Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás apresenta a sua nova Mesa Diretora

 

A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás retomou suas atividades parlamentares nesta quarta-feira, 02 de fevereiro, com apresentação da nova Mesa Diretora. Agora, a nova composição para o anuênio 2022 fica assim:

  Fotos: Cleben Lopes.
  
Presidente – Placido Cunha

Vice-presidente – Jorge Recife

1º Secretário – Tião da Padaria

2º Secretária – Maria do Monte

3º Secretário – Walison Lacerda

4º Secretário – Flávio Lopes


 
O presidente da Casa, vereador Placido Cunha, em seu discurso, destacou que inúmeros serão os desafios para o ano de 2022 e que muito é esperado de cada vereador, em suas proposições, discussões e deliberações.

Participaram do evento o Prefeito Pábio Mossoró, que usou a Tribuna para fazer uma prestação de contas do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás durante o ano de 2021. Presentes também a vice-prefeita Zeli Fritsche, secretários municipais, comunidade, servidores e imprensa.

A Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás refez sua história e atualmente é a Casa Legislativa Municipal referência no Entorno Sul, pelo compromisso com o cidadão e inovação.

No ano de 2021, a Câmara de Valparaíso de Goiás se aproximou mais da população valparaisense e com dedicação se empenhou para cuidar das áreas mais importantes, com Projetos de Lei e indicações para garantir um serviço público de qualidade, oferecendo voz ao cidadão, por meio dos diversos canais de manifestação.

Inovações realizadas em 2021:

– Reposicionamento da imagem da Instituição, tirando-a da esfera analógica
Diante da situação nunca antes vivida, em um momento tão difícil que foi o auge da pandemia, a Câmara de Valparaíso investiu em melhorias nas áreas digitais, no acesso à informação e na estrutura interna da Casa, aproximando mais de quem realmente importa: O CIDADÃO VALPARAISENSE.

– Implementação da TV Câmara de Valparaíso de Goiás
Um marco importante que possibilitou ao cidadão acompanhar as sessões, de casa ou do trabalho, em tempo real ou a qualquer hora.

 – Acessibilidade
A acessibilidade está presente tanto no espaço físico, que inclui a operação funcional do elevador, estendendo a proposta para os meios digitais, com as transmissões das sessões com janela de Libras, que nada mais é que um direito que deve ser assegurado e executado.

– Câmara Virtual
O mais recente investimento chegou com a implementação de um aplicativo para virtualização dos processos e demandas da Casa.

Com a ação, O Poder Legislativo de Valparaíso passou a ser pioneira no Estado de Goiás a implantar a Câmara Virtual para registro de presença, gerenciamento das proposições, indicações e votações dos Projetos de Lei, proporcionando mais transparência e agilidade para vereadores e servidores, assim como, mais organização dos processos internos.

Confira as novidades da Câmara Virtual e entenda as mudanças:

Para o Cidadão
Acompanhamento das apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar.

Para o Parlamentar
Através da plataforma, o vereador pode cadastrar o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete, acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registrou sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões.

Para os servidores (gabinetes, secretaria e comissões)

Facilidade no processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, (os documentos serão assinados eletronicamente);

Projetos de Lei registrados por áreas, sendo possível identificar o tempo da tramitação total e em cada setor ou comissão e a ocorrência de atrasados em cada divisão.

 Sustentabilidade
Com a Câmara Virtual a Instituição faz sua parte para proteção do meio ambiente, pois a utilização de papel será reduzida, contribuindo também com economia de recursos.
 
Capacitação dos servidores
A capacitação dos servidores também foi e continuará sendo uma das principais atenções da Casa para elevar o nível de qualidade dos serviços prestados à comunidade.
 
Nota inédita e positiva no quesito transparência
O acesso à Informação foi destaque em 2021. O layout do site institucional da Casa foi passou por melhorias, promovendo maior facilidade de acesso aos trabalhos dos parlamentares e organização do Portal da Transparência, resultando em números recordes na história legislativa no quesito transparência!

Os parlamentares durante o ano de 2021 realizaram:
– 1005 indicações
– Apresentaram 192 Projetos de Lei
– Aprovaram 148 Projetos
– 06  Projetos de Decreto Legislativo e 11 de resolução

Indicações – 79ª  Sessão Ordinária

Instalação de quebra-molas em quadra do bairro Jardim Céu Azul;

Troca de lâmpadas em ruas dos bairros Jardim Oriente e Uni morar;

Tapa-buraco nos bairros Santa Rita, Marajó, Parque Ipê e Jardim dos Ipês;

Roçagem e limpeza nos bairros Vila Isabel, Santa Rita, Marajó, Parque Ipê e Jardim dos Ipês;

Tapa-buraco no bairro Anhanguera B;

Roçagem nos bairros Ipiranga A e Valparaizo I;

Fiscalização da legalidade de obras em endereços especificados;

Auditoria para fiscalização das contas do SUSFIM;

Auditoria da vigência de contrato especificado;

Realização de abertura de Procedimento Administrativo Disciplinar de servidores envolvidos em denúncias;

Instalação com urgência de PSF no bairro Ipiranga A;

Implantação de sistema de esgoto no bairro Ipiranga A;

Construção de parada de ônibus em frente ao Centro Universitário Unidesc;

Doação de um terreno para a Sede da Academia Valparaisense de Letras.

 Apresentação de Projeto de Lei

Projeto de Lei de autoria do vereador Alceu Gomes, que pede atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares, aos doadores de sangue, órgãos, medula óssea e aos escritos no Registro Nacional de Medula Óssea.

Ordem do Dia
Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a política de prevenção e combate às amputações em pacientes diabéticos, de autoria do vereador Placido Cunha.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre a implantação do acompanhamento psicológico para Mulheres vítimas de violência, de autoria da vereadora Maria do Monte.
 
Primeira discussão e votação do projeto de lei que autoriza a implementação do modelo de escola técnica no sistema Municipal de Ensino, de autoria do Vereador Alceu Gomes.

Primeira discussão e votação do projeto de lei que dispõe sobre procedimentos para o acesso à informação no âmbito da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, de autoria do vereador Placido Cunha.

Câmara de Valparaíso de Goiás
Conectada com Você, Conectada com Valparaíso!

Texto: Juliana Gentila

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem