Instituto de Pesquisa e Estatística substituirá Codeplan

A Codeplan será extinta e dará lugar ao IPEDF

Foto: Renato Santo.

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) substituirá a Companhia de Planejamento (Codeplan) no organograma do GDF. A extinção da Codeplan e a criação do novo Instituto está prevista no projeto de lei nº 809/2019, de autoria do Executivo, aprovado na noite desta terça-feira (10), durante sessão ordinária da Câmara Legislativa. O texto segue agora à sanção do governador Ibaneis Rocha.

Pela proposta, o IPEDF, pessoa jurídica de direito público, com autonomia administrativa e financeira, será vinculado à secretaria de Economia, e tem como objetivo “promover e disseminar informações sociais, econômicas, cartográficas, demográficas, georreferenciadas, geográficas, urbanas, rurais, regionais e ambientais para o Distrito Federal e prestar suporte na formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas”.

O Instituto atuará como instituição científica, tecnológica e de inovação, cabendo-lhe o desenvolvimento de pesquisas básicas ou aplicadas, de caráter científico e tecnológico, e o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos destinados a tecnologias de gestão que aumentem a eficácia e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Entre outras atribuições, compete ao novo órgão desenvolver e disseminar estudos e pesquisas aplicadas; produzir e organizar informações sociais, econômicas e ambientais sobre o território do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride); e subsidiar a formulação, acompanhamento e avaliação de planos, políticas e programas governamentais.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem