Atendimento humanizado de pacientes no Pronto-Socorro e Clínica Covid-19 vai muito além das informações ao ouvir e auxiliar as pessoas durante sua internação

Foto: Divulgação

O paciente que chega ao Pronto-Socorro do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) é recebido pelos profissionais do serviço “Posso Ajudar?”. A interação olho no olho com a pessoa que precisa de atendimento médico é o primeiro passo para que o tratamento tenha sucesso.

O trabalho desses profissionais vai muito além da indicação de direções ou lugares, eles recepcionam as pessoas, informam sobre os protocolos de atendimento do hospital, tiram dúvidas, aplicam um breve questionário para registrar informações do paciente, praticam a escuta ativa, acolhem e acompanham o paciente da chegada na unidade hospitalar até o seu efetivo atendimento.

Os colaboradores do “Posso Ajudar” atuam no Pronto-Socorro (externa) e na área interna do Hutrin ao orientar também os familiares nas enfermarias e na clínica Covid-19. A unidade hospitalar tem como missão o atendimento humanizado de qualidade e o desenvolvimento de projetos, campanhas e ações que reforçam o compromisso de entregar o melhor serviço à comunidade local e entorno.

A jovem aprendiz Amanda Cristina Silva Cordeiro, que atua no serviço, conta que ao receber os pacientes aplica um breve questionário. São perguntas simples e diretas que auxiliam o atendimento realizado pelos médicos. “Grande parte das pessoas chega com alguma dor ou mal-estar. Conversamos com paciência, educação e carinho para coletar o máximo de informações possível e deixamos claro que aquela ação é para ajudar no momento da consulta”, afirma.  

Ao estabelecer contato com o paciente, vínculos se criam e o acolhimento acontece naturalmente elevando a confiança dos pacientes. “Quando as pessoas retornam na unidade já nos chamam para conversar, pedem ajuda e informações.  Elas também fazem elogios, apontam melhorias e nos contam que a função do “Posso Ajudar?” é importante. Esse retorno é muito gratificante para nós”, relata também a jovem aprendiz Kamily Alves de Oliveira Santos.

Idosos e crianças estão entre os acolhimentos que manifestam maior satisfação com o atendimento na unidade. “Estamos à disposição para ouvir, mas principalmente, acolher as pessoas que chegam ao Hutrin. Muitas vezes, o que o paciente quer mesmo é ser ouvido, como no caso dos idosos. Eles se sentem melhor ao saber que vamos escutá-los a ajudar no quer for preciso. Fazemos um atendimento humanizado com cuidado e qualidade”, explica o supervisor da Ouvidoria, Afonso Teles Barros da Silva que também atua no “Posso Ajudar?”

“Temos um retorno muito positivo desse serviço. O trabalho que os profissionais desenvolvem é muito importante para a comunidade e faz parte da nossa missão de receber da melhor forma possível todos que precisam de atendimento médico”, finaliza Getro de Oliveira Pádua, diretor da unidade.

Canais de Comunicação

Para mais informações busque o serviço de ouvidoria:

Telefone: (62) 3110-8757

E-mail: ouvidoria@hospital-hutrin.org.br

 

Presencial e Cartas: Rua 3, nº 200

Jardim Primavera, Trindade (GO) – CEP: 75.390-334

 

Horários de Atendimento: De segunda a quinta-feira, das 8h ás 18h e sexta-feira das 8h ás 17h *exceto feriados/ Horário de almoço – 12h ás 13h

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br

 

 


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Caroline Guerra

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