Projeto Construindo Campeões terá cinco mil vagas, anuncia Caiado




Evento reúne mais de 400 atletas de 15 unidades da federação e conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Governador entrega medalhas aos atletas e defende empenho estratégico no setor esportivo e educacional para transformar sociedade

Governador Ronaldo Caiado entrega medalhas durante Campeonato Brasileiro de Karatê JKA, realizado no Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia: esporte e educação para transformar realidade e melhorar qualidade de vida da população (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (21), da programação do XXI Campeonato Brasileiro de Karatê JKA (Associação Japonesa de Karatê), realizado em Goiânia. Estão na capital mais de 400 atletas inscritos na disputa, vindos de 15 unidades da federação. O evento começou no dia 17 de novembro, com cursos e aulas práticas, mas a competição principal ocorre neste fim de semana.

Na oportunidade, o governador anunciou que o projeto do Governo de Goiás, Construindo Campeões, voltado para artes marciais, terá implantação de novos núcleos da iniciativa, com a expectativa de chegar a mais de 40 municípios, e cerca de 5 mil alunos atendidos. Atualmente, o programa beneficia 2,6 mil crianças, com idade entre 8 e 18 anos, em 30 localidades.

No Ginásio Rio Vermelho, Caiado falou sobre a presença estratégica do Estado em setores como o esporte e a educação como via de transformação social. "Nós vamos mudar a cultura do nosso povo, no sentido de ter amor e de acreditar no Estado", sustentou. "A única forma de combatermos a pobreza e tirar as famílias da condição de vulnerabilidade é darmos a elas uma formação", afirmou.

"Somos um povo que gosta de esporte e, ao mesmo tempo, hospitaleiro e acolhedor", disse. Durante participação no evento, Caiado ajudou a entregar medalhas aos competidores e deixou uma mensagem aos atletas. "Quero desejar a todos vocês muita sorte, garra, mas, ao mesmo tempo, regras, dentro do critério que aprenderam na boa prática do karatê", destacou.

Para o governador, "oferecer mais oportunidades aos jovens e manter uma conduta honesta na gestão pública somam para um futuro melhor para Goiás". E continuou: "Não se transforma um Estado se nós não criarmos uma cultura de amor e de orgulho pelo Estado". Segundo ele, "os jovens não acreditavam porque não viam também nos gestores anteriores respeito com o dinheiro público, não viam respeito com as ações para atingir aos nossos jovens e as nossas crianças".

Caiado anunciou que o projeto do Governo de Goiás, Construindo Campeões, voltado para artes marciais, terá implantação de novos núcleos da iniciativa, com a expectativa de chegar a mais de 40 municípios, e cerca de 5 mil alunos atendidos (Foto: Hegon Corrêa)

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson de Paula, relatou o esforço da administração estadual em promover o esporte em Goiás, em especial as artes marciais. "Sabemos da importância para Goiás, mas as artes marciais - implantadas no Estado desde 2019 - são de suma importância para a formação do caráter do ser humano", ressaltou.

A titular da Secretaria de Estado de Educação, Fátima Gavioli, enalteceu a tradição nipônica em relação ao cuidado com o setor educacional e os reflexos desse empenho para a sociedade. "Se tem uma coisa que esse país tem que aprender com o Japão é educação", avaliou ao listar disciplina, empenho e dedicação como virtudes do povo japonês. "Quando você ensina a criança a cuidar do que é público, você consegue fazer a criança cuidar daquilo que é dele", reforçou ao citar que esse processo educativo já começou em Goiás com o projeto Estudantes de Atitude. "Traz a disciplina das escolas japonesas e, agora, as nossas crianças conseguem enxergar a escola como um espaço público que precisa ser zelado e cuidado", explicou.

O presidente da JKA Brasil, Yoshizo Machida, sensei nipo-brasileiro, um dos nomes mais importantes da história do karatê mundial, agradeceu ao governador. "O Estado e o senhor governador muito ajudam. É a primeira vez que o governo apoia bastante", declarou. O vice-presidente da JKA Brasil Roberto Tanaka também enalteceu a gestão do governo estadual na área esportiva. "Sabemos do belíssimo trabalho que o senhor vem fazendo no seu Estado, ao valorizar o esporte em um projeto maravilhoso como este. Isso impacta de forma muito positiva nestes cidadãos futuros", disse.

A receptividade e esforço do Governo de Goiás em apoiar a iniciativa também foram citados. "Passado esse período turbulento que todo mundo passou, é muito necessária a retomada das atividades", afirmou Tanaka, ao lembrar o exemplo de Tóquio na realização das Olimpíadas 2020.

"Somos um povo que gosta de esporte e, ao mesmo tempo, hospitaleiro e acolhedor, disse Caiado (Foto: Hegon Corrêa)

Campeonato
A programação do Campeonato Brasileiro de Karatê JKA começou na última quarta-feira (17), com aulas práticas para instrutores, árbitros e atletas, além de exames de faixa. Mas as competições ocorreram no sábado (20), com disputadas na categoria até 18 anos para aspirantes e especial. Neste domingo houve a disputa para a categoria de 19 a 20 anos, adultos e master, onde ainda ocorreu a cerimônia oficial do evento.

A atleta Manuela Spessatto, bicampeã mundial, bicampeã pan-americana, hexacampeã sul-americana e com 26 títulos brasileiros, agradeceu o trabalho do Governo de Goiás. "Estão de parabéns, muito obrigada pelo reconhecimento. Não é sempre que acontece isso, é a primeira vez que um governador vem para um evento de karatê. Isso é muito importante porque deixa claro a importância do esporte", reforçou.

A karateca gaúcha acredita na força do esporte para projetar um futuro com mais qualidade de vida para os brasileiros. "É por meio do esporte que a criança pode mudar e ser um cidadão melhor, não só pelas medalhas, que são segundo plano na verdade. A educação e o esporte têm que andar alinhados para ficar, cada vez melhor, o futuro do karatê e da nação", assinalou.

Presenças
Estiveram presentes ainda, no evento, o superintendente de Segurança e Infraestrutura Esportiva da Seel, Rudson Guerra; o diretor da JKA Brasil Kenzo Machida; o juiz auxiliar do gabinete do ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF), Marcos Vinicius; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Esmeraldino Jacinto Lemos; o ex-senador Wilder Morais; o representante da JKA Goiás Mário Kanashiro; o superintendente da Secretaria de Esporte e Lazer, Antônio Pereira Carneiro; Rondon Caiado; atletas, árbitros e equipe técnica do campeonato.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem