Tribunal de Contas é iluminado para a conscientização sobre a Esclerose Múltipla

No Brasil, há cerca de 35 mil pessoas com esclerose múltipla

Foto: Renato Lima.

O mês de agosto é marcado pela cor laranja da campanha de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla. Por isso, o vice-presidente da Câmara Legislativa deputado Delmasso pediu para a Presidente do Tribunal de Contas, Anilcéia Machado para iluminar o Tribunal em apoio à campanha.

O ofício 280/2020 destaca que agosto foi o mês escolhido para lembrar dos desafios do diagnóstico e tratamento da Esclerose Múltipla. O dia 30 deste mês é o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla.

Delmasso é autor do projeto de Lei 695/2019 que altera a Lei 2.705/2001 que dispõe sobre as atividades de atenção integral às pessoas portadoras de Esclerose Múltipla e garantia de tratamento adequado pelo Sistema Unicode Saúde do Distrito Federal (SUS/DF). A proposta vai atualizar e complementar a lei já existente para garantir os direitos das pessoas com esclerose múltipla.

Sobre a esclerose múltipla

Atualmente cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo tem esclerose múltipla, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, há 35 mil portadores e mais de 13 mil em tratamento, de acordo com o DATASUS.

A esclerose múltipla (EM) é uma doença inflamatória crônica, provavelmente autoimune. Por motivos genéticos ou ambientais o sistema imunológico começa a agredir a bainha de mielina (camada de gordura que envolve as fibras nervosas na substância branca do cérebro e na medula espinhal), comprometendo a função do sistema nervoso (cérebro e medula) ao atingir diversas funções ligadas ao trânsito de informações dos neurônios para o resto do corpo.
Postagem Anterior Próxima Postagem