Rodrigo Delmasso faz um balanço de seu trabalho na CLDF, em entrevista exclusiva ao portal Empreender Brasília



Em entrevista exclusiva ao portal Empreender Brasília, o vice-presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rodrigo Delmasso (Republicanos) fala sobre seus seis anos de mandato como deputado distrital e sua atuação parlamentar. O deputado já teve 54 projetos de lei que já viraram lei no Distrito Federal. Leia a íntegra da entrevista do deputado distrital Rodrigo Delmasso ao portal Empreender Brasília

Foto: Rogério Lopes.

Por Rebeca Rabelo do portal Empreender Brasília  

1-) Empreender Brasília: Deputado como está sendo sua atuação parlamentar nesses seis anos de mandato como Deputado Distrital?
Delmasso: "Tenho focado principalmente na defesa dos valores e dos princípios da família, na criação de um ambiente de geração de empregos no Distrito Federal, bem como no incentivo ao setor produtivo para que Brasília deixe de ser sustentada pela administração Pública, que infelizmente até hoje adota uma economia baseada no serviço público."
 
2-) Empreender Brasília: Quantos Projetos de Leis foram apresentados? Quantas Leis sancionadas? Quantos milhões de emenda para que e para onde?
Delmasso: "Bem, eu apresentei mais de 700 projetos de leis na câmara legislativa. Entre projetos de leis complementares e ordinários, propostas de emendas para Lei Orgânica e projetos de resolução, onde 54 já viraram lei no Distrito Federal.  Em relação às emendas, por ano cada parlamentar pode destinar por volta de 19 milhões e grande parte dessas emendas foram para parte da saúde, da educação e agora também para área da qualificação profissional. Tenho investido também na área dos esportes, temos trazido alguns eventos esportivos de nível nacional para o Distrito Federal, bem como ajudando os times de Brasília que estão nas competições nacionais, principalmente na modalidade do vôlei, como, por exemplo, o Brasília vôlei, que hoje seu time feminino está na elite do vôlei nacional e o time masculino está na série B, lutando para subir para elite do nacional masculino."

3-) Empreender Brasília: Como está o trabalho do seu grupo político no Guará?
Delmasso: "Dentro das condições, estamos fazendo nosso trabalho. Eu fui o parlamentar que mais investiu em emenda parlamentar da história do Guará, nós investimos em emendas que possibilitaram a construção e entrega dos dois terminais rodoviários do Guará e da escola técnica. Foram feitos mais de 15 km de pavimentação asfáltica dentro das quadras do Guará, a iluminação pública de grande parte da cidade já foi trocada, houve instalações de câmera de vídeo e monitoramento, auxiliando a questão da segurança. Houve também a construção de 10 km de calçadas, além da discussão sobre a regularização fundiária, trabalhando para que o governo agilize a regularização fundiária dos setores Bernardo Sayão e dos comércios da cidade, porque eu acredito que o estado não pode atrapalhar os empresários da cidade para que eles possam desenvolver a economia local cada vez mais."

4-) Empreender Brasília: : E o trabalho do seu grupo político no SIA?
Delmasso: "No SIA, estamos trabalhando e investindo em recursos para pavimentação asfáltica e instalação de câmeras de videomonitoramento, além de investir na operação tapa buraco e na revitalização de calçadas. Mas eu creio que o grande projeto que nosso grupo político está defendendo no SIA é a regularização da utilização de áreas públicas pelas grandes empresas, nós apresentamos esse projeto na câmara legislativa e acredito que se conseguirmos aprovar, vamos dar um grande passo para regularização da utilização dessas áreas sem prejudicar o empresariado do SIA."

6-) Empreender Brasília: O senhor tem uma linha muito forte entre os jovens de Brasília, pode falar sobre como está sendo a atuação do seu grupo político na Secretaria da Juventude?
Delmasso: "A atuação do nosso grupo político na Secretaria da Juventude tem como objetivo qualificar os jovens para que possam estar preparados para entrar no mercado de trabalho. Hoje sabemos que um dos grupos mais atingidos pelo desemprego são os jovens, 73% dos desempregados encontram-se na faixa etária de 18 a 29 anos, que segundo a ONU são considerados jovens. O nosso objetivo é qualificar para que quando a economia seja retomada após a pandemia, os nossos jovens possam estar qualificados para entrar no mercado de trabalho."

7-) Empreender Brasília: O senhor pode falar sobre a sua relação com o governo Ibaneis e também com o governo do presidente Bolsonaro?
Delmasso: "Minha relação com o governador Ibaneis é excelente, eu já o conhecia antes de ser governador, ajudei ele na campanha da OAB para ser presidente. Tenho uma excelente relação com ele e acredito que ele está fazendo um belíssimo governo. Minha relação com o presidente Bolsonaro é mais via partido, mas tenho uma boa entrada no governo federal pela proximidade que temos com ministro Onyx Lorenzoni que é da nossa igreja, mas eu o conheço antes mesmo dele ser ministro, o conheci quando trabalhei por 2 anos na câmara dos deputados."

8-) Empreender Brasília: O senhor é um dos representantes dos evangélicos na CLDF? Como é esse trabalho?
Delmasso: "Esse trabalho se dá principalmente na defesa dos princípios e valores que nós acreditamos e que também são expressos na nossa constituição, que são: os princípios da família, a defesa da vida e também a defesa da liberdade de expressão religiosa. Nós entendemos que o estado é laico, mas não é ateu, a laicidade do estado é que ele não pode beneficiar religiões, o estado precisa dar espaço para que todas as religiões possam se expressar sem nenhum tipo de discriminação. E nosso trabalho é justamente nessa defesa e principalmente na valorização da nossa cultura gospel, infelizmente alguns órgãos de controle não entendem ainda que o gospel é uma forma de expressão cultural, então esse é o nosso trabalho para defender os princípios e valores que nos acreditamos e que estão expressos também na constituição."

9-) Empreender Brasília: O senhor pode falar um pouco de como é ser um dos representantes do setor produtivo na CLDF?
Delmasso: "Eu sou conservador nos costumes e liberal na economia. Eu particularmente acredito que é importante defender o princípio da liberdade economia e da livre iniciativa em todas as ações, então meu trabalho tem sido para proporcionar um ambiente favorável para que as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias e grandes possam se desenvolver aqui no DF porque quanto mais empresas tivermos mais empregos teremos e menos desempregados, a economia acaba se fortalecendo, pois as pessoas que não estavam consumindo, passam a consumir e o estado arrecada mais."

10-) Empreender Brasília: Deputado, o senhor também é representante dos condomínios na CLDF? Como vem sendo realizado o diálogo com esse grupo?
Delmasso: "Temos trabalhado com síndicos, apoiando a associação dos síndicos e condomínios por meio do meu amigo Paulo Melo e juntos inclusive fechamos uma parceria com a associação para a realização dos cursos de qualificação dos síndicos, trabalhadores de condomínios e moradores de condomínios. Também estamos trabalhando em legislações que possam fortalecer e valorizar os trabalhos de cada síndico e síndica em seu condomínio aqui no Distrito Federal. Venho trabalhando também na regularização fundiária dos condomínios horizontais aqui de Brasília." 

11-) Empreender Brasília: Deputado chegamos ao final da nossa entrevista, o senhor tem alguma mensagem de otimismo aos nossos leitores para os 2 anos restantes do seu mandato?
Delmasso: "O que eu gostaria de deixar para os nossos leitores é que diante de tanta dificuldade e crises que estamos vivendo, precisamos ver essas crises como oportunidades para nossas vidas, não vamos olhar para o tamanho da nossa crise, mas vamos olhar para o tamanho do nosso potencial para que possamos enfrentar as crises. Eu acredito que se tivermos esse olhar vamos sair muito maiores do que entramos. Vamos todos tomar os cuidados necessários, não se aglomere e use máscaras. Se precisar sair e tocar em alguma coisa, tenha álcool em gel na bolsa ou no bolso e vamos cuidar da nossa vida, pois com vida e saúde nós conseguimos conquistar nossos sonhos."



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem