$type=grid$count=5$l=0$rm=0$a=0$cm=0$m=0$s=0

Cooperação entre municípios mostra resultados positivos na educação catarinense

Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia em 2020, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, apoiado diretamente p...



Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia em 2020, o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, apoiado diretamente pelo Instituto Positivo, concluiu as ações planejadas e levou formação para professores, coordenadores e gestores escolares, além de realizar campanha e unir ainda mais a comunidade escolar da região. Com ampla participação dos 21 municípios que fazem parte da Associação de Municípios da Grande Florianópolis - a Granfpolis, as ações de 2020 envolveram mais de 1 mil profissionais da Educação das redes municipais e se expandem para toda comunidade escolar.  

“A adequação das escolas e a preocupação com a aprendizagem dos alunos fez com que a comunidade escolar se unisse para conseguir resultados. Proporcionamos importantes momentos para troca de experiência e ideias, permitindo a melhor tomada de decisões em relação a algo nunca vivido nas unidades escolares. A união entre os municípios e a perseverança de fazer sempre o melhor é o que podemos destacar de 2020”, comenta a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto Positivo, Cristiane da Fonseca.

Um dos projetos de destaque foi a Jornada de Professores. Voltado para o fortalecimento dos docentes sobre o retorno das aulas presenciais, a iniciativa realizou encontros on-line para professores de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com exposições e reflexões sobre preocupações e angústias em relação à escolarização das crianças no contexto da pandemia. Foram 22 encontros com a participação de 300 professores de 18 municípios, e 94% dos participantes consideram positiva a proposta de trabalhar de forma colaborativa, em parceria com outros municípios. 

Já o projeto Gestores Escolares em Movimento, criado em 2018, teve adaptações, passando do presencial para o virtual. Os encontros tiveram a média de 350 gestores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais dos 21 municípios, dispostos a dialogar e trocar experiências. Foram 52 horas de formação, em 18 encontros on-line de duas horas cada, além de dois encontros presenciais de oito horas cada, que ocorreram antes do início da pandemia. Em junho foi implantado o comitê gestor do projeto Gestores Escolares em Movimento, formado por profissionais efetivos das secretarias de Educação dos municípios participantes, para a gestão e deliberação das demandas do projeto.

Um dos projetos que mais teve que se reinventar foi as soluções educacionais para alfabetização e correção de fluxo escolar: Se Liga e Acelera Brasil, metodologias criadas pelo Instituto Ayrton Senna e aplicadas na região pelos parceiros do ADE Granfpolis. O trabalho dedicado a alunos defasados nos estudos ganhou novo formato. Três municípios se destacaram por persistir no compromisso de aplicar as soluções das crianças com distorção idade x série, que ainda não tinha sido alfabetizadas: Tijucas, Paulo Lopes e Alfredo Wagner. Profissionais das redes foram incansáveis, pensando em alternativas, possibilidades, oportunidades que fossem possíveis para aproximar uns aos outros e continuar com acesso aos estudos. Ao todo, 70 crianças concluíram o ciclo das soluções educacionais e os professores passaram por 6 encontros de formação e troca de experiências.

O projeto “Vamos Fazer esta Conta Juntos?”, lançado em 2018, teve sua fase final em março de 2020. Ao lado da Associação de Municípios da Granfpolis, o Instituto Positivo realizou análise de dados e apresentou devolutivas presenciais e individuais, com recomendações e um caderno de indicadores para cada município. Vinte dos 21 municípios do ADE aderiram ao projeto e 16 deles concretizaram ações recomendadas para melhoria dos processos. 

Foi o caso do município de São Bonifácio, que conseguiu construir e aprovar a proposta do piso salarial do magistério local. Outro destaque é o município de Angelina que fortaleceu ainda mais a gestão pedagógica, desenvolvendo avaliações aos alunos, realizando devolutivas individuais aos professores, construindo um plano estratégico com base nas fragilidades identificadas e criando relatórios de feedback por turma.

O ADE Granfpolis também realizou uma campanha de incentivo às famílias para as atividades não presenciais, estimulando a continuidade do trabalho educacional em casa e reforçando a importância da escola estar mais próxima das famílias. Em parceria com a Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis, o Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (CoGemfri) e o Instituto Positivo, a ação atingiu mais de 94 mil estudantes das redes municipais de Educação da região da Granfpolis e suas famílias. 

A consultora técnica do Instituto Positivo e do ADE Granfpolis, Gilmara da Silva, ressalta que, assim como as escolas precisaram de um novo processo de adaptação, as famílias precisaram se adaptar com as crianças em casa. “A campanha veio fazer um pedido aos pais para que nos ajudem a manter o vínculo indispensável entre família e escola no processo de formação integral de crianças e adolescentes. Um dos aspectos mais importantes para manter o bem-estar das crianças é permitir que os estudantes continuem ativos nos processos de aprendizagem para que possamos minimizar os impactos do isolamento social com a suspensão das aulas presenciais”, destaca.

Foco na Covid 19

Para atender às demandas e fortalecer os gestores municipais frente às mudanças na Educação ocasionadas pela pandemia da Covid-19, foi criado o projeto Colaboração Ativa. Foram realizados sete encontros do projeto, que teve entre as principais pautas a reorganização dos calendários escolares; a realização de atividades pedagógicas não presenciais; legislação; orientações gerais para estruturar a rede de ensino para o período de suspensão de aulas; os posicionamentos do Conselho Nacional de Educação; e a definição pela construção do projeto Jornada de Professores. 

O que são os ADEs?

Os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo (IP) é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, que em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do sul do país. "No início deste trabalho, eram pouquíssimos os municípios que estavam organizados em Arranjos e, para compreender na prática como o mecanismo funcionava, o IP decidiu apoiar e facilitar a implantação do ADE Granfpolis", explica Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo. 

Para quem quiser saber mais sobre esse mecanismo de colaboração que, atualmente, direciona 14 grupos e envolve 243 municípios brasileiros em benefício da Educação, o Instituto Positivo disponibiliza gratuitamente o guia “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: caminhos para implantação e gestão”, um documento inédito a nível nacional que pode ser acessado gratuitamente no site do Instituto Positivo.


COMENTÁRIOS

Neoenergia
Nome

# Na Hora do Brasil,1680,#ESG,1,#Futuro,1,#governança,1,#GreenPlac,1,#Hetrin #Acreditação #Saúde,1,#Hetrin #Treinamento,1,#imed #saude #webinar #programadeeducaçãocontinuada,1,#meioambiente,1,#sobradinhoDF,2,1 ano,1,1000° Altas,1,20 de março,1,61 99807-2015 Zap da Redação,1948,Abad,1,Abril Verde,1,Ação social,5,Acidentes,1,ACLS,1,Acolhimento,5,Acreditação,2,Administração,1,Adolescentes,1,Aedes aegypti,2,Afetivo,1,Agendamentos,1,agro,3,álcool,1,alimentação saudável,5,Alimentos,1,Aline Sleutjes,2,Alta,2,Altas,118,Alzheimer,1,Ambulatório,5,Amendoim,1,Amor além do vidro,1,Amor cantado,19,ampliação,1,aneurisma,1,Aniversário,3,Aparecida de Goiânia,1,Aplicativos,1,Aprovação,1,Aprovado,1,Asas,1,Asma,1,asperbras,13,Asperbras.,1,Assessoria de imprensa,1,Assessoria e Comunicação,1,Assistência,1,Assistência social,2,atacadistas,1,atacarejo,2,Atendimento,5,atendimento médico,1,Atendimento psicológico,1,Atendimentos,4,Automobilismo,1,Automóveis,2,Avanços,1,AVC,1,Bactérias,1,Balança Comercial,1,Battle of Sotiras,1,Bebe,1,Bebê,1,beleza,1,bichinhos de estimação,1,Blockchain,1,Bolos,1,bonolat,3,bonolat enriquecido,1,bonolat zero lactose,1,brasi,1,brasil,526,Brasil Certo,50,Brasilia,51,Brasília,873,brb,2,Brigada de incêndio,1,cachorro,1,cadeirantes,1,Caesb,1,Caiado,1,Caipirinha,1,caldeira,1,calor,1,Câmara de Comércio Brasil-Canadá,1,Campanha,1,Campanha do Agasalho,1,Canadá,2,câncer,4,Câncer infantil,1,Capacidade produtiva,1,capacitação,4,capadr,1,Capital Projects Podcast,1,captação de órgãos,1,caravana do leite,1,Carnaval com sabor e saúde,1,carne suína,1,Carolina Pepitone,2,carreira,3,carro 0km,1,casa nova,1,Casamento,1,CCBC,2,Ceia de Natal,3,Ceilândia,1,Central de monitoramento,1,Centro Cirúrgico,2,Centro Obstétrico,1,Certificado,1,cesta básica,1,chikungunya,1,Chocolate da Chef,100,churrasco,2,chuva,1,chuvas,1,Cidades,689,Cinema,2,cirurgia,7,cirurgia de prótese,2,cirurgia ortopédica,2,Cirurgias,6,CLDF,2,CLT,1,CNC,1,Colaboradores,1,coletivo,1,Colorretal,1,combate ao câncer de próstata,1,Comércio Exterior,1,comida na mesa,1,Comidas,1,comper,3,Compliance,1,compras de mercado,4,Comunicação,1,Condomínios,166,conforto,1,congresso,1,Consultoria,1,Contador de histórias,1,Contratação,1,Contratações,1,Controlar,1,Controle,1,CoronaVac,1,coronavírus,102,Correção,1,corrupção,1,Covid-19,5,covid19,5,CPI dos Bingos,1,CRE,2,Creche,1,Creche Pingo de Ouro,1,Crescimento profissional,1,Criança,2,Crianças,3,Criptoativos,1,CTVA,1,Cuidar e Amparar,1,culinária saudável,2,Cultura,19,Cyro de Melo,6,DATASUS,1,Delegado Cristiomário,1,Delmasso,4,dengue,2,dependência,1,Deputada,1,Deputada do Agro,1,deputada federal,1,deputadadoagro,1,Deputado Castelo Branco,1,Detran-DF,114,Dezembro Laranja,1,Dia C,1,Dia da Cachaça,1,Dia da Cerveja,1,Dia das Mães,1,Dia do Café,1,Dia do Hambúrguer,1,Dia do Queijo,1,Dia do Suinocultor,1,Dia dos Namorados,1,Dia F,1,Dia Internacional das Mulheres,1,Dia Mundia da Osteoporose,1,Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez,1,diadobiscoito,1,Dicas,144,dinheiro,1,Disciplina para vencer,1,distribuidores,1,Distrito Federal,586,Diversão na pandemia,1,Doação,4,Doação de Sangue,2,Doença,1,Down,1,drogas,1,Ecco,2,Ecco 18 anos,1,Economia,283,Educação,337,Eleições 2022,4,Emocional,1,empreendedorismo,6,Emprego,2,Empregos,3,Empregos no DF,6,Empresário,2,Enfermagem,2,entorno,1,equipe de segurança,1,Equipe multidisciplinar,1,Escola,1,Espirito Santo,99,Esportes,3,Estágio,1,estética,1,Estudar no Exterior,1,Eventos,211,Exames,2,executivo,1,Família,3,Fantasias,1,Farmácia,1,FENACOM,1,Festa,1,festa de aniversário,2,FESTA JUNINA,2,Festas,1,Festival de Fraldas,1,Fevereiro,1,Fevereiro laranja,1,Fevereiro roxo,1,Fibromialgia,1,Filme,1,finanças,2,Fintechs,1,Fisioterapia,2,fístula broncopleural,1,Flávia Arruda,1,Fonoaudiologia,1,força,1,Formosa,6,fort atacadista,25,Fórum Mulheres na Política,1,Fred Mayrink,1,frio,1,frutas,1,Game,1,gastronomia,9,gato,1,GCN,1,Gêmeas,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestores,1,Glaustin da Fokus,2,Goias,53,Goiás,115,Gratidão,1,Gravações,1,greenplac,4,Gripe,2,grupo asperbras,1,Grupo Pereira,1,Guiga Peixoto,1,Hanseníase,1,HCN,36,HEF,18,HEL,40,HESLMB,15,Hetrin,10,Higienização,1,Hormônios,1,Hospitais,23,Hospital,8,Hospital Estadual de Formosa,11,Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos,1,Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano,12,HRL,31,humanização,1,HUTRIN,1,Ibaneis,1,Ilizarov,1,IMED,154,Importância,1,Inauguração,2,INCA,2,inclusão,1,Infraestrutura,1,Inovação,1,Internacional,6,Investimentos,2,IST,1,Izalci,1,Janeiro Branco,1,Janeiro Roxo,1,Jataí,1,JBS,1,Jornada,1,Jornalismo,1,Jornalista Paulo Melo,552,josé maurício caldeira,6,josé roberto colnaghi,4,Jovens,5,justiça,1,Juventude,2,kit escolar,1,Kit Higiene pessoal,1,lanche em casa,1,Laranja,1,ldo,1,Leandro Baccari,1,lei de diretrizes orçamentárias,1,leite bonolat,1,Leitos,3,Lesões,1,Leucemia,1,lide talks,1,liquidações,1,lista de compras,1,Lúpus,1,Luziânia,17,Maio Amarelo,1,Mãos,1,Marketing,1,marmitas,1,Maternidade,3,Mato Grosso do Sul,1,mdf greenplac,1,Medicação,1,Medicamentos,1,Medicina,2,Médicos,1,melhoriasc,1,mercado,1,mercado de trabalho,4,mercado para deficientes,1,Mercado Pet,1,Mês da Mulher,1,método russo,1,Microsoft,1,Milho,1,Minas Gerais,49,Ministério da Infraestrutura,1,modernos,1,mulher,1,mulher empreendedora,2,multiplan,2,Mundo,264,Musica,1,música,1,Musicoterapia,2,Mutirão,2,Na Hora,392,Na Hora do Brasil,3146,Nascimento,1,Natal,3,Natal em família,1,natal milionário,1,Naura Schneider,1,Negócios,54,Neonatal,2,neurocirurgia,1,news,659,noticias,1314,notícias,1094,Novembro Azul,2,Novidades,1,Novo procedimento,1,novos leitos,1,novos produtos bonolat,1,Ômicron,2,OMS,2,ONA,2,Opiniao,110,OPINIÃO,217,oportunidade,150,Orientação,1,Ortopedia,1,ossos,1,Outubro Rosa,2,Paciente,1,pacientes,2,Painel,1,pandemia,12,Papai Noel,1,Parceiro do Ano,1,Páscoa,1,PCD,1,Pediatria,2,Pediátrica,1,Pedido de casamento,1,Perfil,1,pessoas em situação de rua,1,pets em casa,1,Pfizer,1,PIB,1,Playtoearn,1,Podcast,1,Política,16,porco assado,1,Portal Na Hora do Brasil,1152,preço baixo,1,prematuro,1,Premiação,1,Prêmio,1,presente de Natal,1,Presidente Bolsonaro,1,Prevenção,3,Processo seletivo,1,Produção,1,Profissionais,2,programa FOCO NACIONAL,1,Projeto de Lei,1,Projetos de Capitais,1,promoção,1,promoção de aniversário,1,Promoção de fraldas,1,promoção de verão,1,promoções,3,pronto-socorro,1,Prontuário,1,Prosperi,2,protagonismo feminino,1,Psicologia,2,Psiquiatria,1,Quick Trade Facts,1,readequação de leitos,1,Recém-nascido,1,Recorde,3,recorde de atendimento,1,Recuperação,2,Reencontro,1,Reforma,1,Regionalização,1,regulação estadual,1,Reinaldo Azambuja,1,Responsabilidade,1,reunião,1,Rio de Janeiro,49,Robério Negreiros,2,Roupas,2,Roxo,1,salários,1,Saneamento básico,1,Sangue,1,São Luís,1,São Luís de Montes Belos,1,São Luís de Montes Belos atendimento médico,1,São Paulo,49,Saúde,171,Saúde Goiás,7,SBACV,1,Secretária,1,secretaria de saúde,2,Segurança,13,Segurança do Paciente,3,Sepse,1,SES,2,Sesc,1,Setembro Amarelo,2,shoppings centers,1,Silvania Dal Bosco,2,Silvicultura,1,Simpósios,1,sleutjes,1,Solidariedade,4,solteirice,1,Soraya Thronicke,1,Sorteio,3,sorteio de brindes,1,sorteio de carros,3,sorteio de prêmios,2,Startups,2,sucos refrescantes,1,sudoeste goiano,1,superação,1,SUS,3,Sustentabilidade,1,Tarcísio de Freitas,1,Teams Ideas,1,Tecnologia,10,Terapia,1,Terceira Idade,1,Thyago Gregório,1,Tireoide,1,token,1,tomografia,1,Torácica,2,Trabalho,6,trabalho para deficientes,1,Trânsito,1,transporte,1,Tratamento,1,Traumas,1,Triagem,1,Troco Solidário,2,Tuberculose,1,UCIN,1,Uniformização,1,Universidades,1,UPA,1,Uruaçu,5,UTI,15,Vacina,1,Vacinas,3,Vagas,3,vagas abertas,1,Vagas em Brasília,1,valorização pessoal,1,Vander Aloísio Giordano,2,vander giordano,1,Vanderlan,2,varejo,1,Varizes,1,Vencer na adversidade,1,Verão,1,vida em equilíbrio,1,vida saudável,2,Vídeos,1,Vidro,1,Vigilância,2,vigilância motorizada,1,violência sexual,1,Visitas,1,Vitamina D,1,Viver no Exterior,1,Voluntariado,1,WebAula,1,Weber Tobias,1,Webinar,7,www.nahoradobrasil.com.br,931,zika,1,
ltr
item
Na Hora do Brasil: Cooperação entre municípios mostra resultados positivos na educação catarinense
Cooperação entre municípios mostra resultados positivos na educação catarinense
https://1.bp.blogspot.com/-j9i9zsorDVU/YCwfKbmmBTI/AAAAAAAAClU/UG_A_Tn3pxMZT2eo1sqYmzUs0bCPIVfcACLcBGAsYHQ/s320/Encontro-1-online-19-696x391.png
https://1.bp.blogspot.com/-j9i9zsorDVU/YCwfKbmmBTI/AAAAAAAAClU/UG_A_Tn3pxMZT2eo1sqYmzUs0bCPIVfcACLcBGAsYHQ/s72-c/Encontro-1-online-19-696x391.png
Na Hora do Brasil
https://www.nahoradobrasil.com.br/2021/02/cooperacao-entre-municipios-mostra.html
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/
https://www.nahoradobrasil.com.br/2021/02/cooperacao-entre-municipios-mostra.html
true
7395722977831339503
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo