ABREE e Manaus assinam Termo de Cooperação para reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no estado

A meta é garantir a destinação final ambientalmente correta de 100% dos produtos eletrônicos descartados na região


Legenda: Da esquerda para direita - Sebastião Reis (Semulsp); Mara Ballam (Abree); David Almeida (Prefeito); André França (Ministério do Meio Ambiente); Eduardo Taveira (Sema); Cacilda Soares Viana (Ascarman); Antônio Stroski (Semmas); Virgílio Viana (FAS) Crédito da foto - Normando Lopes

Setembro de 2021 – Com o objetivo de aprimorar a logística reversa na região norte, seguindo as metas estabelecidas no Decreto Federal 10.240/2020, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – anuncia a assinatura do Termo de Cooperação com a Prefeitura de Manaus. A parceria marca a implementação e gestão do processo de logística reversa, garantindo a destinação final ambientalmente correta a 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados na capital do Amazonas, por meio do ponto de recebimento cadastrado no sistema ABREE.

O início da parceria foi marcado por um evento realizado no dia 29 de setembro, na sede da Ascarman – Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas - local inaugurado como um ponto de recebimento oficial da região

Na ocasião participaram o Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França, o prefeito de Manaus, David Almeida, a gerente executiva da ABREE, Mara Ballam, entre outras autoridades e parceiros.

A assinatura do termo dá início à implantação da logística reversa dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nesta região do país. Através do ponto de recebimento e da coleta agendada, o cidadão de Manaus terá o atendimento ao sistema e a ABREE dará destinação final ambientalmente correta.

“Manaus marca o início do projeto ambiental muito importante para o Brasil na região. A partir de agora, daremos a destinação ambientalmente correta para os produtos recebidos, além de ajudar na geração de empregos. A logística reversa é a melhor maneira de proteger o planeta e contribuir para uma economia circular”, explica Sergio de Carvalho Mauricio, presidente da ABREE.

“Vemos aqui a integração do poder federal, estadual e municipal, com o setor produtivo e a sociedade civil. Todos os segmentos da sociedade unidos para que a transformação possa acontecer. Quem ganha com isso é o meio ambiente e o cidadão. Agradeço ao prefeito David Almeida por ter recebido esse avanço na região Norte, e tornado Manaus a primeira capital da Amazônia com o sistema de política reversa de eletrônicos implantado. Isso é histórico, porque começamos a escrever um novo capítulo onde não teremos mais geladeiras, televisores e outros eletrodomésticos nos igarapés da cidade”, concluiu o secretário André França.

“Estamos fazendo a política reversa. O recolhimento desses eletroeletrônicos é em parceria com a Semulsp e também com a Semmas. Vamos tentar diminuir a quantidade de entulhos que são jogados pelas indústrias de componentes nos igarapés, chegando nos nossos leitos. A prefeitura dá um passo importante. Montamos toda uma política de conscientização ambiental, que estamos ‘startando’ nesse momento. Queremos ser uma cidade ecologicamente correta. Somos a maior cidade da Amazônia e precisamos dar esse exemplo para o mundo”, enfatizou Almeida.

O ponto de recebimento já está capacitado para receber os eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo de todos os portes, como aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão, entre outros. Para saber mais sobre o descarte ambientalmente correto, visite: http://www.abree.org.br/informacoes.



Serviço - Pontos de recebimento oficiais em Manaus:

- Ascarman – Associação de Catadores de Recicláveis do Amazonas, localizado na Rua Helena Cardoso, S/N - Santa Etelvina- Manaus- AM - – CEP: 69059-290

Coleta agendada: (92) 99342-8866 e (92) 99617-1447



Sobre a ABREE

Fundada em 2011, a ABREE - Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos - é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 52 associados que representam 174 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem