Paciente com sangramento por cirrose passa por procedimento inédito no Hospital Brasília unidade Águas Claras

 


                                                                                                Foto Kindel Media


Paciente com sangramento por cirrose passa por procedimento inédito no Hospital Brasília unidade Águas Claras

 

O TIPS é realizado de maneira minimamente invasiva, por dentro dos vasos sanguíneos


O Hospital Brasília unidade Águas Claras registrou seu primeiro procedimento Portossistêmico Intra-hepático Transjugular. O TIPS (do inglês Transjugular Intrahepatic Porto-Systemic Shunt) tem duração de cerca de 1 hora e possibilita a redução na hipertensão na veia porta, vaso que drena todo o sangue proveniente dos intestinos para o fígado. O procedimento é indicado para pacientes com quadros avançados de cirrose.

O TIPS é um procedimento da radiologia intervencionista em que é realizada uma "comunicação direta" entre a veia porta e a veia cava inferior, por meio da colocação de uma prótese (stent) instalada no local por um cateter, introduzido pela veia jugular, do pescoço até a veia cava.

O paciente, um senhor de 63 anos, detectou o problema há carca de 6 anos. “Fui diagnosticado em 2015 com cirrose hepática criptogênica. Em agosto de 2021, depois de aproximadamente oito crises de sangramento no esôfago e no estômago, dei entrada na UTI do Hospital Central, em Macapá. Após uma semana de tratamentos sem efeito, fui transferido para o Hospital Brasília unidade Águas Claras, onde indicaram a realização do TIPS”, conta Adilson Pantoja.  

A radiologia intervencionista é a especialidade médica que trata diversas doenças sem necessidade de grandes cirurgias através de técnicas minimamente invasivas, utilizando cateteres.

O responsável pelo procedimento inédito no hospital, o radiologista intervencionista Gustavo Paludetto, explica que o aumento da pressão da veia porta em casos de pacientes com cirrose é decorrente do aumento do fluxo sanguíneo nos vasos do abdome e da maior resistência ao fluxo por conta da alteração da arquitetura do fígado causada pela doença. “A hipertensão portal pode levar a formação de varizes no esôfago (veias dilatadas que podem se romper e causar sangramento digestivo) e ascite (acúmulo de líquido no interior do abdome)”, conta o médico.

Indicado para pacientes portadores de hipertensão portal que apresentem complicações como acúmulo de líquido contendo proteínas no abdome (ascite), sangramento de varizes no esôfago ou estômago de difícil controle e para pacientes diagnosticados com síndrome de Budd-Chiari (bloqueio em uma ou mais veias que transportam o sangue do fígado de volta ao coração), o TIPS é realizado de maneira pouco invasiva, por dentro dos vasos sanguíneos.

Entretanto, o médico esclarece que o procedimento possui efeitos colaterais e riscos envolvidos. “Alguns pacientes podem desenvolver um quadro de sonolência e letargia causado pela incapacidade do fígado de filtrar substâncias do sangue”, explica.

Agora, recuperado da cirurgia, Adilson conta que passou a ter melhor qualidade de vida, com redução do risco de novos sangramentos. “A expectativa é de melhorar cada vez mais, agora sem os sangramentos, para que possa aguardar futuro transplante hepático, que é o meu objetivo”, comemora.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem