Quem está à procura de uma viagem com belíssimas paisagens e recheada de aventuras não pode deixar de desfrutar do ecoturismo. Também chamada de "turismo de natureza", essa modalidade é ideal para quem quer conhecer novos destinos de forma ecologicamente correta


  Incentivando a preservação ambiental e a formação de uma consciência sustentável, o turismo ecológico está em constante crescimento em todo o mundo. Inclusive, se você quiser conhecê-lo, é só vir para o Rio Quente Resorts!  



Ecoturismo: o que é?
Tendo em vista que o ecoturismo trata de um segmento turístico voltado para a conservação do meio ambiente, é possível defini-lo pelo uso da sustentabilidade para atividades de lazer. Basicamente, essa modalidade utiliza os bens naturais das cidades, como florestas, lagos, montanhas e praias, para garantir o entretenimento dos visitantes.

Além disso, turismo e ecoturismo impulsionam o desenvolvimento econômico local. O segundo, inclusive, é voltado para a valorização dos povos e das culturas regionais.

Por ter uma natureza extensa e muito rica, o ecoturismo no Brasil (ecoturBR) é bastante forte. Ainda assim, são poucos os lugares que, como o Rio Quente, oferecem uma série de atrações com recursos naturais.

Como praticar o ecoturismo?
Se você quer desfrutar desse segmento turístico e pretende viajar para um destino ecológico e sustentável, algumas atitudes podem te ajudar a praticar o ecoturismo. Veja a seguir.

Respeitar os animais
Ter responsabilidade com a fauna local é uma ótima maneira de praticar o ecoturismo. Por isso, é fundamental respeitar os bichinhos, evitando atitudes como alimentá-los com comida própria, retirá-los dos seus habitats e participar de atrações que os maltratem.

Não deixar resíduos na natureza
Um dos principais pilares do ecoturismo é a conservação do meio ambiente. No caso, deixar resíduos danosos na natureza, além de ser um crime ambiental, também é falta de respeito. Por isso, é indispensável se atentar para não esquecer o lixo e não descartá-lo de forma alguma nesses espaços.

Preservar a biodiversidade
A preservação ambiental é fundamental para manter o equilíbrio e a saúde do planeta. Dessa forma, ao praticar o ecoturismo, é importante lembrar de não retirar nada da natureza ou alterá-la de qualquer forma, para que tudo no espaço siga intacto.

Respeitar a diversidade e a cultura locais
Além da natureza, o ecoturismo também busca a valorização da cultura local. Por isso, para além da prática, é essencial respeitar os moradores dos destinos, assim como seus hábitos e diferenças. Conhecer suas tradições e saber mais sobre a história também é um ótimo caminho para exercer um turismo ecológico.

Optar por hospedagens e empresas com compromisso socioambiental
Sejam hotéis, pousadas, campings ou até mesmo as próprias agências de viagem, para quem quer ser um ecoturista, é fundamental buscar empresas com compromissos socioambientais.

Nesse sentido, estabelecimentos que orientam a respeito da preservação ambiental, possuem práticas sustentáveis e até levantam fundos para proteção do meio ambiente são ótimas escolhas para uma viagem ecológica.

O ecoturismo do Rio Quente!
Desde os anos 1990, o Rio Quente se preocupa em fazer de suas instalações um lugar sustentável. Nesse caminho, muitas melhorias foram implementadas nas hospedagens, que hoje contam com aparelhos eletrônicos 100% ecológicos.

Além disso, todo o complexo Rio Quente é abastecido por águas termais da fonte  da Serra de Caldas Novas. Essa água é purificada com geocloro, uma substância que não deixa resíduos químicos.

Toda a água utilizada na lavanderia, banheiros, cozinhas e outros serviços vai para a Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por um processo de purificação para poder ser reutilizada.

Fora dos portões do Rio Quente!
Para além da infraestrutura interna do Rio Quente, o local faz parceria com a comunidade rural e contribui para o processo de recuperação de três nascentes degradadas em fazendas da região.

Buscando a preservação ambiental, o espaço também faz doações de mudas típicas do Cerrado e realiza mapeamento, identificação e até consultoria técnica para a plantação das espécies.

Além disso, o Rio Quente já recuperou cerca de 9,63 hectares de áreas de preservação permanente e implantou campanhas de monitoramento ambiental para cuidar da fauna da região junto ao Parque Estadual de Caldas Novas e a prefeitura de Rio Quente.

Birdland: parceria do Rio Quente com o IBAMA
Além de ser uma atração super divertida, o gigantesco viveiro de pássaros do Hot Park é o lugar onde diversas aves de espécies diferentes são levadas para se recuperarem, tanto de maus tratos quanto do tráfico.

Para isso, o Rio Quente firmou uma parceria com o IBAMA e criou a estrutura perfeita para reproduzir o habitat natural das aves. Atualmente, ele abriga cerca de 200 aves, além de outros animais, como macacos, lagartos, tartarugas e veados.

Premiações sustentáveis do Rio Quente
Por três anos consecutivos — 2014, 2015, 2016 —, o resort do Rio Quente ganhou destaque como a única empresa de turismo e hotelaria com ações sustentáveis pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Dentre outras premiações, em 2017, o resort conquistou o Prêmio Alexandrino Garcia na categoria Social e Ambiental, que tem o objetivo de inspirar pessoas e disseminar conhecimento sobre práticas sociais e ambientais.

Conheça atrações ecoturísticas no Rio Quente!
A apenas cinco minutos do Eko Aventura Park, o famoso parque de ecoturismo da região, as instalações do Rio Quente garantem que você tenha à disposição muitas atrações para explorar seu lado ecoturista e se divertir.

Com diversas opções ao ar livre, o ecoturismo do Eko Park é variado e atende diferentes gostos. Se você curte algo mais tranquilo, por exemplo, pode  experimentar as incríveis piscinas do local.

Agora, se prefere algo com muita adrenalina, como uma trilha na pegada ecoturista e cheia de aventura, é só se arriscar nos torneios divertidos de arco e flecha, boto ball e airsoft.

E então, quer desfrutar o melhor do turismo ecológico aqui no Rio Quente Resorts? É só vir nos conhecer! Estamos seguindo todas as medidas de saúde recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com a capacidade reduzida, por isso, basta acessar nossos pacotes promocionais e agendar sua estadia!
Compartilhar:

Rainne Del Sarto

Comente:

Boazinhas