$type=grid$count=5$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0$s=0

Caiado e Ibaneis Rocha afinam discurso durante inauguração de obra para ampliar o abastecimento da população de Goiás e DF

Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, mostraram que estão com discurso político afinado ...

Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, mostraram que estão com discurso político afinado durante inauguração do Sistema Produtor Corumbá nesta quarta-feira (06)

Foto: Paulo Henrique Carvalho.

Antes de lados opostos, Caiado e Ibaneis mostraram sintonia ao falarem da parceria entre as gestões visando o benefício da população de Goiás e do entorno de Brasília.

"Caiado tem feito um belíssimo trabalho. Destacadamente , é um dos melhores governadores que já passaram por Goiás. Acompanho com prefeitos a região, a satisfação, como melhorou a segurança, a saúde. É um trabalho que tem de ser valorizado por toda essa região", reconheceu Ibaneis.

O governador de Goiás devolveu o elogio e destacou que qualquer divergência política não pode ficar acima dos interesses da população do DF e do povo goiano. "Nós não podemos ter disputa no momento em que o beneficiário é o cidadão. Essa região é limítrofe, é região onde tem que existir uma gestão parceria. Aqui qualquer tipo de problema causa uma consequência direta ao cidadão", comentou Caiado.

Prometido e "inaugurado sem água" em cinco ocasiões, Sistema Corumbá é entregue em funcionamento após governos das duas unidades da federação executarem os 44% restantes da obra. Foram investidos R$ 440 milhões na obra. Recursos necessários para que o DF não volte a viver tempos de racionamento, como o atravessado por um período de dois anos entre 2017 e 2018.

O Distrito Federal e o estado de Goiás deram um grande passo na ampliação do abastecimento de água à população nesta quarta-feira (6). Foi inaugurado o Sistema Produtor Corumbá, que vai levar água potável a aproximadamente 1,3 milhão de pessoas nas duas unidades da federação e garantir o abastecimento por pelo menos mais 30 anos.

Participaram da cerimônia os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado; o vice-governador do DF, Paco Britto; os presidentes das companhias de saneamento do DF (Caesb), Pedro Cardoso, e de Goiás (Saneago), Ricardo Soavinski; entre outras autoridades.

No DF, a obra atende diretamente cerca de meio milhão de pessoas que moram nas cidades do Gama, Recanto das Emas, Santa Maria e Riacho Fundo II.

"Disse à minha equipe que não quero ser o governador que vai entregar a obra sem a água, eu quero a água lá dentro. E agora, juntos, Distrito Federal e Goiás, conseguimos entregar essa obra. Estamos dando o que a população merece: saneamento e água de qualidade", comentou o governador Ibaneis Rocha.

Para o governador Ibaneis Rocha, a obra representa o desenvolvimento de uma região em constante crescimento. "O DF passou por uma grande crise hídrica, todos se recordam, e o que nós tínhamos naquele tempo era só promessa. Disse à minha equipe que não quero ser o governador que vai entregar a obra sem a água, eu quero a água lá dentro. E agora, juntos, Distrito Federal e Goiás,  conseguimos entregar essa obra. Estamos dando o que a população merece: saneamento e água de qualidade", afirma.

Quando assumiram os governos no DF e em Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado encontraram a obra com 56% de execução. Juntas, as unidades da federação aceleraram os trabalhos para que ela fosse entregue com água para a população.

"É um dia de alegria hoje. Fizemos os 44% restantes da obra. Eu sempre digo que só entrego obra completa. E essa é uma obra maiúscula, que traz segurança hídrica", complementa o chefe do executivo goiano.

O presidente da Caesb, Pedro Cardoso, avalia que "a sinergia das duas empresas resultou numa obra de grande importância para o Entorno Sul e boa parte do DF". Segundo o presidente da companhia, tirar a obra do papel foi um grande desafio.

O que é o Sistema Corumbá?
No DF, a obra atende diretamente cerca de meio milhão de pessoas que moram nas cidades do Gama, Recanto das Emas, Santa Maria e Riacho Fundo II | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

O Sistema Produtor de Água do Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV e distribuição para cidades do DF e Goiás.

A obra reforça e amplia o abastecimento de água tratada nos municípios goianos de Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Novo Gama, e da região sul do Distrito Federal, que inclui as cidades de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo II, além de áreas em processo de consolidação, como o Setor Habitacional Ponte de Terra e o Setor Meirelles.

Brasília ocupa posição de destaque nos principais indicadores de saneamento das capitais. No indicador de atendimento total de água, o índice obtido foi de 99%

Toda a parcela oeste do DF e a cidade de Águas Lindas de Goiás também serão beneficiadas, com a geração de excedentes no Sistema Descoberto, um dos que atendem ao DF.

O ponto de captação de água no reservatório de Corumbá IV fica no município de Luziânia (GO), sendo a área coberta por um lago de 173 quilômetros quadrados, o equivalente a 22 campos de futebol oficiais, como o do estádio Mané Garrincha, em Brasília.

A partir desta etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia, e segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água Corumbá.

A partir daí, a água é encaminhada por meio de redes de distribuição para os dois estados.

Parceria
A Caesb e a Saneago executaram juntas a adutora de água bruta do empreendimento, composto por uma tubulação de aço com diâmetro de 1.200 mm e capacidade de 2.800 litros/segundo. Foram feitos 12,3 quilômetros de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 quilômetros de comprimento até a Estação de Tratamento de Água Corumbá, executados pela Caesb.

Quando assumiram o governo no DF e em Goiás, Ibaneis Rocha e Ronaldo Caiado encontraram a obra com 56% de execução. Juntas, as unidades da federação aceleraram os trabalhos para que ela fosse entregue com água para a população | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A captação e a Estação Elevatória de Água Bruta, que possuem quatro conjuntos de bombas centrífugas, motores de 5.700 cv e capacidade de 2.800 litros/segundo de água, foram executadas pela Saneago, bem como 34 quilômetros de linhas de transmissão e uma subestação elétrica 138 kV.

Já a Estação de Tratamento de Água Corumbá (ETA), as elevatórias e as adutoras de água tratada foram construídas pela Caesb. A ETA Corumbá tem capacidade para tratar até 2.800 litros/segundo de água na primeira etapa e usará processo de tratamento por coagulação, floculação, clarificação e filtração. Dentro do DF, a água será bombeada até a cidade de Santa Maria, de onde será distribuída para a população.

DF sobe em ranking de saneamento
Vale lembrar que Brasília ocupa posição de destaque nos principais indicadores de saneamento das capitais. No indicador de atendimento total de água, o índice obtido foi de 99%. Já o indicador de atendimento total de esgoto mostra que 89,48% dos habitantes do DF têm coleta de esgoto.

Quando o índice analisado é a porcentagem do esgoto tratado por água consumida, Brasília alcança 82,28%. Segundo a Caesb, quando comparado o volume de esgoto coletado e tratado, o índice chega a 100%.

Brasília é a 15ª cidade no ranking de saneamento básico no país, e a 3ª entre as capitais. Segundo a Caesb, os investimentos na ordem de R$ 1,26 bilhão nos últimos anos colaboraram para aumentar a disponibilidade de água para a população.

Como funciona?
A implantação foi realizada pelo Consórcio Corumbá, firmado entre a Saneago e a Caesb. Ao todo, foram construídos: Estação de Tratamento de Água, Estação Elevatória de Água Bruta, 27,7 quilômetros de adutora, 38 quilômetros de linha de transmissão e subestações de energia elétrica.

A água é captada no Lago Corumbá IV; passa pela Estação Elevatória de Água Bruta, na cidade de Luziânia; segue caminho, por meio de adutoras, até a Estação de Tratamento de Água, localizada em Valparaíso; e, depois de tratada, é encaminhada por meio de redes de distribuição para os imóveis.

Ao trazer segurança hídrica para as cidades atendidas, a obra possibilita o desligamento de poços tubulares na região, que frequentemente geram problemas de desabastecimento e questões de baixa qualidade de água. O Sistema Produtor Corumbá pode colaborar com a melhoria desses indicadores operacionais, como: qualidade e eficiência. O objetivo geral da obra é buscar maior eficiência e a entrega de melhores resultados. O sistema pode ser ampliado para a vazão de 5.600 litros por segundo, dobrando a população beneficiada.

COMENTÁRIOS

Neoenergia
Nome

# Na Hora do Brasil,1185,#ESG,1,#Futuro,1,#governança,1,#GreenPlac,1,#Hetrin #Acreditação #Saúde,1,#meioambiente,1,#sobradinhoDF,2,1 ano,1,1000° Altas,1,20 de março,1,61 99807-2015 Zap da Redação,1948,Abad,1,Abril Verde,1,Ação social,4,Acidentes,1,ACLS,1,Acolhimento,5,Acreditação,2,Administração,1,Adolescentes,1,Aedes aegypti,2,Afetivo,1,agro,1,álcool,1,alimentação saudável,5,Aline Sleutjes,2,Alta,2,Altas,118,Alzheimer,1,Ambulatório,5,Amor além do vidro,1,Amor cantado,17,ampliação,1,Aniversário,3,Aparecida de Goiânia,1,Aplicativos,1,Aprovação,1,Aprovado,1,Asas,1,asperbras,10,Asperbras.,1,Assessoria de imprensa,1,Assessoria e Comunicação,1,Assistência,1,Assistência social,2,atacadistas,1,atacarejo,2,Atendimento,5,atendimento médico,1,Atendimento psicológico,1,Atendimentos,4,Automobilismo,1,Automóveis,2,Avanços,1,Bactérias,1,Balança Comercial,1,Battle of Sotiras,1,Bebe,1,Bebê,1,beleza,1,bichinhos de estimação,1,Blockchain,1,bonolat,3,bonolat enriquecido,1,bonolat zero lactose,1,brasi,1,brasil,524,Brasil Certo,50,Brasilia,50,Brasília,872,brb,2,Brigada de incêndio,1,cachorro,1,cadeirantes,1,Caesb,1,Caiado,1,Caipirinha,1,caldeira,1,calor,1,Câmara de Comércio Brasil-Canadá,1,Campanha,1,Canadá,1,câncer,4,Câncer infantil,1,Capacidade produtiva,1,capacitação,1,capadr,1,Capital Projects Podcast,1,caravana do leite,1,Carnaval com sabor e saúde,1,Carolina Pepitone,2,carreira,2,casa nova,1,Casamento,1,CCBC,1,Ceia de Natal,3,Ceilândia,1,Central de monitoramento,1,Centro Cirúrgico,1,Centro Obstétrico,1,Certificado,1,cesta básica,1,chikungunya,1,Chocolate da Chef,100,chuva,1,chuvas,1,Cidades,686,Cinema,2,cirurgia,7,cirurgia de prótese,2,cirurgia ortopédica,2,Cirurgias,3,CLDF,2,CLT,1,Colaboradores,1,Colorretal,1,combate ao câncer de próstata,1,Comércio Exterior,1,comida na mesa,1,comper,3,Compliance,1,compras de mercado,3,Comunicação,1,Condomínios,166,conforto,1,congresso,1,Consultoria,1,Contador de histórias,1,Contratação,1,Contratações,1,Controlar,1,CoronaVac,1,coronavírus,102,Correção,1,corrupção,1,Covid-19,4,covid19,5,CPI dos Bingos,1,CRE,1,Creche,1,Creche Pingo de Ouro,1,Crescimento profissional,1,Criança,1,Crianças,3,CTVA,1,Cuidar e Amparar,1,culinária saudável,2,Cultura,19,Cyro de Melo,6,Delegado Cristiomário,1,Delmasso,4,dengue,2,dependência,1,Deputada,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Deputado Castelo Branco,1,Detran-DF,114,Dezembro Laranja,1,Dia C,1,Dia da Cachaça,1,Dia da Cerveja,1,Dia das Mães,1,Dia do Café,1,Dia do Hambúrguer,1,Dia do Queijo,1,Dia dos Namorados,1,Dia Internacional das Mulheres,1,Dia Mundia da Osteoporose,1,Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez,1,Dicas,144,Disciplina para vencer,1,distribuidores,1,Distrito Federal,586,Diversão na pandemia,1,Doação,3,Doação de Sangue,2,Doença,1,Down,1,drogas,1,Ecco,2,Ecco 18 anos,1,Economia,282,Educação,334,Eleições 2022,3,Emocional,1,empreendedorismo,6,Emprego,1,Empregos,2,Empregos no DF,5,Empresário,2,Enfermagem,2,entorno,1,equipe de segurança,1,Equipe multidisciplinar,1,Escola,1,Espirito Santo,99,Esportes,3,Estágio,1,estética,1,Eventos,210,Exames,1,executivo,1,Família,3,Fantasias,1,Farmácia,1,Festa,1,festa de aniversário,1,FESTA JUNINA,1,Festas,1,Festival de Fraldas,1,Fevereiro,1,Fevereiro laranja,1,Fevereiro roxo,1,Fibromialgia,1,Filme,1,Fintechs,1,Fisioterapia,2,fístula broncopleural,1,Flávia Arruda,1,Fonoaudiologia,1,força,1,Formosa,6,fort atacadista,20,Fórum Mulheres na Política,1,Fred Mayrink,1,frio,1,frutas,1,Game,1,gastronomia,9,gato,1,GCN,1,Gêmeas,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestores,1,Glaustin da Fokus,2,Goias,51,Goiás,111,Gratidão,1,Gravações,1,greenplac,3,Gripe,2,grupo asperbras,1,Grupo Pereira,1,Guiga Peixoto,1,Hanseníase,1,HCN,23,HEF,15,HEL,39,HESLMB,15,Hetrin,7,Higienização,1,Hormônios,1,Hospitais,17,Hospital,8,Hospital Estadual de Formosa,9,Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos,1,Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano,1,HRL,31,humanização,1,HUTRIN,1,Ibaneis,1,Ilizarov,1,IMED,137,Importância,1,Inauguração,2,INCA,2,inclusão,1,Infraestrutura,1,Inovação,1,Internacional,4,Investimentos,1,IST,1,Izalci,1,Janeiro Branco,1,Janeiro Roxo,1,Jataí,1,JBS,1,Jornada,1,Jornalismo,1,Jornalista Paulo Melo,552,josé maurício caldeira,5,josé roberto colnaghi,3,Jovens,5,Juventude,2,kit escolar,1,Kit Higiene pessoal,1,lanche em casa,1,Laranja,1,ldo,1,Leandro Baccari,1,lei de diretrizes orçamentárias,1,leite bonolat,1,Leitos,3,Lesões,1,Leucemia,1,lide talks,1,liquidações,1,lista de compras,1,Lúpus,1,Luziânia,17,Maio Amarelo,1,Mãos,1,Marketing,1,marmitas,1,Maternidade,2,mdf greenplac,1,Medicação,1,Medicamentos,1,Medicina,2,Médicos,1,melhoriasc,1,mercado,1,mercado de trabalho,4,mercado para deficientes,1,Mercado Pet,1,Mês da Mulher,1,método russo,1,Minas Gerais,49,Ministério da Infraestrutura,1,modernos,1,mulher,1,mulher empreendedora,2,multiplan,2,Mundo,264,Musica,1,música,1,Musicoterapia,1,Na Hora,392,Na Hora do Brasil,3098,Nascimento,1,Natal,3,Natal em família,1,natal milionário,1,Naura Schneider,1,Negócios,54,Neonatal,2,news,659,noticias,1314,notícias,1094,Novembro Azul,2,Novidades,1,Novo procedimento,1,novos leitos,1,novos produtos bonolat,1,Ômicron,2,OMS,2,ONA,2,Opiniao,110,OPINIÃO,217,oportunidade,150,Orientação,1,Ortopedia,1,ossos,1,Outubro Rosa,2,Paciente,1,pacientes,2,Painel,1,pandemia,11,Papai Noel,1,Páscoa,1,PCD,1,Pediatria,1,Pediátrica,1,Pedido de casamento,1,Perfil,1,pessoas em situação de rua,1,pets em casa,1,Pfizer,1,Playtoearn,1,Podcast,1,Política,15,Portal Na Hora do Brasil,1104,preço baixo,1,prematuro,1,Prêmio,1,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Prevenção,3,Processo seletivo,1,Produção,1,Profissionais,2,programa FOCO NACIONAL,1,Projeto de Lei,1,Projetos de Capitais,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoção de verão,1,promoções,2,pronto-socorro,1,Prontuário,1,Prosperi,1,protagonismo feminino,1,Psicologia,2,Psiquiatria,1,Quick Trade Facts,1,readequação de leitos,1,Recém-nascido,1,Recorde,3,recorde de atendimento,1,Recuperação,2,Reencontro,1,Reforma,1,Regionalização,1,regulação estadual,1,Responsabilidade,1,reunião,1,Rio de Janeiro,49,Robério Negreiros,2,Roupas,2,Roxo,1,salários,1,São Luís,1,São Luís de Montes Belos,1,São Luís de Montes Belos atendimento médico,1,São Paulo,49,Saúde,167,Saúde Goiás,4,SBACV,1,Secretária,1,secretaria de saúde,1,Segurança,13,Segurança do Paciente,2,SES,2,Sesc,1,Setembro Amarelo,2,shoppings centers,1,Silvania Dal Bosco,2,Silvicultura,1,Simpósios,1,sleutjes,1,Solidariedade,3,solteirice,1,Soraya Thronicke,1,Sorteio,2,sorteio de brindes,1,sorteio de carros,3,sorteio de prêmios,2,Startups,2,sucos refrescantes,1,sudoeste goiano,1,superação,1,SUS,3,Sustentabilidade,1,Tarcísio de Freitas,1,Tecnologia,8,Terapia,1,Terceira Idade,1,Tireoide,1,token,1,tomografia,1,Torácica,2,Trabalho,5,trabalho para deficientes,1,Trânsito,1,transporte,1,Tratamento,1,Traumas,1,Triagem,1,Troco Solidário,2,Tuberculose,1,UCIN,1,Uniformização,1,UPA,1,Uruaçu,5,UTI,12,Vacina,1,Vacinas,3,Vagas,3,vagas abertas,1,Vagas em Brasília,1,valorização pessoal,1,Vander Aloísio Giordano,2,vander giordano,1,Vanderlan,2,varejo,1,Varizes,1,Vencer na adversidade,1,Verão,1,vida em equilíbrio,1,vida saudável,2,Vídeos,1,Vidro,1,Vigilância,2,vigilância motorizada,1,violência sexual,1,Visitas,1,Vitamina D,1,Voluntariado,1,Webinar,1,www.nahoradobrasil.com.br,931,zika,1,
ltr
item
Na Hora do Brasil: Caiado e Ibaneis Rocha afinam discurso durante inauguração de obra para ampliar o abastecimento da população de Goiás e DF
Caiado e Ibaneis Rocha afinam discurso durante inauguração de obra para ampliar o abastecimento da população de Goiás e DF
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjlbjlcY8vLBPKPVFG0i9DpHoea1Uyzeqnac6vVsMe0Tkbxiuq8KS1njVyIjiQ_gy17PppjfU2wsouvxN7bEq4zCNtwEU5vEv9fx8SGeu4jR8CC2-dFkiEppPhhfP0mS5-A7AHzrI5NaeOKhoEgda55I2i9UXCfGXQGCmrbandia1D6wknWCg0E44SszA=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjlbjlcY8vLBPKPVFG0i9DpHoea1Uyzeqnac6vVsMe0Tkbxiuq8KS1njVyIjiQ_gy17PppjfU2wsouvxN7bEq4zCNtwEU5vEv9fx8SGeu4jR8CC2-dFkiEppPhhfP0mS5-A7AHzrI5NaeOKhoEgda55I2i9UXCfGXQGCmrbandia1D6wknWCg0E44SszA=s72-c
Na Hora do Brasil
https://www.nahoradobrasil.com.br/2022/04/caiado-e-ibaneis-rocha-afinam-discurso.html
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/2022/04/caiado-e-ibaneis-rocha-afinam-discurso.html
true
7395722977831339503
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo