Um bem-estar almejado por todos

 Entenda com a saúde perpassa uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos


Com o agravamento da pandemia do coronavírus, muito foi estimulada a prevenção e alguns cuidados para se tomar com relação a essa doença. Utilizar máscaras para evitar o contágio pelo ar e saliva, usar sempre álcool para evitar a propagação do vírus, manter o distanciamento para não ocasionar em ainda mais infectados.

Além disso, com a saúde de milhares de pessoas comprometidas, foi estimulado também alguns cuidados gerais com o nosso corpo, como uma alimentação mais saudável, a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia e a prática de exercícios físicos. No entanto, o que pouco se fala sobre os cuidados com a saúde, é que eles perpassam a esfera de prevenções e atitudes físicas.

De acordo com o psicólogo Alessandro Scaranto, “a saúde, nada mais é do que o equilíbrio pleno”. Isso significa que, apesar dessas atitudes já citadas serem importantes, elas compõem somente um aspecto do que se refere à saúde. Ter uma boa saúde não significa ter um belo corpo e bons percentuais de gordura. “Ser saudável está intrinsecamente relacionado ao bem-estar e felicidade que sentimos com nós mesmos”, explica Alessandro.

De acordo com dados divulgados pela OMS, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com o transtorno depressivo. “Dentre essas pessoas, com certeza existem aquelas que têm um corpo físico admirável e digno de exemplo nas academias e consultórios de nutrição", afirma o especialista. No entanto, mesmo assim, se sentem sozinhas e desiludidas com o mundo que as cerca.

Isso ocorre porque, a saúde, por fim, é como se fosse um estado de espírito. Ser saudável, portanto, é ter um equilíbrio entre as adversidades da vida e o bem-estar. Uma pessoa saudável, ao mesmo passo que cuida do seu corpo físico, cuida da saúde mental e das relações que a cerca. Uma pessoa saudável é capaz de, “apesar de tudo, sentir-se disposta a continuar buscando a felicidade”, argumenta o psicólogo.

Por fim, a busca pela saúde está muito mais relacionada ao estado de equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida como um todo, do que a uma procura desenfreada pelo corpo ideal. “O que restará de nós é somente uma vida bem vivida. Por isso, viiver de forma saudável é viver de forma a aproveitar cada segundo que temos”, finaliza Alessandro. 

Serviço:  Alessandro Scaranto
Psicólogo e Acupunturista

(11) 994637019
@scaranto_psicologia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem