Um reforço para o turismo na Esplanada dos Ministérios



Além das tradicionais Catedral e Praça dos Três Poderes, letreiros do projeto Brasília Iluminada atraem visitantes para o centro da cidade


Daniela e André, com a pequena Isabel e Maria Fernanda: família escolheu a palavra "gratidão" para fazer um registro na Esplanada | Fotos: Acácio Pinheiro.

Esperança, fé, saúde, paz, amor, superação. Palavras que normalmente ecoam nos pedidos e nas resoluções de ano novo agora estão também materializadas em letreiros espalhados pela Esplanada dos Ministérios. A decoração faz parte do projeto Brasília Iluminada e atrai diariamente diversas pessoas, entre brasilienses e turistas, ao famoso boulevard da capital federal.

Neste domingo (27), nem o tempo nublado atrapalhou os planos das famílias que se deslocaram até o centro de Brasília para um programa diferente: turismo pelos painéis e letreiros montados na Esplanada dos Ministérios. Até quem é de Brasília se encantou com a decoração do Brasília Iluminada, principalmente com os letreiros e as grandes armações metálicas em formas de presentes, que colorem o local com cor e esperança.

A família Zuza Pereira Barretto, formada por André (36), Daniela (37), Maria Fernanda (8) e Isabel (1), aproveitou o início da tarde e escolheu a palavra "gratidão" para fazer fotografias com o Congresso Nacional ao fundo. André, que é coordenador pedagógico, aprovou a ornamentação que o GDF produziu para celebrar a virada de ano. "Depois de um 2020 tão difícil por causa da pandemia, é bonito ver a Esplanada assim, decorada e trazendo essas mensagens de esperança", afirma.

Daniela, que é servidora da Secretaria de Educação, também compartilha do mesmo sentimento: "Ficamos sabendo do projeto e quisemos trazer as nossas filhas hoje justamente para aproveitarmos um momento nosso em família que ficasse marcado de um jeito diferente, seja pelas fotos ou pelos sentimentos".

Além dos letreiros do Brasília Iluminada, a Esplanada dos Ministérios também conta com outros atrativos, esses sim muito conhecidos quando se pensa em turismo na capital: a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, o Museu Nacional da República Honestino Guimarães, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.

Localizado na Praça dos Três Poderes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) está funcionando todos os dias, das 9h às 18h. O único dia em que o CAT estará com horários diferentes de operação será a quinta-feira (31), das 9h às 14h. Na sexta (1º/1/2021), o espaço não vai abrir.

Devido às medidas de isolamento social impostas pela pandemia, o público deve manter o distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas, sendo também obrigatório o uso de máscaras pelos visitantes e colaboradores.

A decoração do Brasília Iluminada tem chamado a atenção de quem passa, principalmente com os letreiros e as grandes armações metálicas em formato de presentes, que embelezam o local com cor e esperança

Brasília Iluminada

O projeto, inédito na capital federal, compreende dez eixos, totalizando 415.770 m² de área implantada entre a Esplanada dos Ministérios e a Praça do Cruzeiro, além de atividades itinerantes pelas 33 regiões administrativas do DF. A programação, que prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música, vai até 17 de janeiro. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias de Economia, Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes) e Cultura e Economia Criativa (Secec).

"Brasília merece um presente como esse, de uma dimensão jamais vista em anos anteriores. Teremos nossa cidade bonita e iluminada para que as famílias possam aproveitar a magia do Natal e celebrar com seus entes queridos com essa mensagem de luz e esperança para 2021", ressalta o secretário de Economia, André Clemente.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou os esforços do governo para a construção do projeto. "A capital mais linda do mundo oferece para sua população essa experiência com todos os cuidados necessários. Em um ano tão difícil, temos o orgulho de ter transformado esse sonho em realidade", disse.

Confira, abaixo, o funcionamento dos serviços de turismo na Esplanada dos Ministérios.

Catedral de Brasília

> Visitação: terça a sexta, das 8h às 12h15; sábados, das 8h às 17h; domingos, das 9h às 11h30 e das 16h às 18h

Museu Nacional, Panteão da Pátria, Espaço Lúcio Costa e Museu Histórico de Brasília

> Visitação: sextas, sábados e domingos, das 9h às 15h

Congresso Nacional e Biblioteca Nacional

> fechados para visitação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem