Hospital de Uruaçu anuncia novos espaços para atendimento psiquiátrico

 A novidade acontece, justamente, neste mês, em que é celebrada a campanha nacional do Janeiro Branco

 

Divulgação/SES-GO

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado no município de Uruaçu, está inaugurando, neste primeiro mês de 2022, oito leitos de clínicas psiquiátricas para atender os pacientes que necessitam de tratamentos relacionados ao bem-estar emocional. A novidade vem ao encontro do período de celebração da campanha nacional do Janeiro Branco, que propõe a conscientização sobre a importância da promoção e da proteção da saúde mental.

Com essa iniciativa, a população de Uruaçu e das regiões do entorno terá acesso, por meio do sistema de Complexo Regulador Estadual (CRE), a mais espaços de tratamentos psiquiátricos na unidade. “A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, por isso cuidamos e acolhemos os nossos pacientes que precisam de cuidados relacionados à mente”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina e Desenvolvimento – Imed, responsável pela administração do HCN.

No hospital, os pacientes são tratados por uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiros, assistente social, entre outros. “O paciente de saúde mental exige uma condução no atendimento diferente do que aqueles que são casos clínicos”, comenta João Batista da Cunha, diretor assistencial da unidade de saúde.

Ele explica, também, que há casos, por exemplo, em que a média de tempo de internação dos pacientes com problemas relacionados à saúde mental acaba sendo muito superior ao período dos casos de eventos clínicos. Por isso, a importância da iniciativa do HCN em inaugurar os novos leitos para essas pessoas que necessitam de atenção psiquiátrica.

Acolhimento

O atendimento é realizado com a ideia de acolher. Com base nisso, a proposta inicial é estabelecer vínculos para que os pacientes possam se abrir e, consequentemente, ser tratados. “Então, a equipe multiprofissional é inserida ao cuidado, como acontece, por exemplo, no serviço social e na psicologia”, pontua Marcelo Ramos, gerente de Enfermagem da unidade.

Outro ponto trabalhado é o atendimento humanizado. Nesse sentido, ele lembra do papel dos enfermeiros, destacando que esses profissionais buscam entender as necessidades dos pacientes, traçando um plano com as outras equipes para compor medidas de apoio, pois, desta maneira, podem estabelecer uma relação de confiança durante o tratamento.

“O profissional torna-se a referência dele [o paciente] fora do ambiente domiciliar, com este modelo conseguimos evitar práticas de contenção mecânica e química, além de otimizar o processo de alta”, completa Ramos.

Ele reforça, ainda, que as famílias dos pacientes podem ser inseridas nos cuidados como rede de apoio. De acordo com o enfermeiro, caso os parentes precisem de suporte com orientação os profissionais do hospital estão prontos para ajudar.

Cuidados com o colaborador

Além dos cuidados com os pacientes, o HCN também está desenvolvendo ações relacionadas ao Janeiro Branco para cuidar da saúde mental dos colaboradores. Nos dias 26 e 27 de janeiro, a unidade irá, inclusive, promover palestras voltadas às equipes profissionais.  

“Queremos conscientizar, também, nossos colaboradores sobre a importância da manutenção do bem-estar emocional. Afinal, cuidamos ainda melhor de todos quando estamos bem com nós mesmos”, finaliza Mariana de Ávila Maciel, Coordenadora Multiprofissional do HCN.

Assessoria de Comunicação:

Wandy Ribeiro  - Telefone: 11 – 96921-2403

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem