Profissionais de saúde encontram no empreendedorismo alternativa para crescimento na pandemia

A ortodontista Gabriela Viana investiu em especializações e bom relacionamento para crescer na pandemia
Divulgação

Efeito "zoom" ajudou a impulsionar serviços voltados à estética facial; empresas do setor observam aumento que passa de 65% no uso de tecnologias

A dentista Gabriela Viana, 30 anos, iniciou a carreira na odontologia trabalhando em uma franquia popular na cidade de Guarulhos (SP). A chance de empreender surgiu quando encontrou, nas palavras dela, uma “oportunidade que não podia perder”: a compra de um consultório odontológico por R$ 7 mil, valor atrativo para a área. “Minha primeira estratégia foi manter um bom relacionamento com meus primeiros pacientes, que me indicavam outros. Depois, comecei a agregar valor ao meu trabalho nas redes sociais, mostrando a minha dedicação nos cursos e especializações em ortodontia e harmonização orofacial. Após dois anos, meu consultório já era uma clínica, oferecendo vários serviços. Quando não cabiam mais cadeiras, abri minha segunda clínica em um bairro mais tradicional”, relembra.

Voltada para o atendimento de pacientes que procuravam alinhadores ortodônticos e estética facial, a dentista montou, junto com a clínica, um instituto de ensino para oferecer especialização em alinhadores, harmonização e gestão. “Aos 28 anos, estava com duas clínicas odontológicas e me tornei speaker da ClearCorrect, marca de alinhadores do grupo suíço Straumann, por ser a ortodontista com mais pacientes com alinhadores ortodônticos da marca. Em meio à pandemia, abri mais uma clínica e hoje tenho 22 profissionais trabalhando comigo e juntos, já realizamos mais de 2 mil atendimentos”.

O ortodontista e implantodontista Afonso Monteiro seguiu um caminho parecido. Também começou trabalhando em franquias mais populares, teve oportunidade de crescimento e começou a investir nas especializações em tecnologias avançadas, como os alinhadores transparentes. O reconhecimento começou em 2019, quando se tornou sócio da primeira clínica. Hoje, com dois espaços diferentes para atendimento, ele afirma que a atenção aos pequenos detalhes ajudou a ter sucesso na iniciativa de empreender. “Eu entendi e abracei a oportunidade quando ela apareceu. Comecei gerando valor ao meu trabalho, oferecendo tratamento diferenciado, rápido, previsível e estético”, conta Afonso.

Crescimento

Os alinhadores transparentes ganharam espaço no cenário incerto criado pela pandemia. Entre os motivos apontados para o crescimento estão o fato de serem mais discretos que os tradicionais braquetes, fáceis de higienizar e possibilitarem um resultado final mais rápido. “Um tratamento que duraria dois anos com o aparelho fixo, com os alinhadores pode ser finalizado em quatro meses. Além disso, por ser um tratamento digital, o paciente sabe como vai ficar ao final e o que está acontecendo em cada etapa do processo”, ressalta Gabriela. 

“As reuniões on-line fizeram com que as pessoas passassem longas horas em frente ao computador ou celular. Com isso, começaram a se olhar com mais frequência, admirar os outros e gerar comparações, e até de sentir vontade de mudar e melhorar a harmonia do rosto. Muitas vezes, o alinhamento dos dentes, ou seja, a parte funcional do sorriso, é essencial para melhorar o resultado final”, explica a dentista.

Um cenário que movimenta uma cadeia que é benéfica para pacientes, profissionais e indústria. No caso da ClearCorrect, uma planta dedicada exclusivamente a alinhadores foi inaugurada em Curitiba (PR), em plena pandemia. Para atender à demanda, uma nova linha de impressoras 3D, usadas no processo de fabricação dos alinhadores, foi adquirida e um terceiro turno de operações foi implantado. No novo espaço, o volume de produção pode chegar a seis vezes maior do que o atual. “Ainda há muitas oportunidades de crescimento. A pandemia trouxe a possibilidade de reinvenção para empresas e profissionais e é preciso estar atento a esse movimento”, comenta o diretor de Marketing e Educação da ClearCorrect para a América Latina, Alexandre Giglio.

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo, pertencente ao Grupo Straumann, com produção concentrada na fábrica em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões do dente, resultando na remodelação óssea.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BRB