Testagem rápida de IST’s implementa serviços médicos gratuitos do Caminhão da Saúde

Nos dias 2 e 3 de abril, a unidade móvel estará em Nerópolis para oferecer consultas médicas, ultrassonografias,  teste de glicose e aferição de pressão de graça para a população

Em mais uma ação, o Caminhão da Saúde estaciona nos dias 2 e 3 de abril na cidade de Nerópolis, no bairro Alto da Boa Vista.   O projeto assistencial é da Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS) e leva acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos. Moradores da cidade metropolitana poderão contar com consulta médica, exames de ultrassonografia com laudo médico na hora, fazer exames rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, aferir pressão e fazer teste de glicose.


O projeto assistencial tem iniciativa do  médico Dr. Cláudio Brandão, e oferece atendimento médico de graça e sem burocracia.  O trabalho começa às 7h da manhã com previsão de encerramento às 17h. Basta checar munido de documento pessoal, passar pela triagem e aguardar o atendimento. Depois da consulta, caso haja necessidade, o profissional realiza os exames, encaminhamentos e receitas. 


Uma das novidades do atendimento é a parceria com o Nuclaids - 

Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV/AIDS, ligado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), que junto com seus alunos, realiza a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis, ou DST's, como são mais conhecidas. Para o Dr. Cláudio, esse novo serviço tem forte apelo social, já que a maioria das pessoas não tem acesso ou sabem como realizar exames para detectar sífilis ou mesmo Aids, que são doenças silenciosas. "É importante lembrar que caso o exame seja positivo, nós emitimos um pedido de exame completo para o paciente com suspeita de alguma infecção". Além disso, ele ainda alerta para o trabalho de ajuda com as pesquisas da Universidade.  


Mais ajuda do Caminhão 

Uma das bandeiras do trabalho realizado é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente.  Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira,  também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde. Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista.  

 

Sobre o Caminhão da Saúde 

Idealizado pelo médico Dr. Cláudio Brandão, que além de médico, é advogado e professor universitário, o Caminhão da Saúde surgiu do desejo de levar atendimento de qualidade aos menos afortunados e de uma inquietação e desilusão com o modelo existente de atendimento médico existente. 

 

A unidade móvel de saúde foi a ferramenta ideal para colocar a ONG Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS) em andamento, literalmente.  Para isso, uma carreta foi adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas. Possui três espaçosos consultórios com mobiliário próprio, dando comodidade, aconchego e rapidez ao cuidar de pessoas em qualquer lugar. Basta estacionar e receber os pacientes.   Possui um consultório de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.  



 

Serviço 

Atendimento gratuito no Caminhão da Saúde 

Onde:  Nerópolis - Bairro Alto da Boa Vista 

2 e 3 de abril 

Horário: das 7h às 17h 

 

Exames de imagem gratuitos   

Ultrassonografia 

- Obstétrico

- Próstata 

- Abdômen Total 

- Urinário 

- Ginecológico 

- Eletrocardiogramas 

 

Aferição de pressão
Testagem rápida de glicose
Testagem rápida de IST's 


Créditos das fotos:
Acervo da AAS


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem