O maior reconhecimento é ver o orgulho do povo soteropolitano

Impossível recordar da Salvador de 2012 e não sentir a diferença. Foram oito anos de uma gestão que transformou a capital baiana. Agora, após dois mandatos muito bem sucedidos, o prefeito ACM Neto, que capitaneou essa gestão, finaliza uma administração que ficará marcada pelas realizações em todas as áreas e em todos os bairros da cidade


Foto: Rento Oliveira.

Poderia começar falando sobre as inúmeras obras realizadas e projetos estruturados por ACM Neto em Salvador, mas quero enfatizar que um dos maiores legados do prefeito para o povo da capital baiana é que ele devolveu a cidade às pessoas, levando cidadania para todos os cantos de Salvador, fazendo das ruas o seu melhor gabinete. E tudo isso foi feito com muito trabalho e muito empenho de uma equipe da qual fiz e faço parte, que acreditou no projeto de fazer de Salvador uma cidade cada vez melhor para o seu povo, honrando o seu protagonismo na história do Brasil e as suas imponentes belezas que lhe destacam mundo afora.

Antes de falar das conquistas, vale recordar que há oito anos, tínhamos uma cidade com problemas graves de infraestrutura e limpeza urbana e com serviços públicos de péssima qualidade. Estávamos a ler nos noticiários que a capital baiana estava entre as últimas posições em todas as áreas, na saúde, na educação, na gestão fiscal e, muito além disso, as pessoas não tinham orgulho de sua cidade. Passados esses oito anos, podemos olhar para trás e, hoje, afirmar com tranquilidade que ACM Neto resgatou a autoestima do povo de Salvador. E não só isso: com Neto, Salvador voltou a ser protagonista no Brasil e no mundo e essencialmente voltou a dar prioridade a sua gente, pois é o povo que faz a cidade se movimentar.

A transformação da cidade pode ser vista tanto a olho nú, quanto analisando os dados. Na Saúde, por exemplo, ACM Neto pegou a gestão com 18% de cobertura da atenção básica e entrega agora com quase 60%. Quando iniciou sua gestão, a capital tinha apenas uma UPA, agora tem 10. Na Educação, foram mais de 200 escolas reformadas ou reconstruídas. Com Neto, Salvador se acostumou a figurar entre as capitais que mais cresceram no IDEB no país. Ainda nessa área, o número de vagas em creches saltou de 17 mil para 54 mil, ou seja, em oito anos da gestão de ACM Neto, foram criadas mais vagas em creches do que em 80 anos desse a primeira unidade construída na capital.

A nossa bela orla, que estava abandonada, também passou por requalificação. Foram entregues 26 trechos de orla reurbanizados na cidade, e outros três estão em execução, totalizando mais de R$ 330 milhões investidos nessas obras. Sem falar no Subúrbio e em Cajazeiras, que também estavam esquecidos pelo poder público. Nestas regiões, tivemos investimentos históricos como a comunidade Guerreira Zeferina, o complexo educacional do Subúrbio 360, a Requalificação do Canal do Paraguai, a Requalificação da Suburbana, além das novas vias de Cajazeiras e os mercados municipais. E vale ressaltar ainda o projeto Mané Dendê do qual também tenho orgulho de ter colaborado. Temos hoje a felicidade de afirmar que mais de 70% dos investimentos da prefeitura foram destinados para as áreas mais carentes da cidade, beneficiando as pessoas que mais precisam.

Com uma gestão fiscal de excelência, e que se tornou um exemplo para o país, ACM Neto conseguiu fazer investimentos históricos nas mais diversas áreas. Alguns deles pude participar diretamente, quando fui Chefe de Gabinete do prefeito. Destaco aqui o Hospital Municipal, primeiro da história de Salvador, e a Comunidade Guerreira Zeferina, que foram construídos com recursos próprios da prefeitura. No Turismo, também com recursos próprios, a gestão de ACM Neto construiu um novo Centro de Convenções, preenchendo a lacuna deixada pelo antigo equipamento e recolocando Salvador no calendário de grandes eventos de turismo de negócios nacionais e internacionais.

ACM Neto entrega a Bruno Reis uma cidade muito melhor do que a que ele encontrou. Os avanços sólidos e consistentes e as políticas públicas deixadas por Neto serão cruciais para que essa transformação da capital continue. Salvador avançou muito nos últimos oito anos e continuará avançando nos próximos.

Peço desculpas se me alonguei muito falando de ações realizadas por ACM Neto, mas é de encher os olhos ver o quanto foi feito pela nossa capital nos últimos oito anos. Me orgulho de ter feito parte desse capítulo tão importante da história da primeira capital do Brasil. Aliás, acredito que esse sentimento de orgulho é compartilhado por todos aqueles que fizeram parte deste time liderado por ACM Neto. Me orgulho, ainda, de ter colaborado com esse projeto que transformou Salvador e que melhorou verdadeiramente a vida das pessoas. Em um cenário em que a política é tão atacada, ACM Neto dá exemplo de que é possível sim uma boa política fazer a diferença e ajudar aqueles que mais precisam. O legado deixado por ACM Neto em Salvador é reconhecido amplamente pelo seu povo, o que é confirmado nas pesquisas. É também reconhecido, com destaque merecido, em toda a Bahia e no Brasil.

Agora, como ele mesmo diz, nada de saudade. ACM Neto fecha sua gestão com chave de ouro e em breve certamente estará de volta para fazer a diferença para a Bahia e para o Brasil. Tenho certeza que aquele que ficou reconhecido por tantos anos como melhor prefeito do Brasil ainda irá colaborar muito com a Bahia e com o nosso país.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem