EduCast IESB: alunos inovam e apresentam TCCs em formato de podcast

 


O número de ouvintes de podcast cresceu 24% ao longo de 2021 no Brasil, segundo levantamento da Deezer. Globalmente, só no ano passado, foi registrado um aumento de 61% nos fluxos desse tipo de conteúdo. Ou seja, estamos vivendo a nova era do áudio. Tanto que o novo recurso está sendo usado, e muito, na sala de aula e até em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É o que estão fazendo os alunos do 8° semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB, em Brasília. Para apresentar a conclusão do curso, eles criaram o EduCast IESB, com a orientação do professor Antônio Carlos Mariz Júnior e apoio da coordenadora do curso de Pedagogia, Gabriela Carneiro.

“As ferramentas tecnológicas da educação estão evoluindo cada vez mais e a ideia é fazer com que esses trabalhos de conclusão de curso não fiquem parados dentro da célula acadêmica. Queremos divulgar assuntos educacionais fora da universidade, ajudando outros estudantes e demais profissionais da área”, afirma o professor Antônio.

Ele explica que a produção dos podcasts inicia dentro da sala de aula, com a elaboração teórica sobre projetos de extensão ou experiências educacionais. Na etapa seguinte, esse trabalho é transformado em um roteiro técnico de gravação. Os alunos escolhem um projeto de extensão do IESB que tenham participado ou um estágio supervisionado ou remunerado para fazer o relato das experiências, aliando a teoria estudada nas disciplinas da grade curricular.  Isso mostra que os alunos da Pedagogia estão cada vez mais antenados na tecnologia digital da informação e da comunicação, além de reforçar que não só o curso, mas o IESB está evoluindo, cada vez mais, na questão da prática”, completa o professor.

As alunas Thalita Barbosa, Karollyne Soares e Vanessa Silva participaram do projeto. O tema do podcast delas é Diversidade cultural na Educação Infantil: o eu, o outro e o nós. Sobre a experiência de gravar um podcast, Thalita diz que foi inovadora, além de ter a experiência de estar em um estúdio equipado, com o auxílio de professores, todo esse aparato trouxe segurança ao grupo. “O maior desafio foi ter essa quebra na expectativa de produzir uma monografia. A parte mais interessante foi justamente essa ruptura do tradicional e o desafio do novo. De experienciar esse contexto, alcançando níveis que, se estivéssemos acomodados nas nossas expectativas, não teriam sido descobertos”, avalia a estudante.

A aluna Adryanny Gripp também considera importante ter saído da zona de conforto para montar o roteiro do podcast. “Procurar as trilhas sonoras foi bem desafiador, mas no final me senti orgulhosa por ter conseguido. Sou grata aos meus professores por terem colocado esse modelo de TCC e nos proporcionado essa experiência”, comenta Adryanny, que produziu o podcast com a aluna Gislaine Magalhães. Elas discutiram o tema Neurociência e as contribuições para uma prática pedagógica na alfabetização.


Quer saber mais? Acesse os podcasts produzidos pelo projeto EduCast IESB clicando aqui: https://soundcloud.com/educastiesb

 

 

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem