais atrativo no serviço é a questão do valor.

Além do cuidado com a saúde, nos fins de semana Fernanda valoriza mesmo são as idas ao clube. Portadora da carteirinha do tipo comerciária, ela vai ao espaço em Taguatinga Sul e gosta de reservar uma churrasqueira para curtir com familiares e amigos. "Esse meu hábito fez com pessoas mais íntimas também sentissem interesse pela credencial, já que poderiam aproveitar melhor o lazer aqui na capital federal", conta.

Essa gama de vantagens condiz com a missão do Sesc de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social dos trabalhadores, familiares e comunidade. Ainda no campo de Saúde, a entidade investe em qualidade de vida por meio de ações de Educação em Saúde, Cuidado Terapêutico, Nutrição e Saúde Bucal.

O campo de Odontologia, inclusive, é referência, tanto pelo serviço prestado quanto pela equipe de profissionais. "Precisei fazer uma cirurgia na gengiva. Fui muito bem atendida, em um serviço impecável", afirma Fernanda.

Esporte do Sesc
Em espaços esportivos como academias, piscinas, pistas de atletismo, ginásios, quadras poliesportivas e campos de futebol, pessoas de todas as faixas etárias encontram uma estrutura bem equipada, acessível e sustentável, que propicia, também, a socialização. Esse é o programa Esporte do Sesc.

"Devido à alta procura pelas aulas de tênis, por exemplo, temos cuidado para que não se perca a qualidade do esporte, e o mesmo vale para a prática de futsal. Por outro lado, as atividades de hidroginástica são mais procuradas pelo grupo dos mais vividos, com idade igual ou superior a 60 anos, geralmente", aponta o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, reiterando a dedicação com a qual a entidade atende a todos.

Valcides também enfatiza o corpo profissional do grupo Sesc, que é preparado periodicamente para prestar um serviço de excelência. "Além disso, atualmente, estamos renovando o ambiente das academias."

Quem também aproveita os benefícios e indica o credenciamento é a profissional de Marketing, Lara Reina. "Especialmente hoje, vivemos um momento em que faltam acessibilidade e tempo. Então, com a carteirinha, torna-se possível usufruir de lazer e saúde. Sendo comerciário ou não, a credencial faz toda a diferença", frisa.  




Turismo em destaque
A partir do serviço de Turismo do Sesc-DF, é possível ainda que o credenciado participe das excursões e passeios da instituição, que proporcionam experiências com diversas culturas, tradições e culinárias.

O Sesc mantém uma rede de hotéis e pousadas em todas as regiões do país, que oferece hospedagem a preços acessíveis para quem tem a carteirinha. Só este ano, são 150 opções de excursões e viagens disponíveis.

EduSesc
No Sesc, a educação vai além da sala de aula. Todos os espaços são educativos e favorecem uma aprendizagem significativa. Assim, o estudante é protagonista do próprio processo de desenvolvimento, que parte das experiências e saberes particulares e o leva a um universo mais amplo de conhecimento.

Crianças, jovens, adultos e idosos encontram no Sesc um ambiente que promove o desenvolvimento integral e respeita as identidades culturais e os valores éticos e de cidadania. Por esse motivo, o Sesc oferta segmentos e modalidades da Educação Básica — Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Além disso, conta com projetos de educação complementar, como Criar Sesc, Sesc Ciências e cursos de idiomas, pré-Enem e pré-vestibulares. "As instalações educacionais do Sesc-DF estão passando por investimentos em tecnologia, a fim de que alunos sejam preparados para as profissões do futuro. Assim, as unidades de Ceilândia, Gama e Taguatinga Norte estão sendo renovadas", ressalta o diretor regional.

Grupo dos Mais Vividos
O Sesc-DF também trabalha com o intuito de promover a inclusão. Entre as opções de atividades, o Grupo dos Mais Vividos chama a atenção.

Na prática, os interessados participam de atividades físicas, cursos e palestras. "Não se trata de atividades tachadas pejorativamente como 'crochezinho'. Os afazeres anseiam prezar pelo exercício da memória, pela socialização e pela participação ativa do Sesc na vida de cada um deles", explica Valcides de Araújo.

Como fazer o credenciamento?
O documento pode ser feito tanto presencialmente quanto digitalmente por meio do aplicativo Sesc ou pelo site.

De qualquer maneira, é preciso apresentar, ou enviar pelo meio virtual, documentos básicos, como documento de identidade (RG); Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); carteira de trabalho e contracheque mais recente. Essa parte pode ser feita pelo link.

E quando a carteirinha vencer, basta o usuário ou dependente fazer a renovação do documento em qualquer unidade do Sesc, de forma gratuita.

Quem pode ter?
A credencial é destinada a qualquer pessoa, mas é gerada a partir de categorias. Sendo assim, são disponibilizados dois modelos de carteirinhas: plena e atividades, direcionadas a públicos distintos.

Plena:
Com acesso total aos serviços do Sesc em âmbito nacional, a credencial Plena é destinada aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com vínculo empregatício registrado em carteira de trabalho e os dependentes; funcionários temporários e estagiários em atividade em empresas de comércio de bens, serviços e turismo; aposentados do comércio; e aprendizes, estagiários e trabalhadores desempregados, por até dois anos após a data de rescisão.

Atividades:
Válida para o público geral, a credencial Atividades proporciona acesso limitado a determinados serviços do Sesc, somente no Departamento Regional de origem ou nos Polos de Referência do Departamento Nacional, desde que haja disponibilidade de vagas.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem