Pró-desporto Escolar diminuirá evasão nas escolas e formará atletas de alta performance

Projeto de Delmasso será discutido na Câmara e poderá se tornar Lei no Distrito Federal


Foto: Rogério Lopes.

O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Delmasso (Republicanos-DF), protocolou o projeto de lei Pró-desporto Escolar, que tem o objetivo de promover atividades esportivas nas escolas de educação básica. Para a execução do projeto, será criado o Plano Anual de Desenvolvimento do Desporto Escolar, no qual serão estabelecidas as diretrizes, como a implantação de núcleos para formar atletas, o apoio às equipes esportivas de Brasília e a realização de campeonatos com o apoio do poder público.

O Pró-desporto Escolar terá princípios estabelecidos, que vão nortear o programa. Inclusão social e estímulo à frequência e aproveitamento escolar são exemplos. Além disso, o mantimento de atletas de alto rendimento também é um fundamento do projeto. "Este projeto oferece alternativas ocupacionais e educacionais aos participantes, que são crianças, jovens e adultos, através da prática do desenvolvimento cultural, reduzindo a evasão escolar, violência urbana, e implementando formas de geração de renda aos envolvidos", disse Delmasso.

Para o deputado, problemas comuns da sociedade como a criminalidade e evasão escolar podem ser vencidos com o esporte nas escolas: "acreditamos que através do esporte bem direcionado nos estabelecimentos de educação básica conseguiremos criar ambientes favoráveis para combater a criminalidade e o uso das drogas, dificuldades no estudo, brigas familiares, violência, tendo como objetivo o desenvolvimento integral do indivíduo, utilizando a formação esportiva como ferramenta", afirmou. Para manter o projeto, serão destinados recursos públicos estabelecidos pelo Governo, além de emendas parlamentares próprias para esta finalidade, desde que cumprido os critérios para a implementação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem