Oftalmologista desmente boato e dá dicas de como cuidar da saúde ocular.

Com certeza você já deve ter ouvido falar que ler telas brilhantes à noite e no escuro pode prejudicar a visão, causando até maculopatia, o câncer de olho. No entanto, essa informação, provinda muitas vezes de “achismos”, não passa de um boato e nós vamos te explicar o porquê.

Primeiramente, os cânceres no olho possuem determinação genética, seja por exposição a agentes químicos ou solares, ou metástases de outros órgãos, é o que explica a oftalmologista do CBV - Hospital de Olhos Núbia Vanessa, desmistificando o surgimento de tumores devido a leituras realizadas em telas e no escuro.

O que de fato a leitura de telas brilhantes no escuro pode ocasionar é a inibição do sono, menor lubrificação ocular e até perda de visão. “A exposição prolongada à luz azul provoca a morte das células fotorreceptoras (sensíveis à luz), uma das causas da degeneração macular, uma condição incurável que causa cegueira, e não a maculopatia”, comenta a médica.

Quanto a inibição do sono, a Dr. Núbia explica que a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, causando insônia e irritabilidade, bem como cansaço diurno e má aproveitamento escolar e laboral.

Como a prevenção é sempre o melhor remédio, a oftalmologista Núbia Vanessa dá algumas recomendações para fazer o uso correto de aparelhos celulares durante a noite. São elas:

·        Instalar aplicativos no celular que permitem que a luminosidade seja alterada do azul para o amarelo ou alaranjado;

·        Evitar o uso de aparelhos eletrônicos até 2 ou 3 horas antes de dormir;

·        Preferir luzes amarelas quentes ou avermelhadas para iluminar a casa durante a noite;

·        Utilizar óculos que bloqueiam a luz azul;

·        Colocar um protetor de tela no celular e no tablet, que proteja da luz azul;

·        Usar proteção no rosto que proteja da luz azul, e que tenha antioxidantes na composição, que neutralizam os radicais livres.

·        Reduzir a utilização destes dispositivos, principalmente cerca de 30 minutos antes de dormir.

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