Em Novo Gama, Caiado vistoria obras de abastecimento de água

Trabalhos tiveram início em novembro e devem ser concluídos até julho, encerrando espera de mais de seis décadas por água tratada em três bairros. Com investimento de R$ 10 milhões, ampliação irá beneficiar mais de 18,6 mil moradores. Governador Ronaldo Caiado durante vistoria às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Investimento beneficia moradores dos bairros Residencial Alvorada, Residencial Brasília e Residencial Paraíso


Foto: Lucas Diener.

O governador Ronaldo Caiado vistoriou, nesta quinta-feira (03), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado e receberam um investimento de R$ 10 milhões da atual gestão. Serão beneficiados com o novo sistema os bairros Residencial Alvorada, Residencial Brasília e Residencial Paraíso que, juntos, totalizam mais de 18.600 moradores. A previsão é que a obra seja entregue em julho.

"Uma coisa é a gente falar que está faltando água, outra é viver sem água. É totalmente diferente. Não ter condições de tomar um banho direito, de lavar as vasilhas direito, de ter uma água na torneira. Isso tudo é inadmissível. Eu não venho para dar ordem de serviço. Venho para vistoriar e para inaugurar uma obra pronta, funcionando. Esta é a marca do governo", reforçou o governador Ronaldo Caiado. Em Novo Gama, 99,7% da população já é beneficiada com água tratada, índice que deve aumentar com a entrega da obra.

"Firmamos o compromisso, concluímos os projetos, licitamos, contratamos a empreiteira, assinamos o contrato e estamos aqui já visitando as obras, no canteiro. Já começou. Não foi uma promessa, foi um compromisso firmado. Agora, por favor, acompanhem a obra também", falou o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, aos vereadores de Novo Gama e moradores do município.

Ampliação do sistema
Atualmente, a frente de trabalho está localizada no Residencial Brasília, com perfuração de um poço tubular profundo e implantação de dois reservatórios metálicos com capacidade de 350 mil litros. Além disso, também estão sendo construídos cerca de 25 quilômetros de redes de distribuição, uma adutora de água bruta com 2,1 quilômetros e uma estação elevatória de água bruta. Ao todo, serão incrementadas 943 ligações de água no setor, que até então não contava com abastecimento público.

"A gente está há 63 anos aguardando água potável", contou Carmeliana Silveira, merendeira e mãe de quatro crianças. "Eu já estava até querendo ir embora daqui porque era muita espera. Nesta idade, 62 anos, não tenho condições de esperar, porque o coraçãozinho pode até falhar", frisou a aposentada Maria Socorro de Assis.

No Residencial Paraíso, que receberá 160 ligações domiciliares, serão perfurados dois poços tubulares profundos e implantado um reservatório metálico, com 200 mil litros de capacidade. Também serão instaladas as redes de distribuição principais e secundárias, que somam 5 quilômetros; uma adutora de água bruta com 2,8 quilômetros; e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta.

Já no Residencial Alvorada, as ações da Saneago visam aumentar a disponibilidade de água e reforçar o abastecimento. Por isso, serão perfurados dois poços tubulares profundos na região. Será instalado ainda um reservatório metálico apoiado, com capacidade de 300 mil litros, e cerca de um quilômetro de adutora de água bruta, com o intuito de manter a regularidade no fornecimento de água.

Também acompanharam o governador durante a vistoria em Novo Gama o vice-presidente da Câmara Municipal local, José Lopes da Silva, além de demais autoridades políticas, servidores da Saneago e moradores da cidade.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem