Caixinha de Sentimentos: HESLMB promove dinâmica para fortalecer laços entre colaboradores

 A unidade da saúde de Goiás proporciona ambiente de descompressão e fortalece os laços da equipe médica

Ao longo da semana, é comum existir momentos de tensão e cansaço. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, atendem muitas pessoas no mesmo dia e possuem rotinas de trabalho intensas com plantões e situações que afetam o lado emocional. Assim,  o Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) visa aumentar a disposição e saúde mental da equipe e, para isso, estreou a “Caixinha de Sentimentos”.

A ação foi desenvolvida pela enfermeira e coordenadora da unidade, Jaqueline Leão. “Eu conheci a caixinha na faculdade, e sempre que precisávamos de um momento de descontração ou até mesmo de conhecimento, usávamos a caixinha para refletirmos de forma mais leve”, explica.

Bem-estar dos colaboradores

A dinâmica é bem simples. Dentro de uma caixa de sapatos reciclada e decorada, são colocadas perguntas que estimulam as emoções, como: “O que você mais gosta de fazer?”; “O que  faz você  feliz?”; “Quais são os seus objetivos profissionais?”; “Qual o cheirinho que você mais gosta?”, entre outras. É neste momento que as relações entre a equipe são trabalhadas, impactando positivamente o dia a dia no hospital.

Segundo Jaqueline, as mudanças são perceptíveis logo após a atividade. “Reservar um tempo para falar dos seus sonhos, de como se imagina no futuro, sobre sua profissão e a importância do atendimento, causa uma mudança positiva no humor da pessoa e percebemos que os colaboradores voltam ao trabalho com mais ânimo e disposição”.

Humanização enraizada na equipe

A preocupação do HESLMB é continuar oferecendo um atendimento humanizado de cuidados, atendendo à população de São de Montes Belos e região, com agilidade e respeito. Para isso, os profissionais da unidade passam por diversos treinamentos e exercícios que fortalecem a união e ética profissional.

“Esses projetos devem ser desenvolvidos em todas as áreas de trabalho. É exigido de nós muita responsabilidade e concentração, e esses momentos quebram a tensão, nos lembrando do nosso propósito e das coisas que realmente importam”, afirma Marina Freitas, colaboradora que participou da ação.

Durante as dinâmicas preparadas pela liderança e colaboradores da Gestão de Recursos Humanos (RH) da unidade hospitalar, o grupo aprende a ouvir, demonstrar confiança e reforçar laços de empatia. A partir disso, são instaurados os princípios usados para estabelecer a relação entre equipe e paciente. Além de contar com a capacitação dos profissionais e dedicação em proporcionar um serviço de qualidade para todos.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos

Texto por Dayelle Hadassa

Dayelle Hadassa - dayelle@ecco.inf.br

Yasmin Bernardes - yasmin@ecco.inf.br 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem