Que tal uma ceia de Natal com o sabor do Nordeste?

Dizem que os melhores momentos da família são vividos na cozinha. Por lá, em meio às panelas e a louça para lavar, sempre tem alguém contando histórias enquanto a comida é preparada. E relembrar as superações, aprendizados e dificuldades vencidas com bom humor é um prato cheio para o brasileiro, principalmente num ano como 2020. 

Uma pesquisa feita pela Hibou em parceria com Score Group mostra que 52% dos brasileiros mudaram os planos para este fim de ano por conta da pandemia. Com isso, 48% dos brasileiros não irão mais viajar e 48% não devem comemorar em bares e restaurantes. Para o Natal, 79% das famílias devem ficar em casa.

Sendo assim, ceia do Natal 2020 merece um tom especial para ser celebrada com as pessoas amadas. Parte importante das festas de fim de ano passa pela preparação de pratos natalinos. 

E cada região do Brasil possui um cardápio regional para essa ceia. Ainda que o peru seja um clássico, outros pratos típicos festivos entram na mesa. 

Em Brasília, um recanto arretado fora do Nordeste, a cultura e os temperos nordestinos são uma boa pedida para fazer uma ceia de Natal saborosa e econômica. O Fort Atacadista separou três receitas de pratos típicos nordestinos, para uma ceia com muito sabor e identidade. Vale a pena anotar os ingredientes e já providenciar os itens principais das receitas, longe de aglomerações.  Atenção, se ficar com água na boca com as receitas, chame a família e mãos à obra, ops, mãos à ceia!

CABRITO À MODA DO SÃO FRANCISCO

Ingredientes para marinar

1 perna de cabrito de 2 kg

3 cebolas roxas

2 cabeças de alho

1 colher (café) de cominho em grão

1 colher (café) de coentro em grão

3 folhas de louro

Meia taça de vinho tinto seco

Sal e pimenta a gosto

Ingredientes para o molho

1 litro de caldo de carne

Líquido da marinada coado

3 colheres de sopa de mel

50 g de manteiga

Sal e pimenta a gosto

Preparo

Misture os ingredientes para a marinada com a carne, coloque tudo em um recipiente coberto e deixe-os descansar na geladeira por uma noite. No dia seguinte, com o forno a 150º C, asse a perna de cabrito. Para um melhor resultado, feche a assadeira com papel alumínio. O tempo pode variar de acordo com o forno e o tamanho da perna, mas em geral pede-se quatro horas de cozimento.

Após esse tempo, retire a paleta e reserve-a, ainda coberta, mantendo a peça ainda na panela. Nesse meio tempo, faça o molho. Reduza o caldo de carne e o líquido da marinada a 25% do volume original. Tempere com mel, manteiga, sal e pimenta. Em seguida, aqueça o forno ao máximo e pincele a paleta com um pouco desta mistura. Volte a peça ao forno e deixe-a por lá até dourar. Por fim, deixe a paleta descansar alguns minutos antes de servi-la fatiada.

CUSCUZ DE MILHO


Ingredientes

500 g de farinha de milho para cuscuz cozido

50 g de manteiga-de-garrafa

100 g de toucinho defumado

100 g de jerimum em cubos

50 g de cebola roxa em cubos

50 g de pimenta cambuci

100 g de tomate em cubos

Sal, pimenta, coentro e cebolinha a gosto

Meia xícara de chá de água

Duas colheres de sopa de manteiga

Preparo

Refogue o toucinho na manteiga e junte a cebola e o jerimum, cozinhando-os por alguns minutos. Acrescente a pimenta cambuci e o tomate, refogando-os por mais um minuto. Retire-os do fogo, reservando essa mistura.

Agora, vamos ao cuscuz. Em uma tigela, misture a farinha de milho com sal. Regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer a farinha. A textura deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe hidratar por 10 minutos. Preencha o fundo de uma cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha hidratada para o cesto, sem compactar.

Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe a temperatura e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, até o cuscuz ficar macio. Desligue o fogo e puxe a haste central da cuscuzeira para tirar o prato. Transfira tudo para uma tigela e desfaça o cuscuz em pedaços, com um garfo.

Depois, em tigela pequena, misture a manteiga com um quarto de xícara de chá da água fervente da cuscuzeira. Mexa com uma colher até derreter pelo menos a metade da manteiga, que terminará de derreter com o calor do cuscuz. Coloque esse líquido sobre o cuscuz e misture com o garfo. Em seguida, acrescente tudo o que foi preparado anteriormente e tempere com coentro e cebolinha.

PUDIM DE TAPIOCA COM CALDA DE COCO QUEIMADO

Ingredientes para o pudim

75 g de tapioca granulada

375 ml de creme de leite fresco

200 ml de leite de coco

100 ml de leite

1 lata de leite condensado

2 ovos

2 gemas

500 g de coco fresco

Ingredientes para calda da forma

200 g de açúcar

80 ml de água

Ingredientes para calda de coco queimado

500 g de açúcar

150 ml de leite coco

100 ml de água

3 anis-estrelado

Preparo

Hidrate a tapioca com o creme fresco e o leite de coco por duas horas e reserve a mistura. Faça um caramelo em uma panela utilizando açúcar derretido e água. Depois, espalhe o creme em uma forma apropriada para pudim e reserve. Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e juntando anis, água e leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso.

Para o crocante, espalhe coco ralado em uma assadeira e asse em forno baixo, mexendo constantemente até dourar. Misture ovos, gemas, leite e leite condensado. Mexa bem, coe em uma peneira fina e junte à tapioca hidratada. Coloque a mistura em uma forma caramelada e asse em banho-maria a aproximadamente 150ºC, por 40 minutos ou até firmar. Resfrie o pudim e sirva com a calda quente e o crocante de coco.

Onde encontrar - Na rede Fort Atacadista, que possui três lojas no DF, o cliente pode aproveitar as ofertas exclusivas com o Cartão Vuon, além de encontrar os itens para as festas de fim de ano com preços excelentes. Em Brasília, as lojas do Fort Atacadista estão nos seguintes endereços:

Sol Nascente | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N

Taguatinga| DF | Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte

Ceilândia| DF | CNN 1 S/N | Centro




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem