Artigo: a Juventude e o seu papel transformador



Hoje, 12 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Juventude. Neste dia histórico é preciso reforçar a importância do papel do jovem no processo de desenvolvimento social, uma vez que são os principais interlocutores na busca por soluções das questões sociais vivenciadas neste mundo globalizado

Por Julio Cesar Ribeiro

Ao longo da história, a sociedade como um todo, vivenciou períodos conturbados e que foram marcados pela busca de melhorias sociais. O jovem entra neste processo como protagonista a estas reivindicações.

E assim ano após ano, este movimento considerado um dos mais fortes quando se trata de agente cultural e educativo, vem superando crises e tornando sua voz expressiva. Diante deste cenário pode-se dizer que temos avançado na conscientização dos jovens em relação à responsabilidade quando assumem o papel de representantes não apenas do futuro, como também do presente.

É perceptível que a participação da juventude tem importância fundamental para o cumprimento da democracia e para a construção de uma sociedade mais livre e justa, onde alcançar a igualdade e a garantia de direitos resguardada aos jovens se trata de objetivos comuns entre o movimento e o poder público.

Temos a consciência de que para construir uma sociedade, coesa e resiliente, exige-se a participação plena e significativa de todos.

Se queremos um mundo com igualdade de direitos, não podemos deixá-los para trás, pelo contrário, devemos ouvi-los e trabalhar em parceria para alcançarmos este objetivo.

Registro o meu compromisso em lutar e fazer o que estiver ao meu alcance, para garantir sempre a consolidação de suas reivindicações. Na Câmara dos Deputados há um representante que está atento às pautas que envolvem o fortalecimento deste movimento necessário para o desenvolvimento do nosso país.

A juventude é a força das grandes conquistas e mudanças!

*Julio Cesar Ribeiro é Deputado Federal pelo  Republicanos/DF e Presidente da Frente Parlamentar da Juventude na Câmara dos Deputados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem