Farmácia do HESLMB se destaca em Segurança do Paciente durante atendimento

Equipe farmacêutica intensifica as boas práticas na administração de medicamentos e acompanhamento hospitalar 

A jornada hospitalar de um paciente é acompanhada por diversas alas do hospital. Da enfermagem à administração, a equipe médica monitora o desenvolvimento do tratamento até o recebimento da alta. A farmácia do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB) realiza o sistema de dispensação individualizada, conhecido popularmente como “kit farmácia”, que reforça os cuidados durante a distribuição de medicamentos.

A dispensação individualizada teve início com a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, em setembro de 2020. Os kits são preparados pela equipe farmacêutica com toda a medicação necessária para o tratamento diário do paciente.

O objetivo é priorizar a recuperação, reduzindo possíveis erros na administração dos fármacos. Esse sistema de controle é planejado para otimizar o atendimento e gerenciar o grande volume de informações que a farmácia hospitalar recebe de todos os setores.

"A farmácia hospitalar do HESLMB participa de toda a evolução do paciente. Nos preocupamos ao oferecer a dosagem prescrita pelo médico e em realizar a  dupla checagem durante a rota que o medicamento leva até o leito”, explica a coordenadora de farmácia, Geovana Correa. “Esse procedimento é levado muito a sério aqui no hospital”, conclui.

Montagem e distribuição

Logos após o paciente dar entrada na unidade, os farmacêuticos realizam a "anamnese farmacêutica", onde são coletados dados da pessoa com objetivo de investigar o histórico clínico, para então elaborar o perfil farmacoterapêutico, de acordo com suas necessidades. Com todas as informações e prescrição médica em mãos, se inicia a produção dos kits.

No HESLMB são distribuídas duas categorias dos conjuntos diariamente, o kit medicamento e o de procedimento médico, preparados para as próximas 24 horas de tratamento. No kit medicamento é separado a medicação prescrita e quando necessário, os materiais para a aplicação da medicação, como agulhas, seringas e soro.

Já nos kits para procedimentos médicos, além da medicação e insumos, também são enviados instrumentos utilizados durante as intervenções de enfermagem –  procedimentos simples –, como a sondagem vesical de alívio e drenagem.

Por fim, antes de ser feita a distribuição, a equipe de enfermagem realiza a dupla checagem. Onde todos os kits são inspecionados pelo enfermeiro e farmacêutico, sendo destinados logo depois aos leitos. O período de internação do paciente e a indicação de tratamento, são registrados no Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP, afim de assegurar o controle de dados e a segurança durante o acolhimento hospitalar.

Segurança do paciente

A preocupação exposta pela administração da unidade, revela o cuidado em manter a segurança do paciente durante todo o período de internação. Após altas taxas de erros de medicação comprovados em hospitais, a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabeleceu o terceiro desafio global de Medicamentos sem Danos. Assim, o HESLMB zela pela qualidade no atendimento e aumento de recuperação.

“A gestão cuidadosa que a farmácia desempenhada na unidade, define as altas taxas de melhoras no quadro clínico, com a preparação dos kits, dupla checagem e o registro de condutas definidas. O acompanhamento realizado pela equipe farmacêutica não termina com a alta, o paciente leva consigo o acolhimento dispensado pelos profissionais e a orientação caso precisem continuar o tratamento em casa”, acrescenta Geovana.

Na unidade de São Luís, após o recebimento de alta, a equipe médica encaminha as prescrições para a continuação do tratamento. Com isso, o farmacêutico elabora de forma didática um calendário com horários de medicação e indicações de rotina, como a alimentação e práticas que devem ser seguidas para a sua recuperação completa.

“O trabalho em equipe desempenhado no HESLMB confirma o nosso comprometimento em prestar um atendimento de qualidade. O cuidado de todos os profissionais e a união dos setores da unidade reforça o acolhimento humanizado e a dedicação à população”, comenta o diretor da unidade, Éder Souza.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos - Ecco Comunicação;

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem