GovBR


Especialista aponta tendências do marketing para 2022

            Foi-se o tempo em que o marketing de varejo era considerado essencial somente para as grandes empresas. Graças aos constantes av...

      

Foi-se o tempo em que o marketing de varejo era considerado essencial somente para as grandes empresas. Graças aos constantes avanços da tecnologia, as ações para alcançar, impactar e convencer o público a querer conhecer o seu produto se tornou muito mais fácil, atrativo e barato. O que antes ficava restrito a somente os CNPJs que tinham condição de arcar com campanhas publicitárias de alto custo em TVs, rádios, sites, outdoors, hoje, com as redes sociais, plataformas de vendas online e de interação, proporciona ao pequeno e médio empreendedor, melhores oportunidade de vendas.

As ações voltadas ao marketing têm alcance ampliado com a digitalização de processos e com os avanços conquistados pela tecnologia, que nada mais é o caminho que leva os varejistas rumo a este objetivo: compra, onde especialistas seguem o que chamam de 4Ps que, juntos, formam marketing mix: produto, preço, praça e promoção, onde se trabalhados de forma correta, compõem a estratégia de marketing perfeita para o varejo.  Com a popularização da internet, o varejo precisou alterar as ações de marketing por dois motivos principais: acompanhar a velocidade do mercado e atender às expectativas e necessidades de um consumidor reinventado.

Mas, assim como todos os outros nichos da sociedade, essa percepção mudou devido a pandemia. A ideia segue até hoje, com um adicional importantíssimo: a tecnologia. Prova disso é que, dos mais de 8.200 profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil), mais de 80% afirmou que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital. Os dados fazem parte do relatório Global State of Marketing, que foi publicado pela empresa em novembro de 2021. 

Diante disto, e com toda a transformação digital que não parou um só dia, fez com que novas soluções fossem criadas para poder conhecer e convencer o novo perfil consumista da sociedade, e aí que entram as tendências de apostas do marketing de varejo para 2022,  onde alguns pontos cruciais necessitam de atenção quando a marca quer aproveitar o boom digital para crescer. 

Nesta lista, as tendências passeiam tanto pelo que as grandes empresas estão apostando, quanto pelas ferramentas e ações que pequenos e médios empresários podem promover. Contudo, o mais importante aqui é ajudar você a despertar uma sensibilidade em sua forma de pensar, para poder traçar estratégias e ideias inovadoras para o ano que se aproxima. 

A ascensão do vídeo


Do YouTube ao TikTok – passando pelos Reels e pelas lives, o vídeo ganhou relevância durante a pandemia. Este foi o canal de marketing que mais cresceu ao longo do último ano, seguido pelas redes sociais e anúncios digitais. A importância de investir em conteúdos de vídeo se dá pela interação e humanização do seu produto, algo que hoje é muito valorizado pelos clientes, visto que muitas ações perderam o ar de "natural''. 

Omnishopper

Se a forma de consumo mudou, o shopper também mudou. Ainda mais com vários novos estímulos gerados pelo marketing de varejo, online e offline. Hoje, as pessoas estão em busca de novas experiências e para isso elas precisam ser alcançadas com conteúdos e sugestões criativas. Atualmente, muitos consumidores estão atrás e valorizam os mais diversos modelos de compras, então porque não apostar estar presente e fazer um bom conteúdo em plataformas de compras coletivas, redes sociais, e-commerce, ações físicas em locais urbanos, aliadas a interatividade online com QR Codes com descontos espalhados por vários locais, entre outras ideias. 

Inteligência artificial 
É a capacidade que a máquina possui de tomar decisões inteligentes com base em opções preestabelecidas, sem precisar da interação humana. É um trabalho em conjunto com o machine learning: o sistema é abastecido constantemente com um banco de dados, podendo assumir funções que antes eram desempenhadas por pessoas. 

Aqui o destaque fica por conta das redes sociais e plataformas que oferecem a você a possibilidade de poder fazer um “anúncio pago”, para poder alcançar novas pessoas. A partir desta ação, a inteligência artificial vai passar a avaliar qual melhor usuário ela vai poder entregar a sua publicidade, a partir de uma avaliação do que ela pesquisa, onde ela está, o que costuma comprar, entre vários outros critérios para poder ser assertivo na hora da entrega. Você quer um exemplo? 

Quando os programas de assinatura on demand como Netflix e Spotify fazem sugestões de filmes, seriados e músicas de acordo com suas preferências e histórico de visualização, tenha certeza de que existe big data por trás de tudo isso.

Realidade aumentada 

Lembra do Pokémon Go? É um ótimo exemplo de realidade aumentada, também conhecida como RA. Ainda pouco explorada pelo comércio brasileiro, a realidade aumentada ainda é uma grande oportunidade para você se diferenciar e sair na frente dos seus concorrentes. Por exemplo, já imaginou poder provar uma roupa e vê como ela fica no seu corpo, mas sem sair de casa? Esse é um dos atrativos da realidade aumentada, onde a partir de uma foto ou câmera você pode ter essa experiência, que inclusive, linka com o que falamos agora a pouco no ítem Omnishopper.

Metaverso 

O metaverso, universo virtual, promete ser "o novo capítulo da Internet". Sua proposta é espelhar o mundo real no ambiente virtual, onde as pessoas poderão interagir por meio de avatares 3D e a partir de tecnologias como realidade virtual e aumentada. Há pouco mais de duas semanas, o Festival Curta Brasília, realizou sua segunda mostra de curtas em seu metaverso, onde os usuários andavam por salas de cinema, e podia escolher qual filme assistir, qual debate participar, além de ler cartazes e sinopses de filmes, algo muito semelhante ao que fazemos quando vamos no cinema. Agora, já pensou em poder andar pela sua loja favorita onde a estrutura, as araras com roupas e até mesmo uma atendente vai estar lhe atendendo, mas de forma virtual? Pois, é, esse é um grande exemplo do que esta tecnologia visa explorar e o varejo já está de olho em como viabilizar isso. 

Por: Amanda Oseki, professora do curso de pós-graduação em marketing da Estácio Brasília

COMENTÁRIOS





Neoenergia
Nome

# Na Hora do Brasil,319,1 ano,1,1000° Altas,1,61 99807-2015 Zap da Redação,1948,Abad,1,Ação social,3,Acidentes,1,Acolhimento,4,Adolescentes,1,Aedes aegypti,1,agro,1,alimentação saudável,4,Aline Sleutjes,2,Alta,2,Altas,115,Ambulatório,3,Amor além do vidro,1,Amor cantado,10,Aniversário,2,Aparecida de Goiânia,1,Aprovação,1,Aprovado,1,Asas,1,asperbras,6,Asperbras.,1,Assessoria de imprensa,1,Assessoria e Comunicação,1,Assistência social,2,atacadistas,1,atacarejo,1,Atendimento,2,Atendimentos,4,Automobilismo,1,Automóveis,2,Battle of Sotiras,1,Bebê,1,beleza,1,bichinhos de estimação,1,Blockchain,1,bonolat,2,bonolat enriquecido,1,bonolat zero lactose,1,brasi,1,brasil,522,Brasil Certo,50,Brasilia,50,Brasília,872,brb,2,Brigada de incêndio,1,cachorro,1,cadeirantes,1,Caesb,1,Caiado,1,Caipirinha,1,caldeira,1,calor,1,câncer,2,capacitação,1,capadr,1,caravana do leite,1,Carnaval com sabor e saúde,1,Carolina Pepitone,2,carreira,1,casa nova,1,Casamento,1,Ceia de Natal,3,Ceilândia,1,Certificado,1,chikungunya,1,Chocolate da Chef,100,chuva,1,Cidades,685,Cinema,2,cirurgia,2,Cirurgias,2,CLDF,2,combate ao câncer de próstata,1,comida na mesa,1,compras de mercado,2,Comunicação,1,Condomínios,166,congresso,1,Consultoria,1,Contratação,1,CoronaVac,1,coronavírus,102,corrupção,1,Covid-19,3,covid19,5,CPI dos Bingos,1,CRE,1,Creche,1,Creche Pingo de Ouro,1,Crescimento profissional,1,Crianças,1,Cuidar e Amparar,1,culinária saudável,2,Cultura,18,Cyro de Melo,6,Delegado Cristiomário,1,Delmasso,4,dengue,1,Deputada,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Deputado Castelo Branco,1,Detran-DF,114,Dezembro Laranja,1,Dia da Cachaça,1,Dia da Cerveja,1,Dia do Café,1,Dia do Hambúrguer,1,Dia do Queijo,1,Dia dos Namorados,1,Dia Mundia da Osteoporose,1,Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez,1,Dicas,144,Disciplina para vencer,1,distribuidores,1,Distrito Federal,585,Diversão na pandemia,1,Doação,1,Doação de Sangue,1,Doença,1,Down,1,Ecco,2,Ecco 18 anos,1,Economia,281,Educação,333,Eleições 2022,1,empreendedorismo,6,Empregos,2,Empregos no DF,4,Enfermagem,1,Equipe multidisciplinar,1,Espirito Santo,100,Esportes,3,estética,1,Eventos,210,executivo,1,Família,3,Farmácia,1,Festa,1,FESTA JUNINA,1,Festas,1,Festival de Fraldas,1,Filme,1,Fisioterapia,1,Flávia Arruda,1,Fonoaudiologia,1,fort atacadista,18,Fórum Mulheres na Política,1,Fred Mayrink,1,frutas,1,Game,1,gato,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,Glaustin da Fokus,2,Goias,50,Goiás,94,Gratidão,1,Gravações,1,greenplac,2,Gripe,2,grupo asperbras,1,Grupo Pereira,1,Guiga Peixoto,1,Hanseníase,1,HCN,6,HEF,4,HEL,25,HESLMB,8,Hetrin,4,Hospitais,4,Hospital,3,Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos,1,Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano,1,HRL,31,HUTRIN,1,Ibaneis,1,IMED,80,Importância,1,Inauguração,2,INCA,1,inclusão,1,Internacional,1,Izalci,1,Janeiro Branco,1,Janeiro Roxo,1,Jataí,1,JBS,1,Jornalismo,1,Jornalista Paulo Melo,552,josé maurício caldeira,4,josé roberto colnaghi,2,Jovens,3,Juventude,2,kit escolar,1,lanche em casa,1,ldo,1,Leandro Baccari,1,lei de diretrizes orçamentárias,1,leite bonolat,1,Leitos,1,lide talks,1,liquidações,1,lista de compras,1,Luziânia,17,Marketing,1,mdf greenplac,1,Medicação,1,Medicamentos,1,mercado de trabalho,4,mercado para deficientes,1,Mercado Pet,1,Mês da Mulher,1,Minas Gerais,50,Ministério da Infraestrutura,1,modernos,1,mulher empreendedora,2,multiplan,2,Mundo,264,Na Hora,392,Na Hora do Brasil,2710,Natal,3,Natal em família,1,natal milionário,1,Naura Schneider,1,Negócios,54,news,659,noticias,1314,notícias,1094,Novembro Azul,2,novos produtos bonolat,1,Ômicron,2,OMS,1,ONA,1,Opiniao,110,OPINIÃO,216,oportunidade,150,ossos,1,Outubro Rosa,2,pacientes,1,Painel,1,pandemia,11,Papai Noel,1,Páscoa,1,PCD,1,Pedido de casamento,1,Perfil,1,pets em casa,1,Pfizer,1,Playtoearn,1,Política,13,Portal Na Hora do Brasil,773,preço baixo,1,Prêmio,1,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Prevenção,1,Processo seletivo,1,Profissionais,2,Projeto de Lei,1,promoção,1,Promoção de fraldas,1,promoção de verão,1,promoções,2,Psicologia,1,Psiquiatria,1,Recorde,3,Recuperação,1,Reencontro,1,Rio de Janeiro,50,Robério Negreiros,2,São Luís,1,São Luís de Montes Belos,1,São Luís de Montes Belos atendimento médico,1,São Paulo,50,Saúde,147,Segurança,11,Segurança do Paciente,1,Sesc,1,Setembro Amarelo,2,shoppings centers,1,Silvania Dal Bosco,2,sleutjes,1,Solidariedade,1,solteirice,1,Soraya Thronicke,1,Sorteio,2,sorteio de brindes,1,sorteio de carros,3,sorteio de prêmios,2,sucos refrescantes,1,sudoeste goiano,1,superação,1,Tarcísio de Freitas,1,Tecnologia,5,Terceira Idade,1,token,1,Trabalho,3,trabalho para deficientes,1,Triagem,1,Troco Solidário,1,Uniformização,1,UPA,1,Uruaçu,5,UTI,2,Vacinas,3,Vagas,2,vagas abertas,1,Vagas em Brasília,1,valorização pessoal,1,Vander Aloísio Giordano,2,vander giordano,1,Vanderlan,2,Vencer na adversidade,1,Verão,1,vida em equilíbrio,1,vida saudável,2,Vidro,1,violência sexual,1,Visitas,1,Vitamina D,1,www.nahoradobrasil.com.br,931,zika,1,
ltr
item
Na Hora do Brasil: Especialista aponta tendências do marketing para 2022
Especialista aponta tendências do marketing para 2022
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhwQrwqd_vR5X9rK3vcJBMHd9HFTirEDn7BvTg0JzS7UhEVtt-bxueDsk8hKgwJ8w-j0cBZrj0QJq5GpqN2rnnE5Z_C2WxQy2kshLjSeA0XdX2p4IsQ2vxnWF7PIw4typqShvRrL4_Or9MhCa34q-3eYmkyG7Jltf5k8if9tEDfqjW_zRiqlRUstkiY=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhwQrwqd_vR5X9rK3vcJBMHd9HFTirEDn7BvTg0JzS7UhEVtt-bxueDsk8hKgwJ8w-j0cBZrj0QJq5GpqN2rnnE5Z_C2WxQy2kshLjSeA0XdX2p4IsQ2vxnWF7PIw4typqShvRrL4_Or9MhCa34q-3eYmkyG7Jltf5k8if9tEDfqjW_zRiqlRUstkiY=s72-c
Na Hora do Brasil
https://www.nahoradobrasil.com.br/2022/01/especialista-aponta-tendencias-do.html
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/2022/01/especialista-aponta-tendencias-do.html
true
7395722977831339503
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo