Sinais de alerta: 6 cuidados com a saúde que homens precisam incluir na rotina

Cuidados com a saúde do homem ainda são encarados como um tabu
Créditos: envato

Câncer e doenças cardiovasculares são mais comuns na população masculina

Os atendimentos médicos realizados com o público masculino cresceram nos últimos anos, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas, mesmo assim, os cuidados com a saúde do homem ainda são encarados como um tabu, fazendo com que a maioria procure um médico apenas quando sente sintomas mais sérios, ou até mesmo quando já está doente, muitas vezes, de forma grave. Ainda de acordo com a OMS, a cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são do sexo masculino.

Doenças que atingem o coração, como diabetes, câncer, colesterol alto e pressão arterial elevada, são mais comuns em homens. Com isso, é importante se atentar aos sinais do corpo para evitar complicações ou doenças mais graves. A realização de exames é fundamental para identificar problemas de saúde, facilitando o tratamento.

Principais pontos de alerta

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte em homens. A doença não causa dor ou dificuldade, por isso, o urologista Mark Neumaier, do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba (PR), ressalta a importância do diagnóstico precoce. “A doença só é curável enquanto o câncer está localizado na próstata, mas quando ocorre metástase, não há mais cura”. As opções para o tratamento são cirurgia para remover a próstata, assim como radioterapia. 

Como a doença é silenciosa, a prevenção e o acompanhamento médico são essenciais. Homens com mais de 45 anos ou com histórico familiar de câncer devem frequentar o urologista com regularidade, pois o risco é três vezes maior que o restante da população, que faz o check-up anualmente com 50 anos. Câncer de pele e de pulmão também possuem mais incidência no gênero masculino. 

No caso de monitoramento de colesterol, diabetes e pressão arterial, os exames são recomendados a partir dos 20 anos, levando em conta pacientes que possuem histórico familiar de doenças no coração. Falta de ar e dores constantes no peito são sintomas que precisam de atendimento imediato. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. 

A perda de força, fraqueza ou formigamento de um lado do corpo e dores fortes de cabeça podem ser sinais de AVC, que também acomete mais os homens. Os principais fatores de risco estão ligados justamente com as doenças no coração. 

Confira alguns cuidados que podem ser tomados para prevenir doenças:

Alimentação balanceada

Ter uma alimentação adequada e saudável é fundamental para prevenir diversas doenças. Diminuir a gordura, evitar amido e açúcar podem fazer a diferença, além de beber água diariamente.

Exercício físico regular

O hábito de praticar exercícios físicos regularmente é o caminho para uma vida mais saudável e fortalece o sistema cardiovascular e a saúde mental. Além de combater doenças crônicas.

Evitar consumo de álcool

O consumo de álcool e outras drogas é prejudicial em vários casos e evitá-los pode ajudar a prevenir diversas doenças, como os problemas cardíacos e o câncer.

Sono adequado

É durante o sono que o corpo otimiza o metabolismo e regulariza a função de hormônios fundamentais. Ter horário para dormir e acordar é importante para manter o corpo e a mente saudáveis.

Estresse controlado

O estresse pode influenciar na disseminação do câncer, o que significa um pior prognóstico. Quando se torna crônico, ele pode causar efeitos negativos no organismo.

Check-up em dia

Realizar consultas e exames com frequência é importante, pois qualquer doença descoberta antecipadamente possui um tratamento mais rápido, eficaz e com maior chance de cura. “Cuidar da saúde sempre é relacionado às mulheres, mas, para prevenir e tratar quaisquer problemas, ir ao médico deve se tornar parte da rotina da população masculina também”, conclui o urologista.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem