Governança corporativa impacta positivamente setor da construção civil

A construção civil está retomando seu crescimento. A prova é o PIB do setor que apresentou crescimento de 7,6% em 2021. Essa curva de crescimento tem sido amparada pela adoção das práticas da governança corporativa por parte das empresas.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) considera, dentro das melhores práticas de governança corporativa, que toda empresa deve ter:

·         respeito às adequações legais do empreendimento (normas, licenças, ampla conformidade);

·         código de ética que comprometa toda a organização (administração e colaboradores);

·         transparência econômica, financeira, gerencial e com dados das ações de preservação e otimização de valor;

·         equidade nos direitos e deveres dos sócios e demais partes interessadas.

Essa estrutura, quando bem organizada, consegue abranger e impactar todos os capitais do negócio (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental).

De acordo com o fundador da GoNext Governança e Sucessão, Eduardo Valério, quando construtoras e incorporadoras aplicam os pilares da governança corporativa elas cobrem pontos de risco que abalam os resultados comerciais e a reputação do negócio, como pagamentos impróprios, segurança de informações privilegiadas, fraudes em concorrências, atividades políticas, nepotismo etc.

O que a governança propõe?
A governança corporativa propõe estruturas organizacionais capazes de blindar os negócios da construção civil dos riscos mais comuns e mais complexos das políticas de compliance do segmento e deve ser encarada pelas construtoras como um processo vital para o bom desenvolvimento de todos os negócios da companhia.

O primeiro passo prático é orientar os proprietários e fundadores das empresas a desenvolverem um entendimento claro de quão distintos são os papéis do controlador, do gestor e do sistema familiar em cada negócio.

Saiba mais sobre Governança Corporativa no podcast GoNext Talk:

Episódio 01: Descomplicando a Governança Corporativa. Entenda o que é e como aplicar ao seu negócio by GoNext Talk (anchor.fm)

Sobre a GoNext Governança & Sucessão: consultoria especializada na implantação do sistema de governança corporativa e sucessão em empresas familiares. Fundada em 2010, atua com metodologia exclusiva para a profissionalização, elaborada a partir da experiência adquirida em aproximadamente 200 projetos atendidos no Brasil e nos EUA. A equipe de consultores desenvolve planejamento personalizado, de forma integrada aos objetivos e necessidades de cada cliente. A GoNext foi fundada pelo CEO Eduardo José Valério, com mais de 25 anos de experiência como executivo, tendo atuado como C-Level de grandes companhias brasileiras. https://gonext.com.br/ 

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem