Terceiro Setor em tempos de pandemia: Quais os maiores desafios?

A pandemia do novo coronavírus trouxe à tona a importância do cuidado com o outro. E se por um lado a preocupação com os mais próximos aumentou, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) - antes conhecidas por Organizações não Governamentais (ONGs) - têm sofrido grande impacto com o isolamento social



De acordo com o estudo “Impacto da Covid 19 nas OCS brasileiras: da resposta imediata à resiliência”, o Terceiro Setor vai ser afetado direta e indiretamente pela pandemia, a curto, médio e longo prazo. Entre as 1.760 organizações respondentes da pesquisa, 73% afirmaram que foram enfraquecidas no atual cenário, principalmente, aquelas que trabalham com cultura e recreação. 

Apesar de a grande maioria (87%) ter sido impactada pela chegada da nova doença ao país e suas consequências, essas organizações protagonizam um grande movimento para atender e apoiar diretamente as populações afetadas pela Covid-19: 50% estão distribuindo alimentos e/ou produtos de higiene para públicos que já eram atendidos, 44% adaptaram suas atividades para o modo online, 37% estão desenvolvendo ações de prevenção e conscientização sobre o coronavírus, entre outras ações que envolvem apoio financeiro ou de materiais para o sistema de saúde público (3%).

O assunto, que tem impacto direto na vida de milhões de pessoas, vai ser tema de debate da próxima edição do projeto PTexto Apresenta, “Os desafios do Terceiro Setor na pandemia”, que pode ser acessado através do canal da Agência no YouTube www.youtube.com.br/profissionaisdotexto

A live vai abordar aspectos econômicos, sociais e culturais do Terceiro Setor, além das perspectivas pós-pandemia. Inovação social como forma de solução eficiente também será outro aspecto debatido pelos convidados. 

Conheça os participantes: 

Fábio Deboni - Gerente Executivo do Instituto Sabin 

Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela USP. É gerente-executivo do Instituto Sabin desde fevereiro de 2011 e membro do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto. É entusiasta do tema ‘inovação social’, escritor de diversos artigos e lançou seu terceiro livro em 2019 - Impacto na Encruzilhada – disponível gratuitamente em seu blog: https://fabiodeboni.com.br/

Fernanda Scalzavara - Coordenadora do curso de graduação em Serviço Social do IESB

Assistente social e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília, professora e coordenadora do curso de graduação em Serviço Social e supervisora de projetos de extensão do Centro Universitário - Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB. Tem experiência em formulação, gestão, execução e avaliação de projetos e políticas sociais em diversas áreas.

Roberta Abreu - Coordenadora do Instituto Bancorbrás

Assistente Social e coordenadora do Instituto Bancorbrás. Especialista em Coaching e Liderança e Gestão Social pela Unieuro e Bacharel em Serviço Social pela PUC-RIO. Mais de 16 anos de experiência em Responsabilidade Social Empresarial - RSE; Investimento Social Privado; Gerenciamento de Projetos Sociais; Voluntariado e Terceiro Setor. Atualmente, está à frente do Instituto Bancorbrás na área de Responsabilidade Social Corporativa.
Postagem Anterior Próxima Postagem