Hospital Estadual de Trindade inicia programa de estágio

 

A parceria entre a unidade e as instruções de ensino superior tem por objetivo ofertar a vivência do dia a dia de um hospital aos alunos agregando conhecimento

 

Foto: Divulgação

O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), deu início ao programa de estágio obrigatório voltado para estudantes universitários e de cursos técnicos regularmente matriculados em instituições de ensino. A ação tem como principal objetivo ofertar a vivência de internato no dia a dia de um hospital para a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades aos alunos.

 

O Gestor de Pessoas, Adelson Gonçalves, explica que o programa de estágio se desenvolve em etapas. “A primeira fase do programa é a disponibilização das vagas para a Secretaria Estadual de Saúde (SES), conforme o estudo interno realizado onde é considerado o perfil da unidade e quais são as áreas e as especialidades em que poderá ser oferecido esse estágio”, afirma.

Com as informações em mãos, os responsáveis da SES abrem um processo seletivo divulgando o edital e convidando as instituições para que participem da seleção. É preciso que os estudantes cumpram os requisitos solicitados para que possam atuar como estagiários no hospital. Quando as vagas são validadas junto à secretaria e as instituições credenciadas, a SES dá início à chamada para o estágio obrigatório.

Atualmente o Hetrin tem parceria de estágio com as instituições: AFAM, Faculdade Mineiros, Uni Goyazes e Instituto Genoma.

 “Nós recebemos o estagiário com a aula inaugural, que internamente é chamada de integração, onde são apresentadas a unidade, as normas e regras internas. Também é feito um acompanhamento por um supervisor de campo que é indicado pela instituição que fica responsável por orientar esse aluno e acompanhar o desempenho e o desenvolvimento do mesmo”, relata Adelson.

Para ser integrado ao estágio, a unidade recebe a documentação do estudante encaminhadas com antecedência pela instituição, como comprovante de vacinas atualizado, contrato da instituição junto à secretaria e contrato do aluno celebrado entre a instituição a secretaria. Tomando os devidos cuidados, os estudantes têm que cumprir procedimentos como utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como: capote, máscara, luva, touca, unissex e devem estar devidamente identificados.

"Estagiar aqui no Hetrin está sendo excelente, estou aprendendo bastante, os colaboradores estão nos auxiliando nos procedimentos está sendo maravilhoso", conta estudante técnica de enfermagem Jeane Almeida.

Segundo um relatório produzido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), as vagas para estágios na área da saúde chegaram a subir 11% no ano de 2020.

Para o diretor do Hetrin, Getro de Oliveira Pádua essa parceria para vagas de estágio entre a unidade e as instituições é muito importante. “O estágio é uma ponte entre o hospital e a comunidade onde todos se beneficiam, o aluno estará aprendendo na prática para ser um profissional mais qualificado no futuro. O intuito é que através dessa parceria entre o hospital e as instituições de ensino, os alunos possam ter a oportunidade de conhecer nosso trabalho e o comprometimento que temos em levar um atendimento humanizado de qualidade a população”.

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem