Paciente de Covid-19 se recupera depois de ficar 56 dias entubado no HRF

A pandemia do novo coronavírus trouxe lições que transcenderam o raciocínio lógico da nossa sociedade. O que a medicina descobriu nos últimos meses acerca do contágio, das precauções e do tratamento foram essenciais para salvar milhares de vidas. Todos os dias médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos e outros profissionais unem seus esforços para curar, amenizar a dor e trazer conforto aos pacientes acometidos pela Covid-19.

Felizmente, uma dessas equipes faz parte do quadro de colaboradores do Hospital Regional de Formosa (HRF) que participou ativamente da recuperação e alta do paciente Francisco Xavier da Cruz, de 63 anos. O morador de Formosa foi internado na unidade, no dia 11 de setembro, após diagnóstico positivo para Covid-19.

Três dias depois o quadro se agravou e o paciente apresentou febre, tosse, falta de ar e foi entubado pela equipe médica do hospital na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O acolhimento e a dedicação incansável da enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Jéssica Santos, e do assistente social, Giliard Barbosa de Jesus, fizeram toda a diferença para a tomada de decisão da família em manter o paciente internado no HRF e acreditar na recuperação.

“Eu estava bem preocupada e eles conversaram comigo e com os outros familiares. Eles pediram para que confiássemos no trabalho do hospital e foi a melhor coisa que fizemos”, declarou Bruna Xavier, filha de Francisco.

Após 56 dias de internação em um dos leitos da Ala Covid-19, na UTI destinada às vítimas do coronavírus, Francisco teve alta. Na última quinta-feira (5), o paciente deixou o Hospital Regional de Formosa completamente curado debaixo de aplausos e balões dos profissionais que o cuidaram. Na parte externa do hospital, familiares e amigos preparam uma linda recepção com direito a carro de som, lágrimas e muitos agradecimentos.

“Queria falar para as famílias que estão passando por essa situação que acreditem e tenham fé! Acreditem nos médicos que Deus capacitou para cuidar dos nossos familiares”, destacou Kátia Abadia da Silva, sobrinha de Francisco. 

Sobre o HRF

 

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.


As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

____________________________________

 

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

 

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br  

Dario Vasconcelos (11) 95761-7712 – dario@ecco.inf.br

Carol Castro (61) 98320-1718 – carolina@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem