Os benefícios da corrida: Tai Crossfit oferece “clube da corrida”, aula específica para a modalidade

 


Dados confirmam que correr regularmente diminui riscos de doenças e melhora aspectos emocionais, aumentando a longevidade. 

Sempre é tempo de chamar atenção para as consequências de ter um estilo de vida sedentário, que pode originar diversas doenças. No Brasil, durante o recente momento da pandemia, estima-se que aproximadamente 60% dos brasileiros se tornaram sedentários e 47% vivem assim desde antes. Por isso, o fim das restrições é também um convite à melhora da qualidade de vida.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. De acordo com médicos e profissionais da saúde, correr traz benefícios a diversos grupos: pessoas com colesterol alto, hipertensão e até com problemas cardíacos, além de reduzir o estresse e a ansiedade. 

O treinador da Tai Crossfit, Lucas Americano, explica o funcionamento do clube de corrida oferecido pelo crossfit e ressalta que começar a se exercitar com uma companhia pode ser uma ótima alternativa. De acordo com o treinador, o hábito se torna mais sólido quando assumimos o compromisso de treinar com outra pessoa, por isso, ele destaca o clube de corrida. “Serve para aprender e desenvolver a corrida, são dois coachs especialistas, com mais de 20 anos de experiência na modalidade, e eles ensinam técnicas específicas para ensinar os alunos a correr”, explica o professor. 

Além disso, o coach Daniel Aguiar, um dos treinadores especialistas em corrida, comenta o funcionamento do clube. “As aulas se iniciam com mobilidade e alongamentos específicos para a corrida. Em seguida, inicia-se um aquecimento geral, bem dinâmico, com objetivo de elevar a frequência cardíaca e aquecer. Na sequência, fazemos exercícios de força específica ou exercícios técnicos que ajudarão a melhorar gradativamente os gestos do corredor. Por fim, iniciamos o treino do dia, que pode ser uma corrida contínua ou corridas intervaladas”. “É uma modalidade voltada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico da corrida de média e longa duração (endurance running), bem como à melhora das respostas fisiológicas aos treinamentos de resistência cardiorrespiratória”, completa o profissional. Por fim, Aguiar orienta os futuros alunos a respeito das aulas. “É importante destacar que, para essa modalidade, é indispensável o uso de cronômetro individual, ou seja, traga sempre seu relógio e, claro, curta cada segundo de suas pernadas nos treinos. Apesar de não ser obrigatório, relógios específicos para corrida com GPS e FC (peitoral) são sempre muito bem vindos”.

É importante lembrar que os benefícios da prática regular de atividade física não são apenas físicos, mas também psicológicos e emocionais, alguns sendo instantâneos - como o alívio do estresse - e outros com resultados mais demorados, como mudanças físicas musculares perceptíveis. Além das já citadas, há ainda mais vantagens para aqueles que abandonam o sedentarismo:

·         Desperta a criatividade e a produtividade 

·         Melhora o humor 

·         Aumenta a autoconfiança

·         Reduz o risco de doenças físicas e psicológicas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem